Flan de Chocolate com Creme Inglês

Achei este flan que vi no Cyber Cook bem interessante e resolvi experimentar. O palpite foi certo, pois ficou bom mesmo, com um sabor mui sofisticado.

Aumentei um pouco o chocolate e não coloquei as raspas de laranja, pois sou fã
do primeiro e não muito apreciadora destas. Dê-se também a liberdade de adaptar ao seu gosto e fique feliz com o resultado. É isto o que importa.

A recomendação da receita original é servir o creme inglês à temperatura ambiente. Na verdade ele dá um toque especial ao flan -- numa combinação delicada e fina --, o qual sozinho já é gostoso, mas com o creme torna-se fora do comum. Vale salientar, no entanto, que gelado, ele também é maravilhoso. Eu, pelo menos, adorei.
Ingredientes *Xícara: 190ml
Flan
1. 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g)
2. 5 colheres de sopa de água

3. 1 ½ barra (255g) de chocolate meio amargo picado (eram 200g) (usei Amaro da Lacta)
4. 1 xícara de chá de água

5. 1 lata de leite condensado
6. 1 colher de chá de raspas de laranja (não usei)

Creme inglês
1. 1 lata de leite condensado
2. 2 gemas
3. 1 lata de leite (medida na lata de leite condensado)
4. 2 colheres de chá de essência de baunilha

Preparo
Flan
1. Num refratário pequeno ponha a gelatina em pó. Junte 5 colheres de sopa de água. Misture bem e leve ao microondas por 15 segundos na potência alta. Misture de novo. RESERVE.

2. Num papeiro, ponha o chocolate picado e a xícara de água. Leve ao fogo em banho-maria, com água já fervendo, até derreter o chocolate. Mexa sempre.
Se ficarem pequenos fragmentos de chocolate, passe rapidamente no liquidificador para tornar homogênea a mistura.

3. Coloque em uma tigela o leite condensado, o chocolate derretido e a gelatina reservada. Misture bem.

4. Molhe com água uma forma redonda de anel de 20cm (para o flan soltar mais facilmente) e verta aí o flan. Cuidado para não sujar a forma. Caso aconteça, passe um guardanapo de papel molhado para retirar o sujo. Leve à geladeira por no mínimo 4 horas.

Creme inglês
1. Ponha o leite condensado e as gemas num papeiro. Misture até incorporar a gema. Acrescente o leite e a baunilha. Misture. Leve ao fogo em banho-maria, com água já fervendo. Mexa sempre com uma colher de pau, até que fique consistente; aproximadamente 25 minutos. Não raspe o pregado das paredes do papeiro com a colher de pau. Ao sair do fogo, passe numa peneira de metal para tirar as pequenas pelotas, lave o papeiro e retorne o creme para ele. Se não tiver peneira de metal, espere amornar e passe numa de plástico.

2. Aguarde esfriar totalmente. Vez por outra, dê uma mexida com a colher de pau, para que não se forme uma crosta seca sobre o creme. No momento de servir, *desenforme o flan e cubra com o creme inglês, vertendo-o diretamente do papeiro sobre o flan. Se preferir, use somente metade do creme para cobrir e ponha a outra metade numa molheira, para cada um acrescentar a quantidade de creme que quiser.

*Para desenformar: Passe uma faquinha de ponta arredondada delicadamente nas bordas do flan e mergulhe a forma, por 1-2 segundos, em uma tigela com água quente. Ponha o prato de servir em cima da forma e vire os dois juntos; dê uma batidinha em cima da forma para o flan se desprender. Se não sair, repita o procedimento. No Clique a Gosto tem fotos e instruções ótimas mostrando como desenformar gelatinas e pudins. Confira!

4 comentários:

  1. Olá, tia! Sou eu, Ginna! Tudo bem?
    Adorei seu blog! Tá que é uma internauta profissional! Além de ter mão cheia, você também capricha na descrição e produção de fotos! Qualquer dia vou me arriscar a fazer alguma das suas e estender esse dom das Passos! Hahaha. Gosto de cozinhar, mas só coisas simples e gostosas! Então esse blog vai ser uma mão na roda! Digo, uma mão no fogão! As simples são as melhores mesmo!
    Parabéns pelo blog.
    Beijos!

    Ginna

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ginna,
    Que bom que você veio visitar o meu blog! Sinto-me gratificada por você ter gostado.
    Experimente as receitinhas simples daqui, você vai adorar quando vir o resultado. As Passos são boas de mão; talvez apenas você ainda não tenha descoberto este dom.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Olá Laura!
    Foi ao acaso que descobri seu blog e virei fã!!
    Já está em meus favoritos para não te perder de vista!
    Parabéns pela "simplicidade" e pelas fotos!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tânia,
    Muito bom receber sua visita. Grata pelos elogios. Volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo