Torta Mousse de Limão e Chocolate

Plagiando a célebre frase de Júlio César, digo que eu “Vi, vim e fui vencida”. Completamente vencida pelo desejo irresistível de saborear esta torta, assim que pus os olhos nela. Limão e chocolate, puxa vida, é um pecado total!!!

Vi a receita na casa da mamãe, sexta-feira passada, e enquanto não a fiz, não sosseguei. E aí está a dita: bela e gostosa.

Créditos: revista Tortas da Ana Maria Braga, ed. 437, nº680, p.11.
Fiz algumas alterações na receita original.

Ingredientes
Massa
(Coloquei massa só no fundo da forma, mas ficou feia a lateral da torta)
. 1 pacote pequeno de biscoito maisena (200g)
. 100g de margarina
. 4 colheres de sopa de leite

Recheio de chocolate (reduzi as quantidades)
1. 300g de chocolate ao leite picado (eram 500g)
2. 1 colher de sobremesa rasa de manteiga
3. 1 caixa de creme de leite (200g)
4. 1 colher de sopa cheia de Nutella (40g)

Mousse de limão
1. 1 lata de leite condensado
2. ½ xícara de chá de suco de limão coado (100ml)
3. 1 lata de creme de leite SEM soro
4. 1 envelope de gelatina em pó sem sabor, de 12g (era ½ envelope)
5. 5 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina

Decoração
. Raspas finas da casca de 4 limões (usei ralador japonês)
. 4 rodelas fininhas de limão
. 1 rodela pequena da ponta de um limão

Preparo
Massa
1. Ligue o forno a 250º.

2. Triture os biscoitos no liquidificador até obter uma farofa fina. Transfira para uma tigela.

3. Derreta ligeiramente a margarina e despeje por cima do biscoito triturado. Junte o leite. Misture inicialmente com uma colher e depois com as mãos, até obter uma massa que dê para espalhar na forma.

4. Com as mãos, forre com essa massa o fundo e as laterais de uma forma redonda de 24cm de fundo falso. Faça alguns furos na massa com um garfo de sobremesa, para sair as bolhas de ar e ela não estufar.
5. Leve ao forno por 12 minutos até começar a corar nas bordas. Retire e ponha para esfriar sobre uma grade. RESERVE.

Recheio de chocolate
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas por 2 minutos na potência alta; acrescente um a um a manteiga, a Nutella e por último o creme de leite. Misture bem. Passe no liquidificador para desmanchar as bolotas de chocolate.

Espere esfriar e verta sobre a massa. Leve ao congelador por 15 minutos para endurecer um pouco o chocolate. Com uma colher de sopa faça um sulco a 1,5-2cm da borda contornando toda a torta. Faça outro sulco no centro. Finalidade dos sulcos: quando cortar a torta, o chocolate vai ficar ondulado, com partes mais altas e outras mais baixas. Leve ao congelador por mais 5 minutos até endurecer. Se preferir, deixe o chocolate nivelado e parta direto para fazer a mousse.

Mousse de limão
1. Hidrate a gelatina com a água. Mexa bem e dissolva em fogo baixo sem deixar ferver ou leve ao microondas por 15 segundos.

2. No liquidificador: ponha o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite SEM soro e a gelatina dissolvida. Bata bem e despeje sobre o chocolate. Dê uma viradinha de um lado para outro na forma para espalhar a mousse. Alise a superfície delicadamente com uma espátula pão-duro. Leve à geladeira por 10 horas ou de um dia para o outro. Retire o aro lateral e ponha no prato de servir com ajuda de uma espátula de confeiteiro ou de uma faca grande de cortar carne, e faça a decoração.

Decoração (foto 1): polvilhe a torta com raspas de limão formando um triângulo de cada lado, com as pontas no centro e as bases na borda. Para enrolar as rodelas de limão, dê um corte do centro à borda na metade inferior, cortando todo o centro. Puxe para frente com a mão direita, o lado direito do corte, e, ao mesmo tempo, com a mão esquerda dobre para trás o lado esquerdo do corte, formando um “S”. Arrume as rodelas no centro da torta formando uma flor de quatro pétalas e ponha a rodelinha da ponta do limão no meio. Só isto!

Dica: 1) para fazer facilmente as raspas de limão, envolva todo o ralador com filme de PVC. Quando terminar de ralar, use uma escovinha ou remova o PVC e dê uma sacudida para tirar as raspas de limão pregadas e aproveitá-las. O ralador fica limpo e você não perde nenhuma raspa.

8 comentários:

  1. MAGNIFICA ESSA TORTA, NUNCA TINHA VISTO ESSA COMBINAÇÃO DO CHOCOLATE COM O LIMÃO, MAIS DEVE FICAR UMA DELICIA. BEIJINHOS, ESTOU TE LINKANDO E QUANDO PUDER ME VISITE TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  2. Suely,
    Ótimo você achar interessante a combinação desta torta. Realmente é mui saborosa. Obrigada por linkar-me.
    Logo mais vou visitá-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Me deixou com água na boca, como eu gostaria dessa fatia...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. Lú,
    Reamente é de dar água na boca.É um contraste muito gostoso, este de limão e chocolate.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oiiii adorei seu blog estarei sempre acompanhando aproveita e faz uma visitinha pra conhecer meu blog http://amoressencialnaculinaria.blogspot.com/ bjus lu

    ResponderExcluir
  6. Luciana,
    Obrigada por ter gostado do blog.
    Já vi seu blog e achei-o excelente. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina estou há horas no seu blog...apaixonante. Deus continue te abençoando para que vc possa nos abençoar. Obrigada. FABIANA

    ResponderExcluir
  8. Tem um aspecto delicioso, só tenho uma questão a fazer, o que é creme de leite? Aqui por Portugal, não é comum usarmos essa expressão, serão natas de leite?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo