Salada Russa

Vou mudar o nome desta salada. Afinal, é a minha predileta. Deveria chamar-se Salada Laura Lucia. Que acha? Pretensão demais, não é?
Bem, estou de brincadeira. A realidade é que a considero deliciosíssima – nem sei se existe tal superlativo! Mas resolvi fazer como o agregado, personagem do livro Dom Casmurro, que abusava de superlativos por falta de idéias. E é justamente isto que me falta agora: palavras que expressem o sabor maravilhoso desta saladinha. Veja se estou exagerando, mas só após experimentar, ok?

Era um prato para dia de festa, lá na nossa casa. E a decoração com rosas de tomates e galhinhos verdes estava sempre presente, dando-lhe um bonito visual, que enchia a boca d’água só de olhar. Mas, passemos ao principal: La Receta.
Ingredientes
1. 1,2kg de batata inglesa
2. 2 latas de atum sólido amassado com garfo
3. 2 latas de milho verde escorrida a água
4. 8 salsichas de peru cortadas em cubinhos (uso Sadia)
5. 2 colheres de sopa de salsa picada (opcional) (não usei)
6. 1 vidro de 500g de palmito cortado em cubinhos
7. 400g de maionese (uso Hellmann’s)

Preparo
1. Descasque as batatas e corte-as em cubinhos. Cozinhe em água com sal, mas não deixe cozinhar muito. Bastam 6 minutos de fervura. Escorra imediatamente e deixe amornar.

2. Ponha numa tigela grande metade da batata. Acrescente metade da maionese e o atum; misture com delicadeza. Ponha os ingredientes 3 a 6 e o restante da batata e da maionese. Misture delicadamente.

3. Coloque numa travessa redonda ou oval, ao seu gosto, forrada com alface crespa. Alise a superfície com as costas de uma colher de sopa. Decore com duas *flores de tomate, colocando-as no centro da salada; acrescente galhinhos de salsa. Ponha algumas azeitonas pretas sobre a alface crespa. Já Pode deliciar-se.

Rendimento: 10 porções generosas. Se preferir, você pode fazer meia receita, usando 1 vidro de palmito pequeno (300g) e uma maionese pequena (250g) menos 1 colher de sopa, e pondo metade da quantidade dos outros ingredientes.

Dica 1: No lugar da alface e azeitonas pretas, você pode contornar a base da salada com beterraba cozida cortada em cubinhos ou cenoura crua ralada em tirinhas.

*Dica 2: Veja no Panelinha um vídeo que mostra como se faz uma bela flor de tomate. Eu fazia flor de tomate de modo parecido, mas não ficava tão linda como essa do vídeo. Não pense que sou expert neste tipo de flor. Foi a primeira vez que fiz, baseando-me somente no vídeo. Comprei 6 tomates, com medo de errar. Mas só perdi um para fazer duas flores. Então você também vai conseguir.
Alguém disse que fracasso não é errar. Fracasso é não tentar fazer nunca. Vá em frente e faça as suas flores. Use uma faquinha de gume liso e bem amolada; este é o segredo. Boa sorte!

4 comentários:

  1. Vamos ao coamentário para a salada "Laura Lucia".
    Adorei e gostei e amei!
    Gostei muito de passear pelo teu blog, só coisa boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mariza,
    Deixa-me feliz saber que você gostou do blog. Obrigada pelos elogios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro salada Laura Lucia tambem. rs
    E que lindo que ficou o prato... da vontade de sentar e comer...
    vou ter que fazer no findi.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Déia,
    Acho delicioso o fato de você ter gostado do visual da salada.
    Experimente. Você vai amar!
    Bjs

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo