Doce de Coco de Forno

Mais uma receita da mamãe. Bom, ela era uma cozinheira de mão-cheia e algumas de suas receitas foram criadas por ela própria, com base na sua grande experiência culinária. Os quitutes resultantes dessas invenções eram divinos!!!
Não sei de onde veio esta receita, mas é conhecido na família como o doce de coco da Laura -- ela também se chama Laura.
Faça este doce, e comprove a verdadeira delícia de seu sabor único e inigualável!

Ingredientes *Xícara: 190ml *Copo: 185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 350g de açúcar refinado
2. 1 copo americano menos 1 dedo de água (170ml)

3. 2 cocos bem grandes ralados (dá 9 xícaras de chá ou 880g)
4. 3 ovos grandes inteiros
5. 1 1/3 de xícara de chá de farinha de trigo
6. 1 xícara de chá de leite

7. 1 1/3 de xícara de chá de queijo coalho ralado (125g)
8. 50g de manteiga

Preparo
1. Rale o coco. RESERVE.

2. Rale o queijo. RESERVE.

3. Unte com manteiga um marinex retangular médio de 30,5x19,5x4cm.

4. Numa panela grande, faça uma calda com o açúcar e a água, no ponto de fio grosso: aproximadamente 10 minutos de fervura com o fogo baixo e com uma colher de pau dentro, para a calda não derramar da panela durante a fervura. Mexa somente antes de colocar no fogo para dissolver o açúcar. Se mexer após colocar no fogo, açucara, e perde-se a calda.

5. Para ver o ponto de fio grosso: deixe primeiro a calda esfriar um pouco; quando pegar uma porção dela entre os dedos indicador e polegar, e abri-los 3-4mm, deve formar um fio grosso.

6. Acenda o forno a 220º.

7. Misture com uma colher de sopa, numa tigela grande, os ingredientes 3 a 6 e depois amasse bem com as mãos para soltar o leite do coco. Junte esta mistura à calda e mexa bem.

8. Acenda o fogo da panela e mexa, sem parar. Quando começar a soltar da panela, continue mexendo por mais 3 minutos, para cozinhar a farinha de trigo. Fica uma massa bem consistente. Apague o fogo e acrescente a manteiga, misture. Adicione o queijo e misture bem.

9. Verta no marinex, espalhe e leve ao forno até corar bem as bordas. Aproximadamente 50 minutos. Aos 35 minutos gire a parte de trás do marinex para frente, para corar por igual. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma tábua. Sirva morno ou frio.

Obs.: Olhando-se pela parte de baixo do marinex, o doce fica um tanto escuro, mas é assim mesmo. Acho esta casquinha escura a melhor parte do doce.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

2 comentários:

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo