Frango na Cebola Queimada

Já falei que volta e meia estou procurando receitas na internet. Num destes passeios, há dois anos atrás, dei de cara com a receita de frango na cebola queimada, que atualmente está no site da Ana Maria Braga.

Se você quer saber, não acreditei mesmo nessa loucura de queimar cebola e obter um frango delicioso, conforme propalado. E aí, pensei com os meus botões: frango é barato, portanto, caso não dê certo, o prejuízo não será grande.

Pois não é que foi uma surpresa total!!! O danadinho é saborosíssimo. E não faz vergonha a ninguém servir para qualquer visita. Todo mudo que prova, adora, embora morra e não saiba do que é feito, porque o sabor da cebola, após queimada, muda completamente.

Em virtude dessas qualidades todas, tornou-se um prato freqüente aqui em casa. Já pensou o que é ter um almoço gostoso com um frango, três cebolas, arroz e farofa? É o sonho de toda dona de casa! E que você pode realizar no feriadão que vem aí. Que tal?

Penso que ver o ponto de uma comida, ajuda muito na hora de fazer. Daí a razão das duas fotos pequenas abaixo. Do lado esquerdo vê-se a cebola queimada -- e o fundo da panela! --, após 25 minutos de fritura. Do lado direito, os pedaços de frangos fritos na cebola queimada, já da cor de caramelo claro. Espero que elas lhe sejam úteis.

Ingredientes
1. 1 frango de 2,5-3kg resfriado cortado nas juntas e temperado na véspera com sal, alho e pimenta do reino (uso Regina)
2. 1 colher de sobremesa de óleo
4. 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
5. 1 colher de café de sal

Preparo
1. Fatie as cebolas em rodelas finas com uma faca de cozinha bem amolada. Ou use o processador com a lâmina de fatiar: corte as cebolas em 4 partes, colocando cada quarto, em pé, no tubo, e processando.

2. Ponha o óleo numa panela de pressão grande de 7-8 litros. Quando ele estiver bem quente, ponha as cebolas para fritar. Frite-as bem até deixar que elas fiquem bem queimadas (mas queimadas mesmo!). Leva-se de 20 a 25 minutos fritando, mexendo vez por outra com uma colher de pau de cabo bem grande e raspando o pregado escuro do fundo da panela, para que ele core as cebolas. Baixe e aumente o fogo várias vezes, durante a fritura, conforme perceba que a cebola está queimando muito ou não está fritando.
O fundo da panela fica quase preto (veja o lado esquerdo da foto 3), mas é assim mesmo, pois é ele que dará a cor e o sabor especial do frango. Ao final, acrescente o sal e dê uma misturada.

3. Coloque o frango, de 4 em 4 pedaços, para fritar na cebola queimada, e vá virando-os com a colher de pau até ficarem da cor de caramelo claro. Só acrescente mais 4 pedaços quando os anteriores estiverem corados.

4. Tampe a panela de pressão. Quando começar a "chiar", baixe o fogo e marque 14 minutos. Apague o fogo e retire a pressão da panela cuidadosamente (uso inserir um garfo debaixo do pito, levantando-o um pouco, e deixando o vapor sair totalmente). Teste com um garfo para ver se o frango está bem macio. Se necessário, feche a panela e deixe mais 2 minutos na pressão.
Caso use outra marca de frango, retire a pressão aos 12 minutos para verificar seu cozimento, pois o tempo de 14 minutos refere-se ao frango Regina, já que não uso outra marca, podendo o tempo ser diferente.

5. Retire os pedaços de frango com uma escumadeira, ponha no prato de servir, e cubra-os com o molho escuro da cebola que ficou no fundo da panela. Acompanhado de arroz branco e uma farofinha é simplesmente divino!!!

Dicas: 1) evite usar frango congelado. Ele não solta água na panela e o frango fica sem caldo. Caso use, acrescente 1 xícara de café de água, antes de fechar a panela; 2) a colher de pau tem de ter cabo grande para você não se queimar na beirada da panela (experiência própria!); 3) como o fundo da panela fica preto do queimado, para limpar, leve ao fogo com um pouco de água e detergente e vá removendo a crosta com uma colher de pau, ou deixe de molho durante algumas horas; 4) use uma touca de cabelo durante a fritura da cebola e do frango, e se sua área de serviço for vizinha à cozinha, retire todas as roupas estendidas, porque o odor da cebola impregna tudo.

11 comentários:

  1. HOJE FIZ O FRANGO NA CEBOLA QUEIMADA, FICOU UMA DELICIA... PARABENS PELA RECEITA, PODEM FAZER FICA MUITO GOSTOSO.

    ResponderExcluir
  2. Marijara,
    Que bom que você gostou da receita! É exatamente isto que me dá alegria.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer ficou uma delícia as fotos foram muito úteis para eu saber o ponto certo já que a gente acha que a cebola tá queimada demais...uma delícia.

    ResponderExcluir
  4. isso é incrivel frango queimado muito bom...

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo agora, e pelo visto vai ficar otimo, estou nos momentos finais, vamos ver o que vai dar! tomara que de certo, pois é uma receita super rapida e fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  6. o frango ficou mega delicioso obrigada

    ResponderExcluir
  7. fica ótimo tambem se acrecentar um tablete de caldo de picanha, só que dai voce diminui o sal. FAÇO SEMPRE *-*

    ResponderExcluir
  8. quer fazer uma galinhada divina... com o frango quase pronto coloque milho verde (de espiga, não o de lata) e pique alguns tomates... hum deu até agua na boca...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por postar as fotos são muito úteis ,já conhecia essa receita,lembro que e uma delícia ,procurei para relembrar vou faz amanh

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo