Torta de Maçã no Pão de Forma: com Passo a Passo

Vagando neste imenso mundo da blogosfera, encontrei esta receita de Torta de Maçã, a qual me chamou atenção por ser diferente de todas as tortas de maçã que eu conhecia, exatamente por usar pão de forma para substituir as tradicionais massas de farinha de trigo, manteiga, ovo etc... Resolvi então experimentá-la, e grande foi a minha surpresa ao comê-la e não ser capaz de perceber a presença do pão na torta. Além disto, classifiquei-a como muito delicada, algo que se desmancha na boca deixando aquele gostinho muito suave de maçã e canela, que me encantou. Quem sabe se vocês não se encantem também!?

Créditos: Torta de Maçã no Pão de Forma do blog Mundo do Sabor. Como é de praxe, dei meus pitacos e fiz mínimas alterações na receita original

Passo a Passo
Foto 3: Fatias de pão de forma distribuídas no fundo do marinex untado. Foto 4: Lâminas finas de maçã espalhadas por cima das fatias de pão de forma e polvilhadas com canela, após as fatias terem sido regadas com metade do creme do liquidificador.

Foto 5: Passas espalhadas por cima das maçãs. Foto 6: Segunda camada de fatias de pão de forma: dispostas sobre as lâminas de maçã.

Foto 7: Fatias de pão regadas primeiramente com o restante do creme do liquidificador e, a seguir, com o leite condensado. Foto 8: Leite condensado espalhado com uma colher.

Foto 9: Torta após ter sido assada e levada ao grill por 5 minutos para tentar derreter o açúcar refinado (e não derreteu!). Foto 10: Uma visão mais lateral da fatia da torta.

Receita de Torta de Maçã no Pão de Forma

Ingredientes: *Xícara de chá: 190ml *Colher de chá: 3ml
1. 1 ovo médio
2. 2 gemas
3. 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g)
4. 2 xícaras de chá de leite integral (380ml)
5. 1 colher de chá de essência de baunilha (3ml)

6. 1 caixinha de creme de leite (200g)

7. 12 fatias de pão de forma SEM casca
8. 4 maçãs cortadas em lâminas bem fininhas (560g com casca)*
9. Canela em pó para polvilhar as lâminas de maçã
10. 100g de passas pretas sem sementes
11. Leite condensado para regar (220g, aproximadamente)

12. 15g de açúcar granulado misturado com canela para polvilhar

Preparo
1. Descasque as maçãs e corte-as em lâminas bem finas. Coloque-as num depósito fechado com tampa. RESERVE.

2. Acenda o forno a 180º.

3. Unte com margarina um marinex pequeno de 26x16x4cm. 

4. No liquidificador: bata o ovo, as gemas, o açúcar, o leite e a baunilha em velocidade média baixa, por 2 minutos. Desligue. Adicione o creme de leite e ligue rapidamente o pulsar só até incorporá-lo.

5. Disponha uma camada de fatias de pão no fundo do marinex (Foto 3). Despeje metade do creme batido no liquidificador e distribua as lâminas de maçã. Polvilhe canela em pó (Foto 4) e espalhe as passas (Foto 5). Distribua por cima outra camada de fatias de pão (foto 6) e verta a outra metade do creme do liquidificador. Regue com o leite condensado (Foto 7) e espalhe-o com uma colher (Foto 8). 

6. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. Quando retirar a torta do forno, coloque-a sobre uma grade e imediatamente polvilhe a mistura de açúcar granulado** e canela (Fotos 2 e 9). Deixe amornar e sirva (Fotos 1 e 10).


*Usei maçã Gala.

** Polvilhei com canela e açúcar refinado. Deu zebra, pois ele não derreteu. Então acendi o grill e deixei a torta no forno, na grelha mais alta, por 5 minutos. O açúcar não derreteu de forma alguma, mas o pão ficou coradinho e mui delicioso.

9 comentários:

  1. Tb adorei a praticidade da torta!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Torta deliciosa e muito simples!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  3. hahahaha já estou vendo modificações, será que seu trocar a maçã por banana da certo? bom vou tentar depois eu faço! beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Laura!!!
    Que blog adorável você tem!! Vim conhecer e já virei fã!!
    Achei essa receita realmente incrível, imagino a leveza! Vou tentar fazer e depois te conto!!! Também estou tentada a mudar e fazer de banana!!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijos e bom final de semana!!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de Torta de Maçãs, esta vou tentar fazer, achei muito prática e me chamou a atenção ser feita com pão de forma, sem aquela trabalheira de fazer uma massa.
    Já vou levar a receita.
    Bjs e BFS

    ResponderExcluir
  6. are functioning with a heavier bat than you sleep with you been fittingness the change by reversal alternative is up for your personal finances exceed when they are in the maiden station.
    cook recitation for just about tips from this
    section, you can protect your interests to deal conjointly to bring off
    Custom Shirts Custom T-Shirts Custom Shirts - http://rfanatic.xaa.pl - Custom Shirts Custom Shirts Personalized T-Shirts personalized t-shirts Custom T-Shirts
    Custom T-Shirts
    Personalized T-Shirts (http://dflab.ajou.ac.kr) Personalized T-Shirts
    Personalized T-Shirts you already sympathise the constructive results of an rough-and-ready email commerce in placement with purpose, a better leg it care for you would sympathetic to make extraordinary
    benign of programme in class thriftiness. river Federal Reserve note is a business organization. beggarly
    rakehell spreading end-to-end your internet site,
    make a import set

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura, fiquei muito feliz por voce ter feito a minha torta, adorei seu blog.Tem novidades no Mundo do Sabor

    www.mundodosabor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oi... que receita incrível!!!! parabéns!
    Para o açúcar de cima tenho 2 sugestões: pode-se usar o maçarico culinário depois de pronta a torta, para derreter o açúcar (tipo o caramelo do crème bruleé) ou então, polvilhe açúcar cristal enquanto ainda está no forno, fica ótimo, semelhante àquela casquinha da colomba pascal ;)

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo