Lasanha ao Molho de Calabresa

Há séculos que eu não fazia lasanha. E, de calabresa, foi a primeira vez. Achei-a de um sabor original e muito gostosa.

Só fiquei intrigada com uma coisa: por que diacho a minha lasanha nunca fica arrumadinha e linda, como estas das fotos das revistas? A “bichinha” (bem cearense!) resolve que o recheio não é para ficar no lugar, e sai um bocado para cada lado da massa cortada... Foi dose para tirar uma foto razoável! Será que isto só acontece comigo?

Uma vez li um romance onde a protagonista trabalhava numa agência de publicidade de alimentos. Toda comida saía linda e perfeita nas fotos, mas nada daquilo era realmente assado ou cozido. Quando muito, um maçarico era usado para simular um assado maravilhoso. Havia muita tinta não comestível para dar a cor dourada de um frango ou de uma torta, daquelas que a gente morre e não consegue fazer sem saber a razão. A razão é que nossa cozinha é de verdade e a de lá, uma ilusão, com tudo de mentirinha.

Quando vejo as fatias de lasanhas impecáveis das fotos de revistas, tenho a sensação de que aquilo é uma montagem fictícia, igual à do livro que li. Bem, se as minhas fatias não ficaram perfeitas como as das revistas, garanto a você que estavam deliciosas, pois não sobrou sequer um “fiapinho” para contar a história.

Créditos: revista As Melhores Receitas de Ana Maria: Massas, nº89/2009, p.9.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Ando meio sumida, sem tempo para fazer visitinhas freqüentes a vocês e ver as comidas gostosas que estão fazendo. Só aqui e ali é que dou uma passada rápida e deixo um comentário. Às vezes, até tenho um tempinho, mas estou tão cansada e tão dolorida que opto por “botar o boneco na horizontal”, como diz o malandro carioca.

A razão é que mamãe foi internada com pneumonia há oito dias, e teve uma grande piora há cinco dias atrás, estando desde lá na UTI. O pulmão esquerdo fechou total, tendo que ser feita uma broncoscopia de emergência. Ela já está melhor, mas sem previsão de saída. Visito-o duas vezes por dia, contando para ela mil coisinhas boas e mostrando uma alegria que não tenho. Toda vez, saio de lá arrasada e tenho a sensação de que estou levando uma surra todo dia, pois meu corpo dói todo como se eu tivesse apanhado daqueles cassetetes de polícia.

Mas, já, já as coisas voltam ao normal e estarei aí curtindo o blog de vocês e suas delícias, e aprendendo que é possível o amor virtual, pois tenho um carinho imenso por cada uma das minhas amiginhas virtuais que ganhei nos últimos tempos, e isto faz muito bem ao meu coração.

Um grande beijo amigo, Laura Lucia


Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas

1. 1 pacote de massa para lasanha (500g)

2. 3 colheres de sopa de azeite

3. 1 dente alho picadinho

4. 1 cebola média cortada em cubinhos

5. 2 tomates sem peles e sem sementes cortados em cubinhos

6. 300g de lingüiça calabresa defumada, sem pele, cortada em cubinhos

7. 3 1/5 de xícaras de chá de molho de tomate (600ml) (usei Pomodoro Tradicional)

8. Sal a gosto (não usei)

9. 2 pitadas de pimenta do reino

10. 650g de mussarela fatiada (acrescentei)

11. ¼ de xícara de parmesão ralado para polvilhar (não usei)

Preparo

1. Pique o alho. Corte a cebola, o tomate e lingüiça. Deixe cada um numa tigela.

2. Em uma panela média, aqueça o azeite, doure o alho e depois a cebola. Acrescente o tomate cortado e refogue por 3 minutos. Adicione a lingüiça. Refogue por 5 minutos. Junte o molho de tomate, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, mexendo vez por outra. Deixe esfriar por 15-20 minutos e ponha no liquidificador: use a função pulsar, rapidamente, por duas vezes para obter um molho grosso, mas com pedaços de calabresa.

3. Enquanto espera o molho cozinhar, ponha água no fogo e cozinhe a lasanha conforme instruções embalagem. RESERVE. Usei as instruções do Muito Gostoso indicadas na confecção da Lasanha de Carne Gratinada, para cozinhar a massa sem as folhas de lasanha pregarem umas nas outras. Muito úteis, por sinal. Confira!

4. Acenda o forno a 235º.

5. Num marinex retangular alto de 35x23x6,5cm, ponha um pouco de molho no fundo. Divida o restante do molho em quatro caixinhas plásticas e intercale camadas de lasanha, molho e mussarela. Dá quatro camadas de cada um deles, sobrando um pouco de lasanha. Leve ao forno por 3o minutos. Sirva quente.

16 comentários:

  1. Oi Laura, primeiramente espero que sua mãe fique logo boa, sarada. Tenha a certeza que Deus sempre está no caminho! Deve ser difícil suportar, mas seja firme e tudo se resolverá.

    Segundo, sua foto ficou linda sim! Parece uma lasanha bem apetitosa e suculenta. As de revistas são secas e sem graça, bonitas, mas não tem caras de gostosas, rs.

    Arrasou! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. oi amiga..epero que sua mãe esteja logo de volta a casa e que você consiga relaxar um pouco..eu ti entendo muito bem.!!!.já passei por muito disse..a gente ter que mostrar que tá bem..quando o coração,mente e corpo estão praticamente no chão!e rir..sem realmente tá sorrindo..só para mostrar que as coisas vão indo bem!calma amiga..vai dar certo e logo isso passa..vou fazer uma prece para vocês..ok..e..quanto as fotos das revistas que as comidinhas sai lindas..kkk..eu tambem acredito ser montagem mesmoooo...minha lasanha..assim que retiro o primeiro pedaço..fica assim...saindo por todos os lados tambem.. o importante é que saiu boa..eu amei sua receita de lasanha..deve ter ficado maravilhosa...bjus..li

    ResponderExcluir
  3. Querida, estou daqui torcendo para a recuperação de sua mãe, que ela fique boa logo e saia do hospital, isto vai acontecer com a graça de Deus.
    Quanto a sua lasanha, não é a única que não fica certinha, vc viu o canelone que publiquei dias atrás? mas o sabor é que importa, e tenho certeza que ela ficou uma delícia, e suas fotos ficaram lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Laura :)
    Desejo fortemente as melhoras da sua mãe. O carinho e o conforto das pessoas que visitam os doentes é muito importante para a sua recuperação pois dessa forma contribuem para o seu bem-estar emocional e conseuqentemente o físico! Tenho a certeza de que a sua mãe reage melhor aos tratamentos graças a todo o seu carinho e apoio! Aqui a sua recente amiga virtual deseja-lhe muita força e que aproveite as horas livres para descansar, para passado esse contratempo da vida, nos brindar com toda a luz da sua simpatia!
    Essa foto está lindíssima: olhe que as minhas lasanhas não têm metade dessa beleza!! :D O que interessa também é o seu sabor delicioso e esse é garantido!
    beijinho Laura.

    ResponderExcluir
  5. Laura, esses dias eu vi na Rachel Ray que para poder cortar a lasanha e deixá-la certinha, você tem que deixá-la descansar por 30 minutos antes de cortar.
    Adorei sua receita de lasanha de calabresa.
    E estimo a melhora da sua mãe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Laura,
    Uma das coisas que os restaurantes fazem para que a lasanha fique mais, digamos, 'composta', é colocar menos recheio e molho (o que para nós, em casa, não é nenhuma vantagem, rsrs). Nunca fiz lasanha de calabresa mas estou certa de que é deliciosa!
    Faço votos de que a sua mãe, em breve, se recupere completamente.
    Beijinho e boa tarde.

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Mas isso é uma covardia!! Que delícia... que vontade de atacar essa lasanha.... Parabéns!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Laura, estarei lembrando de sua Mãe em minhas orações, que Deus possa estar recuperando-a rapidamente e te dando tranquilidade, conforto e forças.
    Sua foto ficou linda, nunca fiz lasanha de calabresa... deve ser muito bom... sabe que a minha não fica arrumadinha também não...
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  9. LAURA Ñ FIQUE TRISTE LOGO SUA MÃE ESTARÁ BOA NOVAMENTE ESTAREI AQUI TORCENDO E REZANDO PARA QUE ISTO ACONTEÇA LOGO!!!
    SUA LAZANHA TÁ LINDA E COM CERTEZA DELICIOSA!
    BJIM FICA BEM!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Laura! Espero de coração que sua mãezinha melhore logo. Não é fácil pra ela e você deve estar sofrendo muito. Mas quando não podemos fazer nada, Deus tudo pode.

    Eu fiquei morrendo de vontade dessa lasanha e entendo bem o seu drama com a foto. É mesmo muito dificil fotografar comida que se espatifa. =)
    MAs a sua foto ficou excelente!

    ResponderExcluir
  11. Oh minha amiga, só estou lendo esse seu post hoje...e nessas alturas espero que mamãe já esteja bem, se Deus quiser!Mas mostrar a alegria e força, que a gente não tem, eu sei, nessas horas é muito importante, dá uma sensação melhor para quem está doente.
    Não demore muito a voltar, vc tem feito falta!
    Um abraço grande,
    Re

    ResponderExcluir
  12. Amiga. Continuamos com fé que tudo vai dar certo, acredite!
    Mesmo com todas as coisas que tem passado, agradeço imenso todo carinho que dedicou a mim. OBRIGADA ainda é muito pouco.
    Espero que possas voltar bem rapidinho a sua rotina, e ao blog, com todas as coisas resolvidas.
    Essa lasanha deve ser divina. Já comi de calabresa, mas era a industrializada. Caseira deve ser tudo de bom. Ah, quanto ao segredo das lasanhas...fotografam ela fria, derretendo o queijinho com secador de cabelos...:D
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Garotas,
    Obrigada por todas as carinhosas oferendas de melhoras para mamãe. Se sua saúde física se foi e com ela seu corpo físico, tem agora uma robusta saúde espiritual e muita paz, tenho certeza.
    Quanto às dicas para a lasanha a sair bonita em fotos, como deu-mas a Fla e a Tânia, passo a ser adepta das que não ficam perfeitas nas fotos,como as minhas, todavia são verdadeiras e deliciosas. Grata pelas dicas.
    Um beijo fraterno

    ResponderExcluir
  14. Essa lasanha é deliciosa adorei,Laura coloca as outras receitas dessa revista devem ser ótimas adoro revistas de receitas compro todo mês essa não tenho coloca pra gente obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Adoro essas revistas coloca outras receitas dessa revista pra gente queria todas devem ser ótimas obrigada.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo