Como Fazer Folhas de Chocolate: Método Caseiro

Adoro enfeitar minhas tortas doces e acho que as folhas de chocolate dão a elas uma graça infinita. Tentei encontrar artigos relacionados na net e nos livros que tenho, mas, além de não terem fotos ilustrativas, todos são muitos vagos: “Tempere o chocolate e passe uma ou duas camadas do mesmo com um pincel fino”. Ora, droga, vá pro o inferno com esta mania de achar que está ensinando algo, quando na verdade está sonegando informação!!! Sou do princípio de que se alguém é profissional, guarde seus segredos debaixo de sete-chaves e pronto. Se não o é, todavia gosta de guardar suas técnicas só para si, tem todo o direito. Agora, fingir que ensina, que diacho!, deixa-me furiosa.
Resolvi, então, eu mesma tentar fazer as danadas das folhas de chocolate. Errei um “tantão”, mas no final consegui um resultado que me agradou bastante. Estas fotos foram das minhas primeiras experiências. Sei que as costas das folhas ficaram grosseiras porque eu tinha medo de esquentar demais o chocolate e acabei trabalhando com ele mais frio do que deveria. No entanto, de frente, as folhas fazem um figurão numa torta e todo mundo fica encantado.

Assim, decidi repassar para você o meu método caseiro, primitivo e autodidata de fazer folhas de chocolate. É supersimples e rápido. Tenho certeza que você vai acertar de primeira e que todos vão adorar sua torta engalanada de folhas. Conte-me depois, sim?
Material
1. Raspas finas de chocolate fracionado (uso o fracionado branco ou meio amargo da Herald, Top cobertura. A grande vantagem é não precisar temperar)
2. Folhas de papoula (de roseira, hortelã ou outras, que possuam nervuras. Não podem ser venenosas nem conter inseticida)
3. Pincel de cerdas de 4mm de largura (uso Condor nº 4)
4. Faquinha de ponta fina
5. Pinça de sobrancelhas com ponta diagonal

Confecção
1. Escolha folhas bonitas de papoula, removendo-as do pé com o cabinho. Lave-as e enxugue-as bem. Não pode ter água nelas.

2. Em cima de uma tábua de carne pequena, ponha um pedaço de papel toalha de tamanho que possa enrolar as pontas para baixo, para esticar o papel. Coloque as folhas em cima, pelo avesso (veja foto 2-a).

3. Ponha um dedo de água num papeiro pequeno e leve ao fogo para ferver. Apague o fogo. Coloque um pouco de chocolate raspado num dos cantos de um papeiro maiorzinho e ponha este papeiro inclinado em cima do primeiro, com as raspas no canto mais baixo do papeiro (veja foto 2-b). O importante é que o segundo papeiro fique longe da água. Mexa com as pontas de um garfo de sobremesa até derreter metade do chocolate. Aí retire do banho-maria e mexa até o chocolate derreter todo.

4. Segure cada folha pelo cabinho e, com o pincel, passe uma fina camada de chocolate em toda ela, assegurando-se de que tenha chocolate nas bordas e na ponta e que este não extravase para o outro lado da folha. Coloque a folha em cima de um canudinho grosso para que ela não achate no meio com o peso do chocolate (foto 2-c). Leve a tábua e as folhas ao congelador por 3 minutos.

5. Derreta novamente o chocolate. Passe uma boa camada em cima da primeira (foto 2-d). Confira novamente o chocolate das bordas e da ponta. Leve a tábua e as folhas ao congelador por mais 3 minutos.

6. Segure delicadamente cada folha pelas bordas e remova as folhas de papoula puxando pelo cabinho (foto 3). Retire com cuidado os restos destas folhas que ficarem nas bordas com ajuda da faquinha de ponta fina e da parte mais fina da pinça de sobrancelhas de ponta diagonal (isto é mais necessário com folhas de hortelã). As folhinhas, agora, estão prontas para o uso (fotos 1 e 3). Simples, não acha?

Obs.: 1) Você pode fazer as folhas com antecedência e guardá-las na geladeira numa caixinha plástica bem fechada, envolta por um saco plástico, fechado com um nó. Duram duas ou mais semanas; 2) Comprei o chocolate fracionado TOP Cobertura da Harald por R$10,90 o quilo, na loja Doca: rua Castro e Silva, 277, Centro, Fortaleza-CE.

20 comentários:

  1. Querida Laura Lucia,
    Muito obrigada por tão útil ensinamento!! Também tenho um livro que explica o processo, nunca experimentei porque me pareceu deveras complicado! Lendo agora este seu post, tudo parece bem mais simples! Depois de o pôr em prática, virei contar-lhe como correu!!
    Um grande beijinho e mais uma vez muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Afinal, querida Laura, não houve outras actualizações, eu é que (sem saber como) andava já a navegar noutro ano, ano em que ainda não conhecia o blog e me deparei com maravilhas umas atrás das outras! Já vi que terei de gastar preciosamente aqui algum tempinho para não perder nadinha!!
    Um grande beijinho. :))

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laura,
    Que bom 'vê-la' aqui! Eu postei uma vez uma receita de folhas de chocolate (no meu post sobre bolo de chocolate e maracujá). Confesso que não ensinei o passo-a-passo porque acho o processo muito fácil. Tão fácil, que quando fiz aquelas folhas, o meu marido entrou na brincadeira e fez umas também. Detalhe: antes que eu sequer explicasse como ele tinha que proceder, só na base da dedução, sabe? As suas ficaram bonitas e delicadas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Muito boas dicas, gosto muito de fazer os bolos de aniversário dos netos e elas vão me servir muito.
    Ficaram lindas, e muito bem feitas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que dica incrível menina, eu adoreiiiii, e ficaram lindas as folhas de choclate. beijinhos e parabéns pela criatividade tão original.

    ResponderExcluir
  6. KKKKKKKKKKK LAURA VC É IMPOSSÍVEL!!!
    MUITO LINDAS ESSAS FOLHINHAS ADOREI!
    BJIM

    ResponderExcluir
  7. Isto é que é partilhar!
    obrigada
    babette

    ResponderExcluir
  8. Laura, estava com saudade de passar por aqui!
    Sabe que você chamou a atenção para algo que pode não ser proposital? Estou me referindo ao fato de se falar em temperagem do chocolate. Vou até me policiar mais com relação a isso e sempre fazer um link para algum post mais antigo que explique esse ou aquele detalhe. Não sei se já cometi esse deslize, mas uma coisa você pode ter certeza, não sonego informação e acho isso muito chato. Tudo que aprendo, mesmo em cursos, passo adiante. Se me pedem uma receita até de produtos que já fiz pra vender, eu forneço!
    Também sou a favor de citar tudo nos mínimos detalhes. Meus posts costumam ser muito longos também por conta disso.
    Quanto às folhinhas, elas dão uma graça toda especial aos bolos.
    Trabalhar com chocolate branco é bem pior do que os outros. Ele esfria mais rápido, não é?
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Olá Laura,

    Esse método é ótimo...prático mesmo.

    Que tenhamos uma noite quentinha!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  10. Esses dias procurei, em lojas, cortadores de pasta americana em formato de folhas e não encontrei nenhuma que me agradasse. Você me deu uma ótima idéia: é só colorir o chocolate com corante gel verde e essas folhas servirão, também, para decorar bolos que tenham flores. Parabéns!
    Ah, e você tem toda razão: ou se ensina de verdade ou cala-se para sempre! kkkk
    Abraço, Daniana.
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Laura, que bom vir aqui!

    Eu como nao tenho o menor jeito com chocolate, adorei suas explicações, e digo que me animei a tentar...quem sabe eu consigo?

    Ficaram ótimas, e perfeitas! Um sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que você resolveu testar por conta própria e nos ensinar, eu não tinha ideia de como fazia isso.
    Adorei viu. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Laura, depois de uma aula dessas, tenho certeza que muitas de nós vão passar a enfeitar seus bolos e tortas com muito mais simplicidade.
    Você tem razão, não tem porque ficar fazendo segredo de qualquer que seja o detalhe. É sempre muito bom partilhar nossos erros e acertos, não é mesmo?!
    Bjuss, e ótima semana pra você!!!

    ResponderExcluir
  14. Passei para conhecer seu blog e fiquei encantada... Estou te seguindo. Quando puder vá me visitar, aguardo sua visita, será muito bem vinda!

    bjsssssssss

    RECEITAS URUGUAI-BRASIL - ANITA
    http://www.rubr.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ahhhh...e caso tenha LINK-ME, podemos trocar também, é só avisar!

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  16. Venho do Sítio das Delícias para agradecer as palavras que dedicou aos Fantochinhos da Bombom.
    Gostei muito de a visitar. Também gosto das coisas simples e de simples cozinhados, pois nos tempos que correm os afazeres são muitos e não há tempo para tudo. Gostei muito desta sua apresentação das Folhas de Chocolate. Voltarei de novo para conhecê-la melhor. Para já, vi que é de Fortaleza, uma cidade linda que visitei há 10 anos e da qual guardo boas recordações e uma bela Amizade.Bjs. Bombom

    ResponderExcluir
  17. A todas(os) vocês que me apóiam e me estimulam, o meu muito obrigada.
    Beijo afetuoso, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  18. Poxa, tenho o mesmo sentimento que voce , quando vejo uma receita ensinada de uma forma e descubro que haviam segredinhos não revelados que poderiam fazer toda a diferença Vou agora mesmo para cozinha testar essas folhinhas para decorar minha torta do dia dos namorados rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Gina,
    Tudo que falei refere-se àquelas pessoas, revistas ou livros que prometem ensinar algo e não o fazem. Jamais me referi a você, pois seu blog, basta dar uma passeada, tem lá tudo que você faz, com um passo-a-passo bem explicadinho.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  20. oi linda adorei sua ideia olha que jel kque vc usa pra colori o chocolate e que marca beijos fica com deus

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo