Bolo de Chocolate Mud Cake


Se eu fosse dizer aqui todos os adjetivos qualificativos deste bolo, teria que recorrer ao HOUAISS de Sinônimos, e encheria um bom parágrafo com eles. Para não perder tempo, vou dizer só o seguinte: faça, faça, faça! E urgente! Porque você verá o que estava perdendo, assim como eu vi, por não conhecer o rei dos bolos de chocolate – o Mud Cake.

AVISO: Estou entrando de férias e retorno em início de outubro. Muito obrigada a todos vocês que passam por aqui e que são importantíssimos para o prosseguimento do blog, dando-me estímulo para continuar a testar e publicar minhas receitinhas simples, todavia, sempre feitas com imenso amor e dedicação... 
Meu abraço, meu carinho e meu até logo mais, Laura Lucia


Créditos: Receita de Bolo de Chocolate Mud Cake do blog Simplesmente Delícia. Alterações que fiz: derreti o chocolate no microondas em vez de ser em banho-maria, em razão de ser mais rápido e de o bolo ficar mais molhadinho, pois gosto demais assim. Aumentei o chocolate em pó de ½ para 1 copo; o açúcar, de 1 ¼ de copo para 1 2/3 de copo. Usei manteiga com sal. E a receita de ganache,  fiz do meu jeito, que é como aprecio.

Obs.: No site Wisegeek, você pode ver a origem do nome Mud Cake.

Foto 3: Vista de cima do bolo ainda na forma, imediatamente após sair do forno.

Receita do Bolo de Chocolate Mud Cake

Ingredientes *Copo Americano: 250ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 5ml
Não tenho copo de 250ml: então usei 1 xícara de 240ml + 2 colheres de chá de 5ml
1. 250g de manteiga (usei Betânia com sal)
2. 180g de chocolate meio amargo (usei Garoto, 55% de cacau)
3. 1 colher de sopa rasa de pó de café solúvel (usei Nestlé)
4. 100ml de leite integral

5. 2 copos de farinha de trigo peneirados (240g)
6. 2 ½ colheres de chá de fermento em pó (colher de 5ml)
7. 1 pitada de sal 
8. 1 copo de chocolate em pó peneirado (105g) (usei Nestlé) 
9. 1 ¾ de copo de açúcar refinado (320g)

10. 4 ovos grandes* (66,5g cada, pesados com casca)
11. 1 colher de chá de aroma de baunilha

12. 150ml de creme de leite fresco (150g)
13. Suco de ½ limão

Ganache
1. 1 ½  barra de chocolate meio amargo (270g) (usei Garoto, 55% de cacau)
2. 1 caixinha de creme de leite (200g)

PREPARO
1. Numa tigelinha, misture o creme de leite com o suco de limão. Deixe repousar por 15 minutos, no mínimo. Você pode fazer isso de véspera (eu fiz). RESERVE. 
      
2. Peneire o chocolate em pó e a farinha de trigo e meça-os. RESERVE.

3. Acenda o forno a 160º. 

4. Num refratário, ponha o chocolate em barra cortado nos quadradinhos, o café e o leite. Misture e leve ao microondas na potência média**, misturando a cada 30 segundos, até obter uma mistura homogênea: leva 2 minutos ou um pouco menos, no microondas de 900w. Adicione a manteiga e misture bem. Se preferir, junte os quatro ingredientes, misture e leve ao fogo em banho-maria. RESERVE.

5. Com margarina: unte ligeiramente o fundo de uma forma de 25x5cm e forre-o com papel-manteiga; unte, então, toda a forma e polvilhe com farinha de trigo. 

6. Numa tigela grande, ponha a farinha de trigo, o fermento, o sal e o chocolate em pó. Misture bem, junte o açúcar e misture novamente. Adicione a mescla de chocolate derretido e misture com uma colher de pau. Junte os ovos, a baunilha e o creme de leite, misturando após adição de cada ingrediente, somente até a massa ficar homogênea. 

7. Verta na forma e leve para assar durante 01:05h ou até que o palito, enfiado no centro do bolo, saia com uns poucos farelos grudados.  Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade por 15 minutos e desenforme o bolo duas vezes, para ficar com a parte corada para cima: a primeira, numa assadeira de pizza,  e a segunda, no prato de servir.

8. Ganache: Enquanto o bolo amorna, ponha num refratário o chocolate cortado nos quadradinhos e o creme de leite. Misture, leve ao microondas e proceda como foi descrito no item 4 do preparo, ou derreta tudo em banho-maria. Aguarde amornar e verta um pouco mais da metade da ganache sobre a parte superior do bolo, derramando-a sobre a parede lateral com ajuda de uma colher. Com uma colher de sobremesa, espalhe a ganache sobre a lateral e depois sobre a parte superior. Ponha o restante da ganache sobre a parte superior e espalhe-a com a colher de sobremesa.  Se gostar, decore a ganache antes de servir ou sirva sem decorar.

9. Decoração da ganache: 1) Parte superior do bolo: use a ponta (pelo lado das costas) de uma colher de sobremesa limpa e faça semicírculos na diagonal, movimentando a colher desde a borda do bolo até o centro. Quando terminar todos os semicírculos, ponha um pouquinho de ganache no centro, onde os eles se encontraram, e faça um movimento de redemoinho com a ponta da colher de sobremesa, de fora para dentro, terminando no centro e puxando a colher para cima, para fazer uma pontinha de chocolate. 2) Laterais do bolo: com a ponta da colher de sobremesa (pelo lado das costas), faça movimentos em semicírculos, iniciando na base do bolo e deslizando até a borda do mesmo. Se achar difícil ou errar, passe as costas da colher em toda a ganache, desmanchando tudo que fez, e deixe do modo que mais lhe agradar, afinal, o importante mesmo é o sabor, o qual é superdelicioso. Sirva morno ou frio***. 


*Tamanho dos ovos: Na receita original do Delícious em que o Simplesmente Delícia se baseou, os ovos eram grandes (large). O peso dos ovos grandes, segundo o site Help with Cooking, varia de 63 e 73g.

**Aos cozinheiros iniciantes: A potência média equivale à metade da potência do microondas. No meu, que tem 10 potências, a potência média equivale a 5. O tempo de 2 minutos é considerado usando um microondas de 900w de potência. Se a potência for menor, levará mais tempo.

***À noite, guarde o bolo na geladeira, pois o creme de leite da ganache pode azedar. Retire cedo no dia seguinte. Você notará que a ganache fica suada, perdendo o aspecto brilhoso e bonito do dia anterior. Por este motivo, não se deve fazer ganache de véspera: fica feia mesmo. No entanto, você pode fazer o bolo de véspera, pô-lo num prato de vidro que caiba no seu microondas, deixar a noite toda na geladeira (para não envelhecer a farinha de trigo) e, no dia seguinte, dar uma rápida amornada de uns 3 minutos no microondas, na potência máxima. Transferir o bolo para o prato de servir, fazer a ganache e cobri-lo com ela. Fica perfeito!!! Utilizo esse recurso freqüentemente. Não sei qual é a explicação científica, mas o aquecimento rápido no microondas renova o bolo, deixando-o com o maravilhoso sabor de bolo feito no dia. 

16 comentários:

  1. domingo foi niver do meu caçula e ele me pediu um bolo de chocolate.... fiz e ficou bom... mas se tivesse visto esse seu, hummmmmm teria ficado bem melhor.
    beijinhos

    www.blogdagullo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que meu próximo bolo de chocolate vai ser esse....
    Parabéns pela decoração, ficou um bolo lindo!
    Beijinhos e ótimas férias, amiga.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laurita,

    Já fiz este bolo (até o postei no meu blog velho, que já não existe), portanto, sei bem do que você está falando, rsrs.
    Mas vou levar a sua receita, para ver se é a mesma.
    O seu bolo ficou um show, parabéns!
    E boas férias, descanse e divirta bastante, viu? rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. imagino, deve ser realmente uma perdição este bolo. bjos


    Vânia Jesus - Cinco Sentidos na Cozinha

    ResponderExcluir
  5. uau! a perfeição de chocolate! babei!

    ResponderExcluir
  6. uau, esse bolo ficou demais!Anotei e estaremos esperando sua volta!bjus.

    ResponderExcluir
  7. Woow...chocolate. I like most. Thanks for sharing chocolate descriptions. Nice posting.

    ResponderExcluir
  8. Awesome pasty cake. I like cake almost all time. Thanks for sharing your cake item. You like this food?

    ResponderExcluir
  9. Você desaparece, mas quando volta sempre nos presenteia com receitas maravilhosas.
    Aproveite bem seu descanso.
    Beijos, Laura!

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga, você como sempre impecável nas suas receitas, e desta vez não foi diferente,
    Belíssimo e delicioso bolo, com certeza!

    Te deixo votos de ótimas férias, junto com um carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou novata no mundos dos blogs. Encontrei este blog hoje e simplesmente AMEI ja estou seguindo, será que tem alguma postagem aqui para quem é novato na culinária de como organizar a cozinha, que panelas, formas e refratarios comprar (SIMPLES , BARATAO, PRATICO) e para pratos do dia a dia.
    ODEIO COZINHAR mas creio que é porque não tenho dom pra isso e quase nada do que faço da certo MAS ESTOU DISPOSTA A MUDAR ESTE TRÁGICO QUADRO, quero cozinhar para minha familia e fazer as coisas que tenho vontade de comer.queria começar organizando minha cozinha.
    forte abraço pra vc espero que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  12. Olá querida amiga, como você tem passado...espero que melhor das dores?

    Já coloquei esse bolo não minha lista e será feito por aqui brevemente, adoro seus bolos!

    Um ótimo fim de semana!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  14. muito bom, adorei!
    parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  15. fiz hoje para o aniversario do meu filho e todos gostaram!!!....
    Muito obrigada por compartilhar :D

    ResponderExcluir
  16. unbelievable post, really i appreciate it. Thanks a lot for your nice sharing.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo