Torta Alemã

Aprecio demais uma boa torta alemã, contudo, a maioria das que já comprei aqui em Fortaleza são muito sem graça: “um gostinho de nada com coisa nenhuma”. As gostosas, foram sempre feitas em casas de pessoas amigas que sabiam cozinhar. Não sei por qual razão, nunca lembrei de pedir a receita. Sobrou-me a alternativa de buscá-la na net e testar. E foi o que fiz. Para mim, ela ficou muito saborosa.  E como é também muito fácil de fazer, sugiro como uma das sobremesas da sua ceia de natal ou ano novo. Todo mundo vai gostar, pode crer.
CRÉDITOS:
A receita, que alterei o mínimo, veio do blog Anjinho Doce.

O modo de fazer a ganache no microondas, aprendi com a da Marly, do Saboreando a vida. Foi o melhor de todos os métodos que já experimentei, em virtude de não queimar o chocolate e de a ganache ficar lisinha, sem nenhum grumo. Dê uma olhada nas coisas lindas que a Marly faz, especialmente as decorações com chocolate, que me deixam encantada, fascinada mesmo. Você vai adorar!!!

Decoração em ziguezague com as bandas de nozes cortadas ao meio:
Torta de Nozes e Chocolate na Revista Claudia Comida&Bebida, abril/2009, pag. 23
Fotos 3 e 4: ilustração de algumas etapas e  alguns instrumentos usados na receita.

Receita da Torta Alemã
INGREDIENTES *Xícara de chá: 190ml
A) Torta 
1. 31 biscoitos maisena (1 pacote de 200g)

2. 200g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)*
3. 150g de açúcar de confeiteiro (usei Guanabara)
4. 2 gemas de ovos médios
5. 10 gotas de essência de baunilha

6. 2 latas de creme de leite SEM soro (RESERVE o soro de 1 lata)
7. 1 xícara de chá de nozes (80g)

8. 1 dose (40ml) de Carolans (ou licor de cacau) + soro de 1 lata de creme de leite

B) Cobertura (Ganache)
. 1 ½  barra de chocolate meio amargo (255g) (uso Amaro, da Lacta)
. 1 caixinha de creme de leite (200g)

C) Decoração
. 17 bandas de nozes cortadas ao meio no comprido para fazer o ziguezague (volta externa)
. 16 bandas de nozes para fazer a volta interna

PREPARO
A) Torta
1. Antes de iniciar a confecção da torta: ponha o de creme de leite para gelar durante meia hora no freezer ou 1 hora na geladeira. Retire o soro, reservando o soro de uma das latas para molhar os biscoitos.

2. Forre com papel alumínio o fundo e as paredes de uma forma redonda de fundo falso de 23,5x6cm (a forma pode ser mais baixa, com 4,5 ou 5cm de altura). RESERVE.

3. Pique as nozes. Peneire o açúcar, descarte os caroços maiores que ficam na peneira, e pese os 150g. RESERVE.

4. Na batedeira: Coloque a manteiga, o açúcar, as gemas e a baunilha, e bata na velocidade máxima até obter um creme fofo e esbranquiçado (5-6 minutos). Acrescente o creme de leite SEM soro e bata rapidamente na velocidade mínima, só para incorporá-lo. Desligue a batedeira, adicione as nozes picadas e misture delicadamente com uma colher de pau. RESERVE.

5. Misture o soro de uma lata de creme de leite com o Carolans (ou licor de cacau). Molhe os biscoitos um a um nesta mistura. Reserve-os, separados um a um, numa assadeira grande.

6. Arrume uma camada de biscoitos no fundo da forma, cortando alguns biscoitos para ajustá-los ao tamanho da forma (foto 3a), cubra com metade do creme, novamente biscoitos (foto 3b) -- ajustando-os bem no creme –, mais o restante do creme, deixando um pouco de creme na tigela para poder tapar os buracos da lateral e da superfície da torta após gelar (raspe a tigela, coloque o creme numa tacinha e leve para gelar). Passe uma espátula de pizza sobre a superfície da torta, regularizando-a (foto 3c), e leve à geladeira por 3:30h e em seguida ao freezer por 30 minutos**, desenforme, retire o papel alumínio e ponha no prato de servir. Tape os buracos da lateral e da superfície superior usando uma faquinha de sobremesa (fotos 4ª e 4b). Regularize a superfície superior (foto 4b) com uma espátula de confeiteiro com curva (inferior da foto 4c).

B) Cobertura (Ganache)
Assim que levar a torta ao freezer: corte o chocolate nos quadradinhos, adicione o creme de leite, misture e derreta em banho-maria ou leve ao microondas num refratário (misture), na potência média (50% da máxima) por 2-2:30 minutos***. Pare o microondas após um minuto e misture bem com uma colher de sobremesa.  Ligue novamente e pare o microondas a cada 30 segundos, misturando bem em cada parada. Aguarde esfriar totalmente.

Reserve umas duas colheres de sobremesa (cheias) de ganache para dar acabamento ao redor da base da torta. Ponha uma porção de ganache na superfície e nas paredes laterais com uma colher e espalhe-as. Regularize a superfície da torta com uma espátula de confeiteiro curva (inferior foto 4c) e as paredes laterais com uma faca de sobremesa. Coloque a ganache reservada dentro de uma bisnaga plástica de maionese (foto 4c) e contorne toda a base da torta com um fio grosso de ganache, apertando a bisnaga. Para fazer desaparecer a emenda das duas ganaches, passe uma faquinha unindo parte da ganache do fio grosso com a da parede lateral. Com um palito de churrasco, faça movimentos circulares em todo o fio de ganache. Estas são sugestões minhas, porque o importante é que você cubra como achar mais bonito. Parta então para a decoração.

C) Decoração
Decore colocando as 17 bandas de nozes partidas ao meio (num total de 34 quartos de nozes) ao redor da borda externa da torta, fazendo um ziguezague. Então ponha as 16 bandas de nozes pelo lado interno do ziguezague (Veja foto 1). Novamente, esta é uma sugestão apenas. Faça como mais gostar.

*Deve-se usar manteiga bem consistente para o creme não ficar mole. As manteigas sem sal mais consistentes que experimentei foram a Itacolomy e a Tirolez.

**Gosto de levar ao freezer porque os biscoitos e o creme ficam durinhos, sendo fácil de desenformar e retirar o papel alumínio usando somente as mãos. Permite levantar e ver se não ficou algum pedacinho de papel alumínio preso no fundo da torta, pois acho muito desagradável sentir o contato dele com os dentes.

***No meu microondas, que tem 10 potências, uso a potência 5 (50%), e sempre consigo uma ganache bem homogênea e lisa aos 2 minutos.

20 comentários:

  1. ficou linda essa torta eu sou apaixonada por essa delicia ,mas nunca fiz agora vou fazer copiando daqui!!rsrs
    o blog da Marly realmente é muito bom cheio de delicias!
    parabéns
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Laura,
    Que espetáculo essa torta!
    E você é tão detalhista que realmente só posso dizer: nota 10!
    Essa sua torta merece estar na mesa do natal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Carolina Nogueira de Angelis Soares6 de dezembro de 2011 às 12:27

    Laura Lucia,
    Você é um encanto e suas receitas são simplismente maravilhosas e verdadeiras obras de arte! Parabéns! Assim que fizer esta receita eu posto aqui o resultado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Laurita,

    A sua torta ficou linda demais e a aparência interna é uma tentação! Adorei a decoração com as nozes, simples e de grande efeito!

    Beijoca e boa tarde, querida!

    ResponderExcluir
  5. Adoro este tipo de torta, e faz muito tempo que não como, ficou linda.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. oi minha amiga..tudo bem?espero que sim..que bela torta alemã essa sua!!perfeita...sou louca por essa torta..é tudo de bom mesmo..bjus

    ResponderExcluir
  7. Ficou divina a sua torta.
    Que delicía!

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Laura Lucia, que linda ficou, to com água na boca.
    Já peguei a receita, e adorei a dica do papel alumínio na forma, tenho uma aqui, e nunca pude usar, uma única vez que fui usar, a massa saiu por baixo, rsrs. Aí pensei to com uma forma inútil, com esta sua dica já vou usar a minha.
    Brigada por dividir.
    Bjs e Boa Noite

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga

    Mas ficou lindíssima!

    Super bonita, cheia de capricho, e muito gostosa, claro!

    Essa é a torta preferida da minha filha, pena que nesse Natal ela não estará comigo, mas quando ela voltar seguramente vou fazer uma pra ela, amei!!!

    Grande abraço,
    Tudo de bom
    Renata

    ResponderExcluir
  10. Querida Laura Lucia,
    nunca provei torta alemã, mas a belíssima fotografia e a descrição da receita despertaram em mim uma vontade enorme de a preparar. E depois, sendo receita da Laura, não há como falhar, pois têm todas selo de garantia de sucesso, confirmado por quem já experimentou algumas delícias aqui publicadas sempre com os melhores resultados! Beijinho grande e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Laura, essa é a minha torta preferida, só não a faço mais vezes por achar muito calórica e eu não consigo comer só um pedaço...rs!

    A sua torta ficou linda com as nozes por cima, muito mais gulosa, para mim perfeita!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. que magnifica essa torta, so em ver ja estou de agua na boca. dalva, recife

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Uma dúvida, porque acima no inicio da receita está xicara de chá 190ml eu não entendi. Poderia me esclarecer! obrigada.
    Vou ver se faço essa torta ainda hoje está de dar agua na boca. Meu Deussssssssss! Preciso faser regime e não consigo!

    ResponderExcluir
  14. Gente essa torta ficou divina, que receita mais deliciosa!!
    Para o natal vou tentar fazer algumas receitas desse tipo também.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Laura gostaria de saber se essa torta da pra fazer numa forma de 25 centímetro e se tem que aumentar os ingredientes.bjoss adorei
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Cinthia
    Eu fiz essa receita para o Natal e foi sucesso total!!! Adorei o blog!! eu que nunca fui uma cozinheira to tirando a maior onda rsss!!!! Hoje mesmo já deixei a torta na geladeira...amanhã vou só colocar a cobertura e levar pra festa do ano novo!!! Simplesmente deliciaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  17. porque tem gema de ovo no recheio? a maioria das tortas não tem, e ovo cru da salmonela.

    ResponderExcluir
  18. Fiz para o Natal e ficou maravilhosa!! Toda a família adorou. Parabéns pela receita, irei repetir várias vezes.

    ResponderExcluir
  19. isso e facil e rapido ha,ha ha

    ResponderExcluir
  20. Já fiz dessa torta e posso confirmar.É de-li-ci-o-sa !!

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo