Bolo de Chocolate 6 Minutos (de Preparo)


Bolinho prático, super-rápido e gostoso. Fiquei curiosa com o tempo de preparo de 6 minutos, então falei com os “meus botões”: se ficar bom, vai ser minha salvação eterna (na cozinha, gente!). Da primeira vez que fiz, demorei um tempão, pois coloquei os ingredientes secos diretamente no marinex e levei uma “bela surra” quando acrescentei os ingredientes líquidos e, depois, o vinagre. Achei dificílimo misturar numa área grande para obter uma massa homogênea, sem melar o marinex todo. 

Em razão desta minha dificuldade, decidi misturar os secos e os líquidos numa tigela, como faço habitualmente. Bom, fazendo desta maneira, deu tudo bem certinho e o tempo de preparo foi de exatamente 6 minutos, realmente super-rápido. E também foi “devorado” rapidinho, embora tenha levado um pouco mais de 6 minutos...

Achei superdivertido fazer o preparo olhando constantemente para o timer e contando os segundos. Que tal divertir-se e ser premiado(a), ao final, com um ótimo bolo de chocolate?

 Créditos: 1) Bolo baseado na receita do 6-minute Chocolate Cake do blog From our Home to Yours, onde fiz alterações mínimas; 2) Calda de chocolate: baseada na calda de mesmo nome do blog Panelinha. Ambos os blogs são muito interessantes, merecendo uma visitinha para ver suas saborosas receitas.

Foto 3: Bolo antes de receber a calda de chocolate

Bolo de chocolate 6 minutos (de Preparo)
Neste bolo, é considerado tempo de preparo apenas o tempo gasto para misturar isoladamente os ingredientes secos e os líquidos, e então juntar e misturar os dois.

Ingredientes *Xícara americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de café: 2ml. Todas as  Medidas Rasas 
A)Bolo
Ingredientes Secos
1. 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo (195g)
2. 1/2 de xícara de chá chocolate em pó (50g) (era 1/3 de xícara)
3. 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (colher de 2,5ml) 
4. 1 colher de café de sal (colher de 2ml)
5. 1 xícara de chá de açúcar refinado (170g)

Ingredientes Líquidos
6. 1/2 xícara de manteiga derretida e já fria (100g) (era óleo)
7. 1 xícara de chá de café (240ml) (ou água) 
8. 1 colher de sopa de essência de Baunilha (eram 2 colheres (chá) de extrato de baunilha) 

9. 2 colheres  de sopa de vinagre (usei de vinho tinto)*

B) Calda de Chocolate 
1. 2/3 de barra de chocolate meio amargo (113g)
2. 1 xícara  de chá de leite (240ml)
3. 1 colher de sopa rasa de manteiga 
4. 2 colheres de sopa de mel 

ANTES DE INICIAR O PREPARO: 
1. Faça os 240ml de café, caso vá usá-lo no lugar da água e aguarde esfriar;
2. Separe um marinex oval pequeno de 28,5x20x5,5cm;
3. Separe uma tigela média para os ingredientes secos e uma jarra medidora de plástico de 0,5 ou 1 litro (ou uma tigelinha) para os líquidos;
4. Meça e/ou pese todos os ingredientes secos e líquidos, colocando-os em tigelinhas individuais. 
5. Arrume a bancada colocando juntos todos os ingredientes secos e seus utensílios (tigela, peneira, colheres, facas para nivelar as medidas etc.); fazendo o mesmo com os ingredientes líquidos. 

PREPARO
A) Bolo
1. Acenda o forno a 190°. 

2. Numa tigela média, ponha os ingredientes secos: primeiramente, a farinha de trigo e, a seguir, coloque uma peneira na boca da tigela, acrescentando o chocolate em pó, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Peneire e misture bem, mas rapidamente.

3. Em uma caneca medidora, ponha os ingredientes líquidos: manteiga, café e  baunilha; misture. 

4. Junte os ingredientes líquidos da jarra, de 3-4 vezes, aos ingredientes secos e mexa com uma colher de pau até a massa ficar cremosa. Em seguida, adicione o vinagre e mexa rapidamente. Haverá uma reação do vinagre com o bicarbonato, formando espuma. Mexa até o vinagre incorporar bem à massa e verta-a no marinex.

5. Leve para assar por 25 minutos, aproximadamente, retirando quando o palito sair limpo, mas ainda úmido. Ponha sobre uma grade, aguarde 10 minutos e faça a calda de chocolate para derramar quente sobre o bolo (como eu fiz) ou deixe o bolo esfriar e sirva com a calda quente ou uma calda comprada pronta, de acordo com sua preferência. Ou sirva o bolo e a calda quentes com uma bela bola de sorvete de creme. É gostoso de toda forma, até mesmo sem calda.

B) Calda de chocolate 
 Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Deixe ferver por 5 minutos e retire do fogo. Fure o bolo em várias partes com um garfo de sobremesa e verta a calda por cima. 

*Por que usar vinagre? Por ser ácido, o vinagre é frequentemente incluído nas massas de bolos e biscoitos para reagir com o bicarbonato de sódio e iniciar a reação química  para produção do dióxido de carbono, formando bolhas de ar e fazendo a massa aumentar de volume (crescer) enquanto ela assa. Fonte:  Baking Bites

13 comentários:

  1. Eu fiquei com água na boca desse bolo. Já tinha visto o uso do vinagre mas ainda não fiz nenhuma receita assim! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laurita,

    O bolo ficou realmente com um aspecto fofo
    e apetitoso. A receita - como sempre - super
    explicadinha, não tem como errar, rsrs.
    Nas receitas que levam chocolate em pó (cacau), o vinagre também ajuda a deixar a massa mais escurinha, né?

    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura Lúcia,
    Que bolo delicioso! FIz o seu de banana com aveia e ficou muito bom também.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Olá Laura Lúcia, que bolo maravilhoso.Na foto parece bem úmido e fofo.Meu p´rximo bolo de chocolate vai ser esse.Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Amiga Laura Lúcia, fiquei aqui de boca aberta e surpresa por dois motivos.
    Primeiro pela coincidência de na mesma semana me deparar com receitas ditas demoradas sendo feitas em um curto período de tempo. Hoje fiz um pudim de leite no microondas na panelinha e em 4 minutos, acredita??
    Agora vejo esse bolo...que diferente, vou testar aqui e depois te conto, mas de ante mão sei que vai dar certo, assim como todas as receitas da amiga que faço aqui.
    E você...espero que tenha passado bem, sem tantas dores, melhorando sempre?!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá Laura! Estava procurando receitas de torta de maçã no Google e me deparei com teu blog! Amei e já estou te seguindo ! Ah, meu marido é dentista também ! Adoro cozinhar e suas receitas são incríveis ! Beijos !

    Daniella.

    ResponderExcluir
  7. que sensação é esta? não acreditei quando vi este bolo! maravilhosoooo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Laura,

    Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já copiei a receita para o meu caderninho e vou fazer para o Ricardo. Beijão

    ResponderExcluir
  10. Nao gostei …essas q sao as receitas facil?imagina as mais dificil…me desculpa mais eu nao gostei de nada ate agora tudo dificil…thau

    ResponderExcluir
  11. Acordei sem saber o que fazer de diferente pras crianças no café da manhã... comecei a procurar na internet e me deparo com esta receita facílima e super rápida! Meu filho se divertiu me ajudando e nosso bolo já está no forno! Até minha filha acordar, ele já estará assado. Muito obrigada por tornar nosso sábado mais gostoso e divertido!

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo