Cheesecake de Goiabada com Queijo Coalho

Minha prima, Rosanne, gabou muito uma torta de maçã da confeitaria Le Pommier. Fui até lá e comprei diversas tortas individuais para provar. A de maçã é linda, mas é feita com purê de maçã e eu realmente não consigo apreciar.

Provei, no entanto, um Cheesecake de Goiabada com Queijo Coalho que me deixou enfeitiçada. Parti para o ataque: testar recheio e massa até obter um bom resultado.

Usei como base para o recheio o da receita do Cheesecake Romeu e Julieta com ricota, do Bem Feitinho. Testei quatro recheios e acabei obtendo um que ficou parecido, tanto em textura como em sabor, com aquele da Le Pommier. Na brincadeirinha de testar a massa, usei inicialmente uma que achava que seria boa e que, para acertar o ponto que eu queria, fui alterando a quantidade de massa e de ingredientes, pois uma hora a massa ficava fina demais, outra hora rachava, outra, encolhia de forma irregular. No final, testei 5 variações da mesma massa e todas encolheram muito. Fui falar com o confeiteiro da padaria daqui perto e ele me disse para desistir, pois a massa não era boa. Foi o que fiz. A base da massa que escolhi agora veio do site Gigamundo, onde troquei a manteiga por margarina culinária para a massa ficar mais crocante, aumentei 25g de margarina e acrescentei mais uma gema e um pouquinho de água, pois a massa original ficou seca demais, e rachou em três partes da primeira vez que fiz.


Para o meu paladar e o de várias pessoas que provaram, o cheesecake ficou excelente. O queijo coalho dá um sabor ótimo e um toque levemente salgado que contrasta formidavelmente com a goiabada. Assim, ganhei uma receita deliciosa que já passou como definitiva para o meu caderninho. Acho que vale a pena você prová-lo e ver como algo tão simples pode ser tão diferente e saboroso.


Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas

Massa (todos os ingredientes em temperatura ambiente)

1. 250 g de farinha de trigo

2. 3 gemas grandes

3. 50g de açúcar refinado

4. 150 g de margarina culinária

5. ½ a 1 colher de sopa de água

R

Recheio (ingredientes em temperatura ambiente)

  1. 250ml de leite
  2. 400g de queijo coalho fresco cortado em pedaços médios (uso Rio Jaguaribe)
  3. 3 ovos médios
  4. 85g de leite condensado (1/5 de xícara de chá)
  5. 1 colher de sobremesa de baunilha
  6. 2 colheres de sopa de suco de limão coado
  7. 5 colheres de sopa de rasas de farinha de trigo

R

Cobertura de Goiabada

. 300g de goiabada (uso Palmeiron)

. 100ml de água

R

Preparo

  1. Massa: Ponha os ingredientes 1 a 4 numa tigela grande e mexa inicialmente com um garfo (reserve a água num pires). Depois amasse bem com as mãos e acrescente a água aos poucos, borrifando com as pontas dos dedos da mão esquerda e simultaneamente amassando com a mão direita; pare de borrifar a água quando obtiver uma massa lisa e homogênea (enxugue a mão esquerda antes de pegar na massa novamente, para não alterar sua consistência). Leva mais, ou menos, água dependendo do tamanho das gemas (esta que fiz pegou ½ colher de sopa, pois as gemas eram bem grandes). Faça uma bola com a massa e deixe descansar meia hora em temperatura ambiente na própria tigela que a manipulou.

  1. Acenda o forno a 220ºC e espere esquentar pelo menos 15 minutos para assar a massa.

  1. Dê à massa um formato de cilindro (tubo) e faça quatro cortes rasos na superfície com uma faca, dividindo-a em 5 partes iguais: use 2 partes para forrar com as mãos o fundo e 3 partes para forrar da mesma forma as laterais de uma forma redonda de fundo falso de 22,5x5cm. A massa das laterais ficará bem mais espessa, mas é este o objetivo. Reserve o pouquinho de massa que sobra das aparas.

  1. Corte um pedaço de papel manteiga de aproximadamente 26-27cm e amasse-o com as mãos fazendo uma bola de uns 5cm. Desenrole o papel-manteiga amassado e forre a massa do fundo da forma com ele; encha a forma com feijão cru (para não formar bolhas de ar e levantar a massa; parte inf. da foto 3) e asse por 10 minutos. Retire o feijão e o papel e asse por mais 10 minutos para ficar bem crocante. A massa encolhe 5-7mm em altura, nas laterais, mas é assim mesmo. Se o fundo da massa tiver subido quando retirar do forno, faça um furo no meio da parte que subiu com um palito de dente e abaixe a massa com ajuda de um pano de prato. Tape o buraco com um pedacinho de massa crua.

5. Recheio - faça enquanto espera a massa assar: no liquidificador, ponha os ingredientes 1 a 3 e bata até obter uma mistura homogênea, mas que deixe pedacinhos de queijo coalho. Acrescente os ingredientes 4 a 7 e bata só até incorporá-los.

  1. Quando retirar a massa do forno, reduza a temperatura para 200ºC.

  1. Ligue rapidamente o liquidificador só para dá uma misturada no recheio. Despeje-o na forma com cuidado para não sujar as bordas.

  1. Asse por 35-45 minutos*. Sabe-se que está bom quando as bordas do recheio estufam um pouco e o centro fica ligeiramente consistente. Apague o fogo e deixe 20 minutos no forno apagado com um pano de prato dobrado na porta abrindo 5cm da mesma.

  1. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Desenforme no prato de servir com ajuda de uma faca de cortar carne** e prepare a cobertura.

R

Cobertura de Goiabada

Com uma faca, corte a goiabada em cubinhos. Coloque-a num papeiro junto com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo. Quando a goiabada amolecer (2 minutos de fervura), amasse-a bem com um grafo. Depois use uma colher para amassar os pedacinhos pequenos que sobraram. Faça isto até obter uma mistura homogênea. Dê umas batidinhas rápidas no papeiro sobre a pedra da bancada para que saiam as bolhas de ar grandes e verta imediatamente sobre o cheesecake. Leve para gelar por 1 hora. Decore com cerejas e sirva após gelar mais 2 horas.

R

*O tempo de forno pode ser maior (45 minutos) ou menor (35 minutos) dependendo do queijo coalho ser ou não muito fresco. Muito fresco tem mais soro e leva mais tempo para assar.

RRR

**Eu prefiro retirar apenas o aro lateral, colocar novamente o cheesecake sobre a grade, fazer e verter a cobertura, levar para gelar por uma hora, e só então retirar a parte inferior da forma e decorar com cerejas, pois evito mais rachaduras na massa lateral, já que ela fica mais dura quando gelada.

R

Dica: Se a massa lateral rachar, feche a rachadura com um pouco de doce de goiaba gelado para a cobertura não escorrer por ela (parte sup. da foto 3). Antes de servir, retire o excesso deste doce “tapa-rachadura”.

R

Obs.: A idéia de enfeitar com cerejas não é minha. O Le Pommier faz assim e eu gostei, porque enfeitar com goiaba não fica bonito.

R

P.S. Desculpem-me as loucuras deste post, mas aqui apareceu um ser com vida própria que faz o quer: não dá parágrafo (recorri aos erres maiúsculos brancos para obter parágrafo), a cor aparece preta onde bem entende e a margem esquerda fica exatamente onde seu desejo manda. Ou o blog está doido ou pisei em rastro de corno (meu medo é que tenha sido no meu próprio....rsrsrs! Que C., meu love, nem sonhe com uma tolice destas...)

19 comentários:

  1. Não tenho palavras para descrever a delicia que nos mostra!!!!
    Lindo,lindoooo...é só o que consigo dizer!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. que aspecto fenomenal!!! adorei a fatia! beijos

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente maravilhosa!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Querida Laura Lucia,
    Graças à sua persistência e paciência que é de louvar, vamos também engrossando o nosso caderninho com receitas maravilhosas! Este cheesecake está lindo lindo lindo! Parabéns!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Nunca provei goiabada...mas adorei o aspecto...q linda... e gulosa!

    ResponderExcluir
  6. ficou lindo o seu chessecake..amo essa bla mistura de goibada com quejo ..é tudo de bom..eu amei esse seu estudo das massas..é bom ir a fundo de coisas que queremos aprender..parabens amiga..bjus...li

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!Foi perseverante e conseguiu...Ficou maravilhoso e estou aqui imaginando o sabor delicioso desta combinação..
    Beijos..

    ResponderExcluir
  8. This is absolutely delicious, and i love goaiabada, do u have a recipe to make the delicious goaibado at home, do u proceed like u would for jelly?

    ResponderExcluir
  9. Eu tô bege!
    Que receita maravilhosa!
    Tá anotada e vai pra lista do "testar urgente". E as explicações estão maravilhosas!
    Parabéns.
    Beiijos

    ResponderExcluir
  10. REalmente vc arrasou! Essa cheesecake está divina! Fiquei babando aqui! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Sugar, Plum, Fayre,
    I don't make goiabada at home. I buy a industrial type.
    Sincerily,Laura Lucia

    You see the goiabada Palmeiron used for me in:
    http://erickporti.blogspot.com/2009/08/fuc-goiabada-palmeiron.html

    ResponderExcluir
  12. Laura,

    A imagem é tentadora; o fato de levar queijo coalho a torna irresistível para mim, rsrs.
    Essa vai par ao topo da minha lista de "a fazer".
    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. Eu estou salivando aqui. Menina, que delícia!!! Amei!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo carinho amiga, ja estão melhores, o marido foi trabalhar e o Gabriel também ja encontra bem, nele a dengue foi bem mais fraca.
    Agora esse cheesecake esta arrazando. adorei a dica do feijão. beijinhos

    Fica o convite para o o novo blog, se ja tinhapassado perdoe, é a cabecinha muito ocupada. rsrs
    http://culinariadosamigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. This looks incredibly beautiful and delicious. I wanna try this myself at home.

    ResponderExcluir
  16. Oi minha amiga,

    Espero que estejas bem!

    Adoro ler sobre suas experiencias nas massas...voce sempre testando alguma fórmula perfeita pra passar pra nós, que ótimo!!!

    Lindissima torta, estás de parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Laura, não sei o que aconteceu com meu blogroll, que não me mostrou essas receitas mais recentees...
    De qualquer jeito, nunca é tarde.
    Adoro queijo coalho, acho que é o sangue nordestino...rs! O toque salgadinho deve ter ficado demais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. it is so delicious and Yummy.!!My mouth is watering :)

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber o tamanho da forma que comporta a receita.

    Ítala

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo