Bolo de Banana com Canela e Chocolate

Canela é um condimento que me vai bem ao paladar, e combinada com banana e chocolate, ah!... é mais que especial. O Tudo Gostoso forneceu-me a base para a receita.

Dica: para o bolo de banana nanica ficar gostoso, as bananas precisam estar maduras -- Como você sabe isto? Quando elas ficam com muitas pintinhas escuras (veja foto 2, aqui) e também quando, ao se tocar nelas, caem facilmente da penca.

Normalmente, compro-as de vez, três dias antes de fazer o bolo, que é quando dá o ponto certo para o sabor. Se elas amadurecem um dia antes do previsto, geladeira nelas! Insisto no ponto de amadurecimento porque se elas não estiverem bem maduras não deixam seu forte sabor no bolo. Contudo, se estiverem maduras demais, o bolo fica solado em virtude do excesso de líquido que soltam.
Sinceramente, este é um dos meus bolos prediletos. Tem aquela perguntinha besta, que as pessoas adoram nos fazer: O que você gostaria de fazer antes de morrer? Comer um bolo de banana com canela e chocolate, certamente está entre as minhas respostas.

Ingredientes * Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Líquidos
1. 4 bananas nanicas grandes maduras (400g) cortadas em 4 pedaços
2. 100g de margarina derretida, e já fria
3. 100g de manteiga derretida, e já fria
4. 3 ovos grandes

Secos
1. 2 xícaras de chá de farinha de rosca (use a de padaria)
2. 2 xícaras de chá de açúcar
3. 1 ½ colher de sopa de fermento em pó
4. 1 colher de café de sal
5. 3 colheres de sopa de canela (se preferir, use só duas colheres)

Preparo
1. Derreta a margarina e a manteiga juntas. RESERVE.

2. Acenda o forno a 250º.

3. Unte com margarina uma forma de anel de 24cm e polvilhe com farinha de trigo.

4. Misture numa tigela grande os ingredientes secos. RESERVE.

5. Bata no liquidificador os ingredientes líquidos, até obter um creme liso. Junte este creme aos ingredientes secos e misture com uma colher de pau, até obter uma massa homogênea.

6. Verta a massa na forma de anel. Leve ao forno por 35 minutos, até que espetando um palito ele saia limpo. Gire a parte de trás da forma para frente aos 25 minutos. Ponha para amornar sobre uma grade (pode usar a grade de cima do fogão). Desenforme ainda morno.

Cobertura -- Ganache
Ingredientes

. 1 ½ barra (255g) de chocolate meio amargo cortado nos quadradinhos (uso Amaro da Lacta)
. 1 caixa de creme de leite (200g)

Preparo
Ponha o chocolate num refratário e leve ao microondas na potência máxima por 2 minutos. Mexa bem quando retirar. Acrescente o creme de leite aos poucos, misturando até ficar homogêneo. Leve ao microondas por mais 1 minuto, retire e mexa bem. Cubra o bolo espalhando a ganache com uma colher de sobremesa.
O efeito “arrepiadinho” da ganache se obtém: 1) colocando uma camada mais grossa de ganache, especialmente na parte de cima do bolo; 2) com uma colherzinha de café na vertical, introduza a ponta na ganache, dê uma empurradinha para trás e puxe-a para cima. Faça isto em várias partes. Está decorado o seu bolo.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

Um comentário:

  1. Olá, Laura! Há quanto tempo...
    Acabo de fazer esse bolo e adoraria envia-la a uma foto.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo