Bolo Luiz Felipe Verdadeiro: Segredos Desvendados

Faz três anos que tento fazer um Luiz Felipe tão saboroso e cremoso como eram aqueles da minha adolescência. Em 2009, publiquei uma receita desse bolo no Blog, que ficou muito gostosa. Para chegar a ela, procurei tanto na internet como com pessoas conhecidas, levando uma boa surra de erros por cima de erros. Mas, mesmo gostosa, o sabor e a textura realmente não me satisfizeram, pois não chegaram ao ponto ideal que eu tinha na memória. Deixei de lado, então.

Este ano, voltei a procurar na net e encontrei uma receita da Mattu Macedo, que me deixou animada, contudo sem saber se valia a pena o trabalho e mais uma decepção, já que as minhas condições de saúde não estavam ótimas.

Lembrei então de ver novamente os cadernos de receitas da mamãe, onde
encontrei quatro receitas de Luiz Felipe. Foi aí que uma delas me chamou a atenção: "Pudim Luiz Felipe". Finalmente “caiu a ficha”! Se era pudim, tinha que ser em banho-maria, além de ter uma elevada quantidade de líquidos, duas características básicas de todo pudim. Isto me animou a analisar a receita da Mattu e comparar com aquela que eu havia publicado. Muito parecidas as duas. Embora a da Mattu recomendasse banho-maria, achei que não ficaria tão cremosa como eu queria -- e realmente não ficou --, já que o leite de coco e a manteiga eram em pequenas quantidades. Estes últimos, junto com o açúcar, são os grandes responsáveis pela maciez de um bolo ou pudim, conforme meus conhecimentos científicos, recentemente adquiridos, sobre a função química dos diferentes ingredientes de um bolo.

Lembrei também que mamãe sempre falava que a minha tia, que fazia um Luiz Felipe delicioso, usava ½ kg de manteiga de alta qualidade! Então, aproveitei a receita da Mattu, aumentei a manteiga e o leite de coco para resultar numa maior cremosidade, enquanto reduzi o açúcar porque estava excessivamente doce para o meu paladar*. Ficou simplesmente divino, maravilhoso, perfeito!!! Como a receita não é minha, não preciso de nenhuma modéstia, podendo dizer francamente que foi o melhor Luiz Felipe que já comi em toda a minha vida. Aconselho você a fazê-lo. Ah, vai amar de paixão.

*Testei diferentes combinações de quantidades de açúcar, manteiga e queijo parmesão. Só no sexto teste atingi o ponto ideal.


Receita do Bolo Luiz Felipe

Ingredientes
*Xícara= 190ml *Colher de chá= 2,5ml
1. 600g de açúcar cristal (evite usar o granulado)
2. 1 xícara de chá de água (190ml)

3. 350g de manteiga de boa qualidade (uso Patrícia)

4. 15 gemas de ovos grandes (ovos entre 60-68g)
5. 6 claras de ovos grandes (ovos entre 60-68g)

6. 200g de farinha de trigo
7. 100g de queijo parmesão ralado (uso Vigor, pacote azul)
8. 2 garrafinhas de leite de coco (400ml) (uso Sococo tradicional)

.Vai precisar de: Formas redondas de 27x4cm e de anel (funil) de 24x9cm, assadeira de pizza de 30cm de diâmetro, margarina bem espessa para untar (uso PRIMOR), 1 colher de chá (2,5ml) de manteiga para untar a assadeira de pizza.

Preparo
1. Acenda o forno a 235º. Coloque uma forma redonda de 27x4cm dentro do forno, para o banho-maria. Marque 20 minutos, e ponha 500ml* de água para ferver num papeiro com bico e cabo longo. Marque mais 7-8 minutos, calce luvas de silicone e derrame a água fervente quase toda de uma só vez (para evitar que ela salte e queime seu braço) na forma que está no forno. Certifique-se de que o forno continua aceso.

2. Assim que acender o forno: pese e meça todos os ingredientes. Coloque na mesma tigela a farinha de trigo e o queijo, e misture; deixe os outros ingredientes em tigelas individuais. Leve a manteiga ao microondas por 15-20 segundos, na potência máxima, para amolecê-la (não é para derretê-la). RESERVE.

3. Separe as 15 gemas e as 6 claras (6 ovos inteiros + 9 gemas) e ponha na tigela grande da batedeira. RESERVE.

4. Unte com margarina, do tipo mais espessa (uso Primor), e polvilhe com açúcar cristal** uma forma redonda de anel de 24x9cm.

5. Coloque a água e o açúcar cristal numa panela de 18cm de diâmetro com cabo longo, SEM MEXER; ponha uma colher de pau dentro, para não derramar na fervura, e leve ao fogo para fazer uma calda em ponto de fio fino*** (aproximadamente 6 minutos após iniciar a fervura com bolhas grandes). Quando iniciar a fervura com bolhas grandes, abaixe o fogo.

6. NA BATEDEIRA, enquanto a calda atinge o ponto: Fure as gemas com uma colher e bata-as com as claras na velocidade 3 (média) durante 4 minutos. Acrescente o leite de coco, aos poucos, alternando com a mistura de farinha de trigo e queijo, batendo só até obter uma mistura homogênea. Desligue a batedeira. RESERVE.

7. Quando a calda estiver no ponto de fio fino, apague o fogo, coloque a manteiga distribuindo-a em diversos pontos da calda (para derreter mais rápido) e aguarde 1 minuto para que ela derreta, dando uma mexidinha superficial com a colher de pau para ajudar a derretê-la.

8. Ligue a batedeira na velocidade máxima e verta a calda quente, de 4-5 vezes, sempre batendo. Quando acabar a calda, bata só até obter uma mistura homogênea. Desligue a batedeira. Dê umas batidinhas rápidas com a tigela sobre a bancada para eliminar as bolhas de ar maiores.

9. Verta a massa na forma e leve para assar, no banho-maria, por 65 minutos ou até que o palito saia ligeiramente melado, quase limpo. Aos 50-55 minutos, se estiver pouco corado, aumente a temperatura para 250º. Quando retirar, deixe esfriar sobre uma grade (leva umas 4-5 horas). Para desenformar: Passe a ponta de uma faquinha de leve em torno do funil (anel) para soltar esta parte do bolo. Usando luvas de silicone, passe na chama do fogão a parte do funil, o fundo e a lateral da forma para soltar totalmente o bolo. Dê as tradicionais sacudidinhas e batidinhas na forma para descolar todo o bolo. Desenforme duas vezes para ficar com a parte corada para cima: a primeira, numa assadeira de pizza untada com uma pequena camada de manteiga**** (para a casquinha mole de cima do bolo não grudar na assadeira) e a segunda, no prato de servir.

*Uso pouca água no banho-maria porque este é um bolo/pudim e deve ficar corado em cima. Com muita água no banho-maria, há maior quantidade de vapor, o que dificulta obter o dourado do bolo.

**Não polvilho a forma com açúcar cristal, como é de praxe em pudins, porque a casquinha do bolo fica muito doce para o meu gosto. Fique à vontade para fazer como preferir, porém, com o açúcar polvilhado, é mais fácil de desenformar sem quebrar algum pedaço do fundo do bolo.

***Testo o ponto de fio colocando um pouco de calda num piris de cafezinho. Encosto nela as costas de uma colher de café e levanto-a mais ou menos 1cm: se fiar fino, está no ponto certo. Se fiar um pouco mais grosso, não se preocupe, fica legal também.

****Uso a ponta dobrada em quatro de um papel-toalha para passar a fina camada de manteiga na assadeira de pizza.

30 comentários:

  1. Oi, Laura,

    Que bom ver você aqui outra vez! bem vinda de volta! E olha só que coincidência: desde que decidi postar receitas brasileiras, estou 'encasquetada' com este bolo, rsrs. Eu tenho dois livros de receitas nordestinas, sendo que em um deles tem uma, digamos, seção de receitas cearenses, que eu já li e reli, tentando captar algum segredo deste bolo e agora vem você com todas as dicas, rsrs.
    O seu bolo ficou lindo e as suas palavras acabaram de me convencer a apressar a obra, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. amiga querida..quebom vêr você no blog de novo!fiquei muito feliz!!!e..ainda com essa riqueza de receita..amei todas as dicas e sempre tive curiosidade sobre essa receita que numca saboreei..e amei todas as suas dicas..bjus..li

    ResponderExcluir
  3. Que bom te ver de volta aqui querida!
    Espero que esteja tudo bem!
    E eu não conhecia essa receita, parece meio um quindim... adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Puxa, quase perco seu retorno!!!
    Você sempre tão precisa, científica. Sabe que não tenho esse conhecimento de alquimia?
    Sempre é bom ter pessoas que se dispõem a nos transmitir tudo assim detalhado.
    Bom retorno e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. hum que delicia de esse pudim..ja comi dele e achei divino mesmo ..parabens pela receita
    boa semana
    sadhia

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura que alegria ver vc aqui sinal que tudo está bem !
    E esse pudim parece delicioso ficou soltinho na forma deve ser bem cremoso!

    ResponderExcluir
  7. Olha só que coisa boa, fiquei um tempo afastada das visitas e quando volto vejo uma postagem sua.
    Que bom, isso significa que o pior já passou e que está se recuperando bem, né?!
    Quanto ao doce...só dei uma olhada no capricho de sempre em todos os detalhes das suas receitas, doce não vou poder nem olhar por um bom tempo...dieta brava...altos índices de trígliceres, colesterol, glicemia e tireóide...pode? Rsrsrsrs!
    Bjuss querida, não some mais, ok?!

    ResponderExcluir
  8. Olá Laura

    Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
    QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte

    Bjooooooooooo...................
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oi amiga, me desculpe só agora estar passando por aqui, ando trabalando muito rsrsrs. Estou feliz pelo seu retorno e torcendo pela sua recuperação total. O meu acidente foi em casa, um tombo escandaloso no banheiro na hora do banho que resultou num trauma na cabeça me fazendo perder todos os movimentos do lado esquerdo por alguns instantes e um caroço do tamanho de uma laranja na cabeça. Foi feio, mais graças a Deus estou bem agora, ainda vou ter que acompanhar mais 5 meses com o reurologista, mais creio que td dará certo. Quanto a receita eu não coloco mais no blog, pq tinha clientes copiando e fazendo rsrsrsr, mais lógico qe passo e como vc não mora na minha cidade que é Praia Grande não tem problema postar.

    Eu tbém tinha problemas para fazer a lascas de chocolate até que me ensinaram o segredo, é só vc derreter o chocolate em banho maria um dia antes e colocar ele num vasilha de plástico maleável para facilitar na hora de desenformar e de preferencia em forma retangular para fazer um tijolo de chocolate o que facilita na hora de rspar e eu uso um cortador de queijo para raspar. É esse o segredo para as lascas ficarem bonitas e maleável.Facil né. Agora o bolo, a massa é a mesma que uso sempre o pão de ló de água. 04 ovos (claras em neve) para duas xicaras (cha) de açucar e duas de farinha e uma de água morna mais 01 colher (sopa) de fermento em pó e para o de chocolate vc acrescenta 01 xicara de chocolate em pó na agua morna e uma colher (sobremesa) de café solúvel. Quanto ao creme seria 02 gemas, 01 lata de leite condensado para duas medidas dela de leite com mais ou menos duas colheres bem cheia de amido de milho, engrosse bem e deixe esfriar para em seguida bater com uma lata de creme de leite gelado sem o soro. Se precisar de mais detalhes é me pedir. beijinhos e uma linda smana para vc.

    ResponderExcluir
  10. Oi Laura,
    Se tivesse visto antes tinha feitio pro meu pai.É a melhor sobremesa pra ele.
    Mas eu nunca consigo fazer assim, como está aí na foto.
    Vou experimentar e depois te conto.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Olá,minhas amigas,
    Fico muito feliz em saber que você me visitaram. Grata pelo carinho. Beijos, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  12. nao da para ser + facil ? achei muito complicada
    e sem pé sem cabeca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ter certteza que não é como vc pensa,, faça que você não vai se arrepender... a primeira vez é sempre complicado...

      Excluir
  13. Oi querida achei sua receita muito apetitosa mais muito difícil. Acho que vou ficar só na vontade porque não dou conta de fazer esse bolo mega detalhado. Mesmo assim quem tiver coragem terá muita sorte em prova-lo. DEsculpa só tô sendo sincer...beijão.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, quero agradecer, pelo carinho como escreveu essa receita, ainda não fiz mas vou fazer amanhã obrigada.
    Marina Barreto

    ResponderExcluir
  15. Olá Laura..pois é,numa busca nesse exato momento para fazer um empadão(torta),para amnha no dia das MÃES,fui no papae GOOGLE , e veio seu blog.Amei loucamente,pois além de vc ser cearense caprichosa que é,suas receitas são lindamente detalhadas e precisas.To paquerando com o bolo LUIZ FELIPE,,juro que em breve farei...um abraço á essa terra MARADIVINA e de gente muito hospitalheira e simpática.......Abraços!

    ResponderExcluir
  16. uau, deve ser uma delicia, gostei

    ResponderExcluir
  17. Receita maravilhosa, detalhada, perfeita. Eu que nunca tinha feito um bolo sequer na vida acertei sua receita de primeira e todos, repito, TODOS elogiaram muito. A partir de agora sou fã do seu blog.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, quero agradecer mais uma vez, pois fiz o bolo e foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  19. oie!!! EU SOU CEARENCE E AMO ESSE BOLO, ACABEI DE POR O MEU NO FORNO, ESTOU UM POUCO ASSUSTADA PQ ACHEI A MASSA MUITO LIQUIDA, E ASSIM MESMO?!

    ResponderExcluir
  20. Oi por acaso procurando sobre o bolo luiz felipe achei seu cantinho.
    A Mattu realmente nos surpreende. Amo uma receita de bolo mole dela que faz muito sucesso aqui em casa e até vendo.
    Parabéns vou testar a sua ea dela...para comparar a textura.Obrigada pela dica..
    abraço
    Ana Valeska

    ResponderExcluir
  21. Vc sabe a diferença entre bolo mole, Luiz Felipe e o Bolo souza Leão? O Souza Leão é pq é com farinha de mandioca lavada(descobri pesquisando) mas os outros dois me falaram que é pq um vai direto no forno e o outro não.Mas pelo que sei o bolo mole vai em banho-maria e o Luiz Felipe tbm....enfim deve ser ingredientes.
    Ana Valeska

    ResponderExcluir
  22. muito complicada essa receita! nao deveria constar em um blog chamado "Só receitas simples".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era exatamente o que eu ia comentar...essa receita, de simples, não tem NADA.

      Excluir
    2. Era exatamente o que eu ia comentar...essa receita, de simples, não tem NADA.

      Excluir
  23. Essa receita e uma delicia

    ResponderExcluir
  24. Há algum tempo procurava por esta receita.
    Você foi extremamente detalhista...obrigada!
    Rose

    ResponderExcluir
  25. sempre procurei por essa receita, eu a encontrei agora neste blog mas achei muito complicada de entender e decifrar as medidas

    ResponderExcluir
  26. Obrigada por ter compartilhado essa maravilha, esse bolo me fez recordar a minha infancia... a minha tia Jaci fazia em assadeira e cortava em quadrados, enrolava em celofane pra festas infantis...DELCIA... só que nunca tivemos interesse pela receita , pq eramos crianças e como voce sabe criança só queria comer, srsrsrsr mais como a minha querida tia faleceu não tivemos tempo de perguntar pela receita.... mais encontrei voce que compartilhou... OBRIGADA .... BJUS

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo