Bolo de Banana Invertido com Farinha de Rosca

Fiquei impressionada quando vi esta receita no Tudo Gostoso. Como de hábito, incluí minhas pequenas mudanças. Achei o resultado sensacional. A combinação de banana com farinha de rosca pareceu-me estranha, todavia, ao provar o bolo, achei-a perfeita.
Lembre-se apenas que as bananas precisam estar no ponto, bem maduras, sem serem maduras demais. Como você sabe o ponto certo? Quando elas ficam com muitas pintinhas escuras (veja foto 2) e também quando, ao se tocar nelas, caem facilmente da penca.
Normalmente, compro-as de vez, três dias antes de fazer o bolo, que é quando dá o ponto certo. Se elas amadurecem um dia antes do previsto, geladeira nelas! Insisto no ponto de amadurecimento porque se elas não estiverem bem maduras não deixam o bolo com um bom sabor. E se estiverem maduras demais, o bolo fica solado em virtude do excesso de líquido que soltam.


Acabou de acontecer algo interessante. Fiz o bolo e dei uma saída para ir ao mercadinho. Demorei mais do que o esperado, e quando fui desenformar o bolo na bandeja, o danadinho não saiu de forma alguma. Claro, a calda tinha esfriado.
Então lembrei da técnica que mamãe usava quando isso acontecia com os bolos invertidos. Passei rapidamente o fundo da forma na chama do fogão, coloquei um pano de prato no fundo da forma quente, pus a bandeja na parte de cima, virei, e então ele desenformou fácil, fácil. Um acaso que gerou uma boa dica, não foi?


Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
. 4 bananas nanicas maduras cortadas no comprido em quatro fatias
. Canela para polvilhar as bananas

Líquidos
1. 3-4 bananas nanicas maduras grandes (350g) cortadas em 3 pedaços
2. 100g de margarina derretida, e já fria
3. 100g de manteiga derretida, e já fria
4. 3 ovos grandes

Secos
1. 2 xícaras de chá de farinha de rosca
2. 1 ½ xícara de chá de açúcar
3. 2 colheres de sopa de fermento em pó
4. 1 colher de café de sal
5. 3 colheres de sopa de canela

Calda:
. 2/3 de xícara de chá de açúcar

Preparo
1. Derreta a margarina e a manteiga. RESERVE.

2. Unte com margarina de uma assadeira redonda de 30cm de diâmetro; polvilhe com farinha de trigo somente as paredes laterais.

3. Acenda o forno a 250º.

4. Calda: Queime o açúcar num papeiro, na cor de caramelo claro (OBS.: a calda continua a queimar mesmo depois que sai do fogo). Derrame, com uma colher, um fio de calda em todo o fundo da assadeira. Disponha as bananas fatiadas no fundo da assadeira, sobre a calda, formando círculos concêntricos (veja foto 1). Polvilhe com canela. RESERVE.

5. Misture numa tigela grande os ingredientes secos.

6. Bata no liquidificador os ingredientes líquidos, até obter um creme homogêneo. Junte este creme aos ingredientes secos e misture com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea.

7. Verta a massa delicadamente sobre as bananas. Leve ao forno por 30 minutos, até que espetando um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Gire a parte de trás da forma para frente aos 20 minutos. Quando retirar, ponha o bolo sobre uma grade.

8. Desenforme após 20 minutos, antes que a calda esfrie e impeça o bolo de sair da forma. Use um pano de prato no fundo da forma para evitar queimar-se. Servido morno é uma delícia!

Dica: Se as bananas forem pequenas e finas, cortar somente em 3 fatias no comprido.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo