Pãozinho de Semolina: Todo de Semolina


Devo à Tânia, do Zakuskas, o meu despertar para fazer pães de verdade e pelo uso de semolina, pois foi fazendo o seu Pão de Semolina que acertei direitinho a minha primeira receita de pão de qualidade. Como agradecer tanta dádiva de uma só vez? Grata, amiga Tânia, pelo tanto que você me tem ensinado e pelo seu carinho, sempre presente e constante.

Devo à Marly, do Saboreando a Vida – outra amiga gentil e generosa – o ter-me ensinado a sovar com os ganchos da batedeira, dando-me de presente a minha “alforria”, a qual me permitiu adentrar o mundo dos pães, já que não sabia nem sei sovar com as mãos. Obrigada, amiga Marly, por tanta generosidade.

É a vocês duas que, no Dia Internacional da Amizade, ofereço a minha mais perfeita receita de pão. Com grande admiração e afeto, Laura Lucia
 
Créditos: Receita de Pão de Semolina do blog  Say I So, onde fiz algumas modificações



Foto 4: Ganchos da batedeira voltados para o mesmo lado; Foto 5: Meramente Ilustrativa: Mostrando a tigela da batedeira coberta com o saco. Na receita atual, é o marinex redondo -- já com a massa --  que é colocado dentro do saco plástico. 


Receita do PÃOZINHO DE SEMOLINA : Todo de Semolina

Ingredientes (Meia Receita) *Colher de sopa :15ml 
1. 500g de semolina (uso Sêmola de Trigo De Cecco, di Grano Duro)
2. 300g de água filtrada em temperatura ambiente

3. 5g de fermento biológico seco instantâneo
4. 1 colher de sopa rasa de açúcar
5. 60g de manteiga amolecida 
6. 15g de sal 

7. Semolina para polvilhar

Preparo
1. Unte com um pouco de óleo um marinex redondo grande. RESERVE.

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande de borda baixa de 40x27x1,5cm (ou de 40x26x3,5 cm), ou forre-a com um Silpat (usei o Silpat).

3. Na tigela grande da batedeira, faça a Autólise*: ponha toda a semolina e toda a água da receita e misture com uma colher de pau. Aguarde 30 minutos. Acrescente os ingredientes 3 a 6 e misture inicialmente com a colher de pau. Quando a massa ficar pesada, amasse com a espátula meia-lua ou com as mãos até obter uma mistura homogênea. Transfira, então, a tigela para a batedeira.

4. Na batedeira: com os ganchos para massa pesada voltados para o mesmo lado (foto 4), sove durante 8 minutos na velocidade média, sempre girando a tigela, até obter uma massa elástica e lisa: com 4 minutos, desligue, inverta a massa, colocando a parte de baixo para cima, e sove por mais 4 minutos (isto permite uma sova mais homogênea). Junte toda a massa com a espátula meia-lua ou com uma colher de sopa formando uma bola e coloque-a no marinex reservado. Cubra o marinex com um saco plástico de lixo de 15 litros e dobre as pontas, cuidando pra ficar ar no interior do saco (foto 5, apenas ilustrativa). Deixe a massa descansar por 15 minutos em local sem vento (armário de cozinha, por exemplo).

5. Após os 15 minutos de descanso: Transfira a massa para uma bancada ligeiramente enfarinhada, forme um rolo grosso e divida-o ao meio. A massa, ou pedaço dela, que não está sendo trabalhado deve ficar SEMPRE coberta com um plástico, para não ressecar**. Role cada metade da massa na bancada fazendo um rolo de uns 25cm. Divida cada rolo ao meio e marque, cada metade, em 3 partes iguais. Com uma faca afiada, corte nas partes marcadas, ficando com 6 pedaços de massa para cada rolo, num total de 12 pedaços. Boleie os 12 pedaços, rolando um a um nas mãos untadas com um pouco de óleo. Para facilitar e ilustrar o boleamento, veja o passo a passo do post Como Bolear Massa de Pão. Transfira cada bolinha pronta para a assadeira, com o bico voltado para baixo, deixando também a assadeira coberta pelo plástico.

6. Cubra a assadeira de pães com o saco plástico de lixo já usado e deixe crescer por 25-30 minutos*** ou até QUASE dobrar de volume em local sem vento (armário de cozinha, por exemplo).

7. Assim que deixar os pães para crescer: Acenda o forno a 190º (forno a gás).

8. Quando terminar o crescimento: Peneire semolina por cima dos pãezinhos e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até crescerem e começarem a corar. Aos 20 minutos, gire a parte da frente da assadeira para trás, para os pãezinhos corarem por igual. Quando retirar, desenforme imediatamente e coloque-os sobre uma grade. Aguarde 10 minutos e sirva. E pode se preparar para uma delícia ímpar!

*Autólise é um método usado para melhorar o pão, ao qual se recorre quando se utiliza a mistura direta de ingredientes. Veja detalhes deste processo na pág. 104 do livro Técnicas de Padaria Profissional, do Paulo Sebess, no site books.google.com.br.

**Assim que retiro o marinex do saco plástico de lixo, corto o fundo dele com tesoura e, também, corto-o no sentido do comprido, de forma que fico com um plástico grande, que dá pra cobrir tanto a massa que não está sendo trabalhada como a assadeira com as bolinhas já prontas.

***O tempo é relativo. Aqui em Fortaleza o clima é quente, e neste dia estava quentíssimo!

Dica para os cearenses: Compro  a Sêmola de Trigo De Cecco, di Grano Duro, no Pão de Açúcar Náutico. Fica na prateleira de cima das farinhas de trigo.

15 comentários:

  1. Hum, pelas fotos parece muito gostoso !!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Hummm... que delícia esse pãozinho! Já copiei a receitinha pra poder fazer!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laurita, minha querida amiga!

    Desculpe o atraso, estive com meu marido doente e isto me deixou ausente até do meu próprio blog. Mas que boa surpresa chegar aqui e encontrar não apenas a receita do delicioso (e lindo!) pãozinho de semolina (que devo fazer com certeza) mas também uma menção tão carinhosa a mim! Obrigada, a minha noite será mais agradável, por causa disso, rsrs.
    Os pãezinhos ficaram perfeitos, redondinhos, macios; quase posso sentir o aroma e sabor deles, rsrs.

    Um beijo, boa noite, boa semana e muito obrigada por sua amizade!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Laura!

    Fico lisonjeada com suas palavras. Mas o mérito é todo seu, que com essas mãos de fada conseguiu pães tão maravilhosos (parecem sonhos de tão fofinhos!.
    Como a Marly, agradeço todo carinho de seu gesto.
    Com certeza vou reproduzi-los aqui, pois amei a receita!

    Desejo uma semana maravilhosa para você!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que pão lindo! Feito por nós é uma maravilha!

    ResponderExcluir
  6. Visite meu blog, estou começando agora mas mesmo assim deixe sua opinião por lá.

    http://cozinhadoed.blogspot.com.br/

    Desde já, Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Estou sempre procurando pela Internet novas receitas de pães para minha mãe que adora faze los, e que grata surpresa essa dica de sovar já que essa é a minha dificuldade kkkkk com certeza vou tentar usar .. Brigado viu :D
    bjs
    Se quiser da uma olhada :D http://www.partesdeumdiario.com/2013/07/saindo-da-rotina-gordices-i.html

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Estou passando pra te convidar a visitar meu blog sobre receitas que acabei de criar, o www.testeireceitas.blogspot.com.br
    Espero que você goste ^^
    Dando uma olhadinha no seu blog vi que você adora fazer pães hein?! Meu irmão que é um gênio na cozinha comparando comigo, adora fazer essas coisas. Vou mostrar algumas receitas suas pra ele, com certeza ele vai adorar!
    Vou te seguir, pois quero visitar muitos blogs sobre receitas para que eu possa testá-las e ver se fica bom, já que sou um desastre na cozinha. haha
    Não esquece de visitar, ok? Beijos continue postando muitas receitas! ^^

    ResponderExcluir
  9. Com muitas saudades depois de uma pequena ausência
    estou voltando para agradecer seu carinho comigo
    eu entendo ,que a amizade é eterna quando somos amigos de verdade.
    Nessa ausência pude compriender o quanto
    sua presença enche minha vida de esperança.
    Esta sendo difícil passar por mais essa fase
    da minha vida.
    De sorte a minha fé é inabalavel por maior ,
    que seja minha luta procuro ser cada dia mais forte.
    Eu ainda não sei de onde vem minha força,
    mais acredito , que vem do Alto Dos Céus.
    Onde as estrelas e os anjos me cobre de paz e de luz
    restaurando assim minha vida.
    Com muito carinho deixei um premio na postagem
    caso gostar leve por favor.
    Deus abençoe seu final de semana.
    com carinho e minha amizade pra sempre.
    Beijos no coração e na sua alma.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  10. Olá Laura,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei!Estou em uma fase me aventurando na cozinha,isso depois de dois anos de casada.E estou amando.Amei a receita de pão, já vou pegar as dicas.

    ResponderExcluir
  12. Pode fazer na máquina de pão?

    ResponderExcluir
  13. Pode fazer bolos com a semola rimasinata di grano duro.

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz e amei, aqui no frio do Sul demorou um pouco mais para crescer. Obrigada por generosamente compartilhar seu conhecimento. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo