Torta de Morango com Catupiry


A única novidade nesta torta, em relação à Torta de Morango Fácil já publicada aqui, é o uso do Catupiry batido com leite condensado, limão e baunilha no lugar da conhecida combinação de creme de leite condensado com creme de leite. Mais uma invençãozinha da marca LL. Apreciei mil vezes mais esta versão com requeijão, pois é bem menos doce e o sabor é especialíssimo.

Para quem não sabe, Catupiry é apenas uma marca muito conhecida de requeijão aqui no Brasil. Contudo, acabou significando um queijo muito cremoso, usado em certos pratos de nossa culinária, conforme reza a mãe dos internautas burros (como eu), a Wikipédia.

Créditos: Uns bons anos ajudando mamãe na cozinha e o fato de ter comido na Balu Doces, de Fortaleza, um Cheesecake de Morango com Catupiry, o qual me deu a idéia de usar este tipo de requeijão na Torta de Morango Fácil, transformando-a numa sobremesa mais saborosa, delicada e exótica.
 
Ingredientes *Xícara:190ml *Copo americano:185ml *Colher de sopa:15ml *Colher de chá:2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 2 caixas de morango (400g)*
2. 1/3 de barra de chocolate meio amargo (63g) (uso Amaro da Lacta)
3. 1/2 bolo mesclado grande (24-26cm de diâmetro), de funil no meio, comprado pronto 
4. 1 xícara de chá de leite 
5. 2 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (50g) (uso Nestlé) 
6. 1 caixa de requeijão cremoso Catupiry** (410g)
7. 1 lata de leite condensado
8. 3 colheres de sopa de suco limão coado
9. 2 colheres de chá de essência de baunilha (5ml)
10. Cobertura de morango pronta (uso Karo)

Cobertura de gelatina
. 1 2/3 de copo americano de água (310ml) 
. 2/3 de caixinha de gelatina sabor morango (20g)
. 1 colher de sopa rasa de polvilho doce 
. 1 colher de sopa rasa de açúcar refinado

Preparo
1. Raspe o chocolate com aproximadamente 3mm de espessura. Se ele estiver mole, corte em cubinhos de 3-4mm. RESERVE.

2. Corte o bolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Retire as cascas e cubra com as fatias todo o fundo de um marinex oval pequeno de 28,5x20x5,5cm.

3. Numa tigelinha, ponha o chocolate em pó e acrescente o leite aos poucos, sempre mexendo. Derrame com uma colher de sopa sobre as fatias de bolo, para umedecê-las. Levante o marinex e veja pela parte de baixo onde há zonas de bolo secas para acrescentar um pouco mais da mistura de leite/chocolate nestas zonas. Pode sobrar um pouco do leite/chocolate. Aperte o bolo, suavemente, com as mãos espalmadas e depois nivele com uma colher. Limpe as paredes laterais do marinex com um papel-toalha.

4. Na batedeira: ponha o requeijão e o leite condensado e bata por 2 minutos na velocidade máxima. Adicione aos poucos o limão e depois a baunilha e bata por 2 minutos até obter um creme homogêneo e um pouco espesso. Leve ao freezer ou turbo congelamento por 20 minutos. Espalhe um terço do creme sobre as fatias de bolo. Espalhe, então, as raspas de chocolate e cubra com o restante do creme. Limpe as bordas do marinex com um papel-toalha seco e depois, com um papel-toalha umedecido. Leve ao freezer durante 60 minutos para endurecer a superfície do creme de queijo.

5. Enquanto espera o creme endurecer, faça a cobertura: em um papeiro, coloque o polvilho e um pouco de água para dissolvê-lo; acrescente o restante da água, a gelatina e o açúcar e leve ao fogo, sempre mexendo, até ferver, engrossar ligeiramente e ficar transparente (1-2 minutos de fervura). RESERVE. 

6. Enquanto espera o creme endurecer: retire o pedículo dos morangos com a ponta fina de uma faca. Não corte a base, fica feio. Corte os morangos ao meio no comprido. RESERVE.

7. Após os 60 minutos de freezer: ponha um fio de cobertura de morango sobre o creme de queijo, seguindo as elipses do marinex: das maiores para as menores, até o centro. 

8. Arrume as bandas de morango em volta de toda a borda externa do marinex, formando uma elipse. As pontas dos morangos devem ficar voltadas para dentro. Arrume depois as elipses internas, até o centro (foto 3). O número de elipses dependerá do tamanho (comprimento) dos morangos.

9. Derrame a cobertura de gelatina, com uma colher, por cima dos morangos. Se os morangos forem pequenos, não use toda a cobertura, pois eles podem subir e ficar boiando. Use um pincel de manteiga seco para molhar a parte superior dos morangos com a gelatina, pois com colher bate-se nos morangos e se os tira de lugar, além de  fazer subir um pouco de creme branco, o qual turva a gelatina. Leve à geladeira por 4 horas, antes de servir. Aí, pode morrer de comer, porque é superdelicioso.

*Realmente 400g de morangos bonitos são suficientes para esta torta, mas aqui em Fortaleza sou obrigada a comprar bem mais, pois apenas os morangos de cima das caixinhas são aproveitáveis. Os de baixo, sem exagero algum, são muito pequenos ou verdes ou estragados.

**Usei um requeijão cremoso de outra marca uma vez, mas o creme talhou e ficou mole demais após colocar o suco de limão. Tive que bater no liquidificador para homogeneizar e  ele não endureceu nem após 24 horas de geladeira. Por isto, prefiro o Catupiry.

10 comentários:

  1. Menina, essa torta ficou um espetáculo!

    Digna de revista gourmet, deu uma vontade danada...rsss

    Não sei se ainda acho morangos por aqui, acho que já se foram todos...de toda maneira salvei sua receita, fiquei tentada!

    Um grande abraço pra voce,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas!!!Ficou uma perfeição!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Laurita, amiga,

    A sua torta ficou um escândalo, adorei, adorei, adorei! Adorei a substituição que você inventou, adorei a imagem e adorei a receita tão detalhadinha (que eu já vou copiar! rsrs). Parabéns pelo excelente trabalho!

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura,
    Essa receita está deliciosa.
    Quando eu morava em Fortaleza, adorava ir na Balu. QUe delícia!Aquele rocambole de goiaba é o preferido do meu marido.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Deliciosa e caprichosamente decorada!
    Suas receitas são sempre muito detalhadinhas.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Amiga Laura, como sempre dando show de postagem, com passo a passo impecável fica impossível qualquer coisa dar errado.
    Comprovei isso mais uma vez ainda agorinha, quando fiz a pizza margherita de aveia para o marido, que por sinal adorou e até repetiu...rs!
    Logo devo postar no blog, aguarde!
    Estive fora uns dias e agora estou colocando as visitas em dia, desculpe-me pela ausência e agradeço as visitas lá na Biroskinha!
    Um beijinho cheio de carinho!

    ResponderExcluir
  7. torta de morango é tudo de bom mesmo..fica tão linda..amei a sua..bjus

    ResponderExcluir
  8. Garotas,
    Vocês só me trazem coisas boas. Fico extremamente feliz com suas visitas. Beijinhos, Laura Lucia

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo