Brioche Trançado Sensacional: Sovado na MFP

Um brioche extremamente simples e fácil de fazer, contudo, uma delícia ímpar. Ainda mais com a moleza de sovar na MFP... Teste e me conte depois, está bem?

Créditos: Receita de Brioche Tressee do Cuisinons en Couleurs.




Brioche Trançado Sensacional: Sovado na MFP

Ingredientes *Colher de chá: 3ml  *Colher caseira de sopa: 15ml 

1. 250g de leite em temperatura ambiente 
2. 60g de ovo (1 ovo de 67-68g, pesado com casca)  
3. 5 colheres de sopa rasas de açúcar (36g)
4. 1 colher de chá rasa de sal (2g)
5. 500 g de farinha de trigo Finna (12% de proteína)
6. 7g de fermento biológico instantâneo (usei Fleischmann)

7. 70g de manteiga em temperatura ambiente (usei Maranguape) 

Para Pincelar
• 1 gema ligeiramente batida

Preparo
1. Coloque na cuba da MFP os ingredientes 1 a 6 e encaixe-a. Marque 5 minutos num timer, selecione o programa PÃO SANDUICHE, ligue imediatamente o programa PÃO SANDUICHE e o timer.

2. Quando o timer alarmar aos 5 minutos, deve-se ter obtido uma bola de massa razoavelmente bem feita. DESLIGUE a TOMADA da MFP, puxando-a, remova a massa e abra-a com as mãos sobre um prato grande de jantar de uns 27cm de diâmetro. Espalhe a manteiga, deixando-a longe das bordas uns 3cm. Enrole como rocambole, aperte as extremidades com os dedos e enrole novamente no sentido do comprimento, iniciando por uma das extremidades, formando um rolo, tipo serpentina. Marque 3 minutos no timer. Recoloque a massa na cuba da MFP, ligue a tomada da MFP e imediatamente o timer. Usando uma espátula de silicone, ajude a massa a agregar a manteiga, raspando a manteiga que fica aderida às paredes da cuba e, a seguir, levando-a até a massa. Quando o timer alarmar aos 3 minutos, DESLIGUE a TOMADA da MFP, remova a massa e inverta-a, virando para baixo a parte de cima (ou superior).

3. Marque, então, 5 minutos no timer. Recoloque a massa na MFP, ligue a tomada da MFP e imediatamente o timer. Continue ajudando a manteiga a ser completamente agregada à massa com auxílio da espátula de silicone. 
Quando o timer alarmar aos 5 minutos, o ponto de véu será obtido (o ponto de véu foi obtido aos 13 minutos de 1ª MISTURA ). DESLIGUE novamente a TOMADA da MFP, remova a massa, coloque-a no prato que foi usado para abri-la, e cubra-a com um plástico. LIGUE novamente a TOMADA da MFP e aguarde terminar os 2 últimos minutos de sova, então, DESLIGUE a TOMADA mais uma vez, recoloque a massa na cuba, LIGUE a TOMADA e deixe processar os 40 minutos de crescimento com calor brando.

4. Quando terminar a sova de 5 minutos, a qual acontece após o descanso de 40 minutos no calor brando, e que tem por função para desgaseificar a massa, desligue, então, a MFP no botão ligar/desligar até a luz vermelha se apagar.

5. Transfira a massa para bancada e divida-a em três bolas de pesos iguais. Role as bolas na bancada formando rolinhos de uns 35-40cm** de comprimento cada (cubra com plástico as massas que não estiverem sendo trabalhadas). Una os três rolinhos de massa numa das extremidades e faça uma trança. Feche a outra extremidade, unindo a massa dos três rolinhos. Dobre as duas extremidades para baixo e transfira a trança para uma forma de pão de 23x13x7cm (usei de teflon, da Wilton). Se não for de teflon, unte-a com margarina e polvilhe-a com farinha de trigo.

Pincele a parte superior da trança com a gema ligeiramente batida e deixe-a crescer em local sem vento até quase dobrar de volume***. Eu coloquei duas tigelas retangulares altas nas extremidades da forma e cobri com plástico (o mesmo que usei anteriormente).

6. Asse por uns 25-30 minutos em forno pré-aquecido a 190-200º. Desenforme, aguarde amornar e sirva. Um verdadeiro esplendor! Experimente!


*Da próxima vez, vou usar só 5g de fermento para aumentar o tempo de fermentação (crescimento), que foi muito rápido.

** Como a autora da receita recomendou fazer longos cordões de massa, fiz os 3 rolinhos com quase 50cm cada. Quando trancei, a trança ficou muito grande e tive que apertar as pontas para caber na forma de pão, o que resultou em extremidades mais altas e parte central mais baixa. 

*** Não deu para marcar precisamente o tempo de crescimento. Era início de dezembro e o calor estava insuportável, consequentemente a massa cresceu rápido demais.

DICA: Teste antes a sua panificadora para saber se ela tem memória, isto é, se DESLIGANDO-SE a MFP na tomada, ao religá-la, o programa (Pão Sanduíche, nesse caso) que estava sendo processado continua do ponto em que havia parado quando a tomada foi desligada.


15 comentários:

  1. Olá amiga Laura Lucia! Como é bom ver uma receitinha sua, esse brioche está com um aspecto tentador, posso até imaginar a textura dessa massa.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Laura! Há quanto tempo!
    Nada como um pão caseiro e a massa desse brioche está com uma carinha ótima!
    Beijos e tenha um ótimo 2016!

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura, fiz o brioche hoje maravilhoso ficou muito gostoso.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura, fiz o brioche hoje maravilhoso ficou muito gostoso.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. gostaria da receita normal nao tenho maquina

    ResponderExcluir
  6. queria a receita do brioche simples nao tenho maquina

    ResponderExcluir
  7. Queria também a receita do brioche de modo simples. Infelizmente nao tenho máquina de pão.

    ResponderExcluir
  8. I have also gone through your other posts too and they are also very much appreciate able and I’m just waiting for your next update to come as I like all your posts.
    If you want to learn more about Best ninja blender, you can visit now

    ResponderExcluir
  9. Seria ótimo se você nos informasse o que é MFP. O Google só retorna impressoras. Não creio que se trate disso. Grato!

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo