Pão de Leite Condensado com Frutas Secas


“O importante (ao fazer pão) é se divertir e aprender; não se preocupe em ser perfeito. Definitivamente, não existe nenhum lado negativo em se assar um pão, e o lado positivo pode ser fabuloso! Tente e aproveite!”

Faço minhas as palavras da Sandra Canella-Rawls no livro Pão: Arte e Ciência. Sinceramente, achava que nunca iria fazer um pão de qualidade, pois não sei sovar com as mãos. Depois que aprendi a fazê-lo na batedeira, abriu-se um mundo maravilhoso e delicioso na minha cozinha, que desejo compartilhar com meus amigos e leitores. Assim, convido você a se divertir e a conhecer este novo e belo mundo...

Créditos da Massa: Receita de Pão de leite Condensado de Liquidificador do site Tudo Gostoso, onde fiz várias alterações à proporção que fui repetindo a receita.


Ingredientes 
Massa
1. 550g de farinha de trigo 
2. 6g de sal

3. 198g de leite condensado 
4. 190g de água em temperatura ambiente 
5. 1 envelope de fermento seco instantâneo (10g)
6. 1 ovo médio (58g, pesado com casca) 
7. 100g de manteiga 

8. 40g de manteiga derretida para pincelar duas vezes

9. 25g açúcar de açúcar de confeiteiro p/ polvilhar quando sair do forno

Recheio
1. 100g de leite condensado 
2. 200g de passas pretas e brancas 
3. 30ml de conhaque ou rum (usei Dreher)
4. 150g de amêndoas e nozes 

Preparo
1. Corte grosseiramente as amêndoas (3 partes) e as nozes (4 partes: no meio no comprido e no meio na largura). RESERVE.

2. Numa tigela média, adicione as passas e o conhaque; misture. RESERVE.

3. Unte com um pouco de óleo um marinex redondo grande e fundo. RESERVE.

4. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande, de borda baixa, de 40x27x1,5cm ou forre-a com um Silpat.

5. Na tigela grande da batedeira (se usar a MFP, veja instruções abaixo*): Coloque a farinha e o sal; misture. Ponha os ingredientes 3 a 7 no liquidificador. Usando a função pulsar em velocidade baixa, pulse rapidamente só até homogeneizar. Despeje sobre a farinha/sal e misture inicialmente com uma colher de pau. Quando a massa ficar pesada, amasse com as mãos até incorporar toda a farinha de trigo. Transfira a tigela para a batedeira.

6. Na batedeira: usando os ganchos de massa, sove pelo total de 10 minutos, em velocidade média, até obter uma massa lisa e bem ligada: aos 5 minutos de sova, inverta a massa (desligue, retire-a e coloque a parte de baixo para cima) e bata por mais 5 minutos. Faça uma bola com a massa, transfira-a para o marinex e gire-a para ficar toda untada com óleo. Ponha o marinex dentro de um saco de lixo de 15 litros e dobre a boca do saco, cuidando para deixar ar dentro. Coloque num local sem vento (armário, por exemplo) e ponha ao lado uma caneca com 300ml de água fervendo; deixe a massa crescer até dobrar de volume (leva uns 40 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente). 

7. Enquanto espera o crescimento da massa: 1) Seque as passas com papel-toalha; 2) Misture-as com as nozes e amêndoas picadas; 

8. Após o crescimento da massa: Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha de trigo, achate a massa com as mãos para eliminar as bolhas de ar grandes, movimentando-as sempre do centro para as bordas. Dê, com as mãos, o formato de um retângulo e abra-a com um rolo, mantendo esse formato, numa espessura de 1cm e com dimensões aproximadas de 36x43cm**. Espalhe os 100g de leite condensado com um pincel, deixando livre 4cm num dos lados de 36cm (que será o final do rocambole) e 2cm nos outros três lados. Distribua as frutas e enrole-o como rocambole pelo lado mais estreito de 36cm. Aperte a emenda para uni-la com a massa do rocambole e coloque-a para baixo; aperte as pontas e dobre-as para baixo para não escapar recheio.  Transfira-o para a assadeira; pincele-o com manteiga, cubra com plástico e deixe descansar por uns 40 minutos ou até QUASE dobrar de volume, num local sem vento. 

9. Após 25 minutos de crescimento do pão: acenda o forno a 190º (forno a gás).

10. Quando terminar o crescimento do pão: Leve-o pra assar por 25-30 minutos. Aos 20-25 minutos, gire a parte da frente da assadeira para trás, para corar por igual. Quando retirar, pincele com a manteiga derretida e peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima (coloquei muito açúcar para ficar bonito, contudo, ficou muito doce e tive que raspá-lo após as fotos). Aguarde esfriar e sirva. Morno não é tão bom, pois o calor realça o sabor do açúcar, parecendo que o pão ficou muito doce.


*Na MFP (CICLO MASSA): Acrescente na cuba da MFP a água, o leite condensado, o ovo, a manteiga, o sal e farinha de trigo, nesta ordem. Cave um buraco no centro da farinha e ponha o fermento. Escolha a Opção MASSA e ligue a máquina: 

Uns 20 segundos antes de completar 13 minutos do tempo de mistura/sova, tire um pedaço de massa, faça  uma bolinha de uns 8mm na palma da mão, amasse-a e estique-a para ver se está em ponto de véu. Se não estiver, deixe sovar por mais 1 minuto e teste novamente. Desligue a TOMADA da máquina, retire a massa e o batedor da cuba, passe um pouco de óleo na cuba com um pincel e também na massa. Volte-a  para a cuba, cubra com filme PVC ou coloque-a dentro de um saco plástico de lixo de 15 litros; deixe-a num local sem vento (armário, por exemplo) e ponha ao lado uma caneca com 300ml de água fervendo. Aguarde crescer até dobrar de volume (leva uns 40 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente). O resto da receita é igual.

**O ideal é dividir a massa ao meio, abrir com rolo e fazer dois pães recheados e enrolados como rocambole, todavia demora muito, e tenho um problema de coluna que não me permite ficar curvada muito tempo (tenho bancada alta na cozinha, mas só sei abrir massa numa mesa mais baixa, onde, claro, fico curvada).


8 comentários:

  1. wuau ele esta mt bonito e esse interior esta demais adorei bjs bfs

    ResponderExcluir
  2. Hummm, que delícia de pao!!!!Como adoro frutas secas, esse pao para mim está deliciosérrimo!!!!!Estou levando a receita comigo!!!!Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Também acho, aliás concordo plenamente,

    Fazer pão é um divertimento, e pra mim um quase relaxamento, e sim, não temos que nos preocupar, apenas aproveitar!

    Lindo, lindo pão!

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga, que beleza de pão, heim... eu adoro, ficam tão perfumados com as frutas.
    Estou um tanto afastada dos coments... tive um acidente domético e fiquei com tornozelo e quadril avariado, rsrsrs... mas já estou me recuperando.
    Bjuss!!!


    ResponderExcluir
  5. Bela receita! Na Padaria Bella Antônia (http://www.locamob.com.br/padaria-bella-antonia/details), aqui em SP, tem uns pãezinhos bem gostosos assim, haha.
    Acho que eu vou tentar fazer em casa :D

    ResponderExcluir
  6. Esse pão é um espetáculo!!! Bjos
    Mabel

    ResponderExcluir
  7. Não são tão simples assim, e a receita não esta bem explicada.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo