Pesquisar este blog

Carregando...

Bolo Mármore

18 de junho de 2012


Uma pessoa amiga, que nunca fez um bolo, mas que provou do Bolo Mármore que dei de presente para minha amiga-irmã Lu, disse-me que gostaria de saber fazer um bolo fofo perfeito. Comprometi-me a ensiná-la. Tentei fazê-lo de forma bem simples para não assustar minha aluna. Assim, “arregacei as mangas” e fui fazer o teste antes da aula. Experimentei fazer o bolo fofo: 1) todo no liquidificador -- ficou numa bela droga; 2) parcialmente no liquidificador e o resto à mão -- uma porcaria; 3) todo na batedeira -- a textura deixou muito a desejar; 4) e, finalmente, no modo antigo, batendo na batedeira a manteiga e o açúcar e só depois acrescentando as gemas, uma a uma, e então passando para a mão. Neste sim, o bolo ficou nos “trinks”, realmente sensacional, como seria de esperar.

Havia testado anteriormente diferentes modos de pôr a massa preta (de chocolate) e a branca na forma para obter o marmorizado, além de acrescentar água, leite, fermento etc. na massa preta para ela ficar com peso diferente da massa branca e originar um marmorizado interessante. O que realmente deu belo resultado foi adicionar leite e açúcar para tornar a massa preta mais saborosa e mais pesada, e colocá-la na forma alternando-a, aleatoriamente, com a massa branca.

Epílogo: trabalhei feito uma “besta de carga” para chegar à conclusão de que o velho método de fazer bolo fofo da D. Laura, minha mãe, era o único correto!!! Bem que eu quis facilitar o trabalho da minha aprendiz... Todavia, não tem jeito, ou se tem mais trabalho e se faz benfeito, ou faz-se rápido e imperfeito!

Créditos: 1) O bolo é uma receita tradicional de bolo fofo feita pela minha mãe, que aprendi na adolescência; 2) Vi a dica de colocar as duas massas na forma, alternada e aleatoriamente, em vários sites, mas a que me chamou mais atenção foi a do blog Desastres Culinários.

Foto 3a: Creme fofo e esbranquiçado de manteiga e açúcar (foto sem flash para ressaltar a cor natural); Foto 3b: Textura final da massa branca após inclusão das claras em neve (foto sem flash); Foto 3c: primeira camada de massa branca e preta colocadas, aleatoriamente, na forma; Foto 3d: outra fatia do mesmo bolo. Melhor vista e explicada na foto 4b.

Fotos 4a e 4b: Dois padrões de mamorizado distintos e bonitos em fatias cortadas de partes diferentes do mesmo bolo. A textura destoante da fatia da foto 4b deveu-se ao fato de o bolo estar gelado (sempre guardo na geladeira, durante a noite, todo bolo feito com farinha de trigo, pois o envelhecimento dela é muito rápido, mudando completamente o sabor do bolo. Gelar, retarda o envelhecimento).

Ingredientes *Xícara de chá:190ml *Colher de sopa:15ml *Colher de café: 2ml
Massa Branca
1. 4 gemas de ovos médios*
2. 2 xícaras de chá rasas de açúcar refinado (298g)
3. 1 xícara de chá rasa + 3 colheres de sopa rasas de manteiga (250g)
4. 20 gotas de essência de baunilha
5. 1 colher de café rasa de sal

6. 3 xícaras de chá rasas de farinha de trigo (333g)
7. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
8. 1 xícara de chá de leite (190ml)

9. 4 claras em neve (claras de ovos médios)*

Massa Preta
1. 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (45g) (uso Nestlé)
2. 1 colher de sopa rasa de açúcar de confeiteiro
3. 4 colheres de sopa de leite (60ml)
4. 3 xícaras de massa branca, aproximadamente (4 colheres de pau cheias)

Preparo

1. Peneire a farinha de trigo e o fermento numa tigela média. Misture bem. Peneire o açúcar refinado. RESERVE.

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de anel de 24x9cm (ou 24x8cm). RESERVE.

3. Acenda o forno a 200º.

4. Na tigela grande da batedeira: ponha o açúcar, a manteiga, a essência de baunilha e o sal e bata até obter um creme esbranquiçado e fofo** (foto 3a) – aproximadamente, 5 minutos em velocidade média/alta. Adicione as gemas uma a uma e bata após cada adição só até incorporá-la, obtendo ao final um creme bem fofo. À Mão: acrescente, aos poucos (de 5-6 vezes), a mistura de farinha e fermento reservada, alternando com o leite, e misturando delicadamente com uma colher de pau.***

5. Bata as claras em neve na batedeira (velocidade média) só até obter picos consistentes. Adicione-as à massa e misture delicadamente com uma colher de pau (foto 3b).

6. Numa tigela média, peneire o chocolate em pó e o açúcar de confeiteiro, adicione o leite e misture bem. Acrescente, aproximadamente, 3  xícaras de chá da massa e misture bem. Despeje colheradas de massa branca e de massa preta, aleatoriamente, na forma (foto 3c). NÃO MEXA MAIS nas massas.

7. Leve para assar por aproximadamente 1:00  hora ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Gire a parte da frente da forma para trás aos 50 minutos para corar por igual (se usar forno a gás). Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade durante 15 minutos e desenforme duas vezes para ficar com o lado corado pra cima: a primeira, numa assadeira de pizza e a segunda, no prato de servir. Está pronto o seu bolo lindo e supergostoso. Morno e com um cafezinho, acalenta qualquer coração...


*Ovos médios pesam entre 55 e 59g com casca (considero assim). Neste bolo, os 4 ovos deram um total de 234g.

**Esta é a etapa mais importante de um bolo fofo, onde os pequenos cristais do açúcar irão correr dentro da manteiga formando, no seu trajeto, muitas bolhas de ar pequeninas, as quais irão aumentar de tamanho ao receber o gás liberado pelo fermento quando do calor do forno. A cor esbranquiçada do creme de manteiga deve-se à inclusão de muitas bolhas de ar pela batedeira. O ar aumenta o volume do creme, tornando-o fofo e claro em virtude de as moléculas amarelas da manteiga ficarem mais separadas umas das outras. Por sua vez, serão as muitas e muitas pequenas bolhas formadas as responsáveis pela textura final delicada e fofa do bolo assado.

***A delicadeza na inclusão da farinha/fermento faz-se necessária para não destruir as bolhas de ar formadas na etapa em que se bateu a manteiga e o açúcar para obter-se o creme fofo e esbranquiçado.

****Se as claras forem batidas em excesso, elas ressacam o bolo.

Dica: para saber mais sobre a função das diferentes etapas de preparação de um bolo fofo, veja o post  The science of cake-making no blog Delia On Line.

41 comentários:

Carla Colombo disse...

nao adianta, bolo perfeito (bolo de vó), é assim mesmo, trabalhoso! mas no fim, o trabalho compensa demais! hehe
beijos!!!
o seu bolo tá lindo!

www.brisandonacozinha.com

Iliane disse...

amiga..eu amo sua explicações nas receitas..a gente tem a certeza que tudo vai dar certo mesmo...que bom que a receita da mamãe..é realmente tudo de bom!!!..amei..e adorei ti ver por aqui...volte sempre..bjo

Sabor no Prato disse...

Gostei demais da sua receita!! Seu bolo parece ter ficado bem fofinho. Receita de mãe é sempre a melhor :)

Abraços, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Marly disse...

Olá, querida, Laura,

Bolo mármore é um clássico justamente porque é muito bom! rsrs. Verifiquei que a sua receita é a mesma que fazíamos em família, bem amanteigada, com quatro ovos e feita à moda "antiga": a manteiga é batida com o açúcar e as claras em neve entram posteriormente, rsrs.
O seu bolo ficou com um lindo marmorizado e, com certeza, ficou também muito saboroso!

lili disse...

Finalmente uma foto de como dispor as 2 massas.Já fiz de tudo para o meu bolo marmorizar e nunca consegui. Agora vou fazer assim, obrigada

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Passando pra fazer uma visita, deixar um oi e dizer que fiquei hipnotizada pela fatia do bolo... eu quero!...

bjks

Rachel disse...

Já cheguei copiando amiga...rs, esse bolinho me tráz recordações muito gostosas de minha mãe que sempre nos fazia um bolinho assim, o dela era muito gostoso e quase não sobrava pedaço para o meu pai...rsrsrs!

Fico muito feliz em saber que o tratamento está tendo algum resultado, rezo para que um dia você se veja livre definitivamente dessas terríveis dores.

Adorei sua visita, me perdoe o sumiço ás vezes não consigo o tempo que queria para ser mais presente, mas estou sempre pensando em você, pode ter certeza.

Um bom dia para você, deixa eu ir bater meu bolinho, hoje marido vai comer um bolinho mármore e eu vou matar um pouquinho a saudade.

Bjuss!!!

Rachel disse...

Amiga Laura, voltei para te contar que meu bolo ficou uma delícia, fiz metade da receita, seguindo as medidas que você passou e deu super certo...apesar de...ter me esquecido da 1/2 xícara de leite na massa branca...acredita, e mesmo assim o bolo ficou fofinho e lindo, marido adorou.
Vai saber, né...só se fizer novamente e colocar o leite para ver como vai ficar...rs!
Não importa, o que vale mesmo é que metade dele já foi...rsrsrs!
Agradeço a partilha e a oportunidade de matar minha saudade, num simples pedaço de bolo!
Bjuss!!!

Tânia disse...

A textura do teu bolo é tentadora, menina. Com o frio que está hoje por aqui, tô tentada quando terminar meu trabalho ir prá cozinha!
Beijinhos, querida. Otima semana para ti.

Anônimo disse...

olá tambem fiz o bolo ontem, diminui bastante na manteiga, mas mesmo assim ficou ótimo! e lindo! obrigada pelas dicas e parabéns, belissimo post. Blogs assim me inspiram a um dia quem sabe ter o meu. Bjs. Míriam

Anônimo disse...

Parece muito bom este bolo!
Vou fazer para provar, gosto muito de bolo marmore, e os meus filhos adoram!!
Bjoss

Claudia FG disse...

Delícia! Um trabalhinho a mais mas vale pela fofura e delícia muito a mais!
Parabéns

Anônimo disse...

Ficou delicioso! Vale a pena!

Anônimo disse...

muito bom!! facilitaste-me a vida com esta receita... :D

tudo de bom...!!!

Ellen disse...

Sempre procurei uma receita perfeita e nunca tive sucesso, mas parece que acendeu a luz no fim do túnel! Essa receita é simplesmente maravilhosa! Não consigo parar de comer...

Anônimo disse...

Fiz hj para receber visitas em casa, fez o maior sucesso. Que delicia de bolo...maravilhoso, parabens.

Anônimo disse...

I'd like to find out more? I'd want to find out some
additional information.

Feel free to surf to my blog: female libido enhancers

Anônimo disse...

um
a delicia muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuto gostoso

Anônimo disse...

a fatia deu agua na boca vou fazer beijos

Anônimo disse...

Usually I do not read article on blogs, but I wish to say that this write-up very
forced me to try and do it! Your writing taste has been surprised me.
Thank you, quite nice post.

Here is my homepage ... Breast Buy

Anônimo disse...

When some one searches for his necessary thing, thus he/she desires to be available that in detail, so that
thing is maintained over here.

Feel free to visit my web page www.royallgrills.com

Anônimo disse...

Hello there I am so happy I found your blog, I really found you by error,
while I was browsing on Google for something else, Anyhow I am here now and would just like to say many thanks for a tremendous post and a
all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look
over it all at the minute but I have bookmarked it and also included your RSS feeds,
so when I have time I will be back to read a great
deal more, Please do keep up the fantastic b.


Also visit my web page: alteril

Anônimo disse...

Hi! I'm at work browsing your blog from my new iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the excellent work!

Look at my web page ... are volume pills safe

Anônimo disse...

I every time emailed this weblog post page to all my
contacts, as if like to read it then my friends will too.


Feel free to surf to my page - www.citynewstube.com

Anônimo disse...

You need to take part in a contest for one of the best sites
on the internet. I will recommend this web site!

Look into my weblog ... hoodia balance

Anônimo disse...

Magnificent site. Plenty of helpful info here.
I'm sending it to several buddies ans also sharing in delicious. And of course, thank you to your effort!

my web page :: breast enhancement supplement

Anônimo disse...

Having read this I believed it was very informative. I appreciate you spending some time and energy to put this
information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments.
But so what, it was still worthwhile!

My web-site low thyroid

Anônimo disse...

Great beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how
could i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal.

I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear
idea

Also visit my homepage :: buy zetaclear

Anônimo disse...

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied
on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why throw away your intelligence
on just posting videos to your blog when you could be giving us
something enlightening to read?

my web-site :: buy provillus

Anônimo disse...

Hi! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading
through your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that deal with the
same subjects? Appreciate it!

my web blog ... provillus

Anônimo disse...

Normally I don't learn post on blogs, but I wish to say that this write-up very compelled me to check out and do so! Your writing style has been surprised me. Thanks, quite great post.

my site :: provillus in dubai

Anônimo disse...

I go to see everyday some web sites and sites to read content,
however this website offers feature based posts.

Also visit my homepage - buy virility ex

Anônimo disse...

Howdy would you mind sharing which blog platform you're working with? I'm going to start my own blog in the near
future but I'm having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm looking for something completely unique.

P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!


Also visit my web page ... ghr

Anônimo disse...

Have you ever considered publishing an ebook or guest authoring on other
websites? I have a blog based upon on the same information you discuss and would love to have
you share some stories/information. I know my subscribers would enjoy your work.
If you're even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

Here is my site - http://tinnituscontrol.herbalcurenow.com/articles/tinnitus-control-review-ear-ringing-relief

Anônimo disse...

Good site you have got here.. It's difficult to find good quality writing like yours nowadays. I honestly appreciate individuals like you! Take care!!

my webpage; crash diets

Anônimo disse...

I think the admin of this web site is in fact working hard in favor of his website, as here every stuff
is quality based material.

Also visit my website - viagra dosage

Anônimo disse...

Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you finding the time and energy to put this information
together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments.
But so what, it was still worth it!

my web blog ... male impotence (http://www.lowicz.spinet.pl/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=3499)

Anônimo disse...

I think that everything said made a bunch of sense.
However, what about this? suppose you were to create a killer headline?
I ain't saying your content is not good., but suppose you added something that makes people want more? I mean "Bolo M�rmore" is a little plain. You should peek at Yahoo's home page
and watch how they write article titles to get viewers to click.
You might add a related video or a related pic or two to grab readers
interested about everything've written. In my opinion, it would make your website a little livelier.

my blog post: buy idol lip - -

Anônimo disse...

deve d fica um manjar dos deuses

Anônimo disse...

bonito ele esta na foto. mais sera sim? pois tenho feito algumas receitas da internet e não tem dado certo!!!! vou tentar fazer essa tb

Anônimo disse...

Eu fiz!!! Ficou delicioso! Obrigada!

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Só Receitas Simples / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011
▲ Topo