Cuca de Goiabada e Requeijão com Massa Fermentada, SEM Sovar

Nunca havia comido uma cuca na vida, mas quando provei a primeira, a qual fiz há algumas semanas atrás, caí de amores por este tipo de pão, tão diferente de todos os que já fiz, e tão saboroso! 

A massa desta cuca é tão delicada como a de uma pizza alta, e a cobertura, puxa, que coisa mais primorosa. Não vou falar mais, você precisa provar para saber o tanto que é sublime sentir se desmanchar na boca o conjunto perfeito formado pela massa, goiabada, requeijão e farofa crocante... Huuumm, é simplesmente maravilhoso.

Créditos: A massa foi retirada da receita de Cuca Alemã de Chocolate e a cobertura, da receita de Cuca de Goiabada e Requeijão, ambas do blog Imagem do Sabor

Foto 3: Massa após manipulada: fica bem mole e grudenta.

Foto 4: Massa após dobrar de volume.

Foto 5: Cuca antes de ir ao forno, coberta por tiras horizontais de goiabada, alternadas com colheradas de requeijão, e polvilhada com a farofa de manteiga, farinha e açúcar.

Receita Cuca de Goiabada e Requeijão com Massa Fermentada, SEM Sovar

Ingredientes: *Xícara de chá: 200ml
Massa
1. 500 gramas de farinha de trigo para pão (uso Finna: 12% de proteína)
2. 150g de açúcar refinado 
3. 4g de sal 
4. 10g de fermento biológico seco instantâneo

5. 2 ovos grandes (60g cada, pesado com casca) 
6. 120g de manteiga SEM sal amolecida (usei Tirolez) 
7. 285g de água morna* 

Cobertura
• 400g de goiabada picada (usei Palmeiron)
• 100ml de água
• 200g de requeijão de bisnaga Itacolomy (era 1 copo de requeijão, mas eu não tinha)

Farofa
• 1 xícara de farinha de trigo (115g) (usei Finna)
• 1 xícara de açúcar refinado (150g)
• 90g de manteiga com sal gelada e picada (usei Betânia)

Preparo
1. Cobertura de Goiabada: Comece picando a goiabada e leve ao fogo baixo com os 100ml de água. Mexa de vez em quando para ajudar a desmanchar os pedaços. Se necessário, acrescente mais água. Deixe no fogo até ficar uma goiabada cremosa e sem pedaços. RESERVE.

2. Massa: Coloque os ingredientes secos 1 a 4 numa tigela grande e misture com uma colher de pau. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos; misture os ovos com a manteiga e ponha dentro buraco, misturando ligeiramente. Acrescente aos poucos a água e vá misturando, inicialmente com uma colher de pau e, quando a massa ficar pesada, com a mão. A massa deve ficar mole e grudenta (Foto 3). Bata a massa um pouco com a mão até ficar lisa (bati com a própria colher de pau). Deixe descansar até dobrar de volume (levou 1:00 hora) (Foto 4).

3. Enquanto espera a massa descansar: unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande de 40x26x3,5cm. 

4. Enquanto espera a massa descansar, faça a farofa: misture com as mãos o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga gelada picada. Forme flocos grandes com as mãos (ou pequenos, se preferir). RESERVE.

5. Assim que a massa dobrar de volume: acenda o forno a 180º.

6. Depois que a massa dobrar de volume: espalhe-a na assadeira, molhando levemente os dedos com água para ajudar a distribuí-la no fundo da assadeira (usei uma espátula de silicone para espalhar). A massa é elástica e é preciso fazê-la ocupar toda a extensão da forma, portanto, tenha um pouco de paciência para espalhá-la (à proporção que o glúten relaxa, vai ficando mais fácil essa tarefa). Após espalhá-la, deixe a massa voltar a crescer (uns 10 minutos) e distribua a goiabada formando tiras paralelas e largas, na dimensão mais curta da assadeira. Ponha colheradas do requeijão entre as tiras de goiabada. Distribua, por cima, a farofa (Foto 5). 

7. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até ficar corada. Aos 30 minutos, gire a parte da frente da forma para trás para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Sirva morna ou fria. Se quiser desenformar, aguarde esfriar completamente. 

*A minha massa pegou 35g de água a mais que a da receita original, que levou 250g. Recomendo que você use inicialmente 250g e, se a massa ficar dura, acrescente água aos poucos.

4 comentários:

  1. Aqui no Sul comemos muitas cucas.ADORO! óTIMA RECEITA! BJS, CHICA

    ResponderExcluir
  2. ESTILLO IMPORTADOS

    O Grupo VIP é conhecido pela qualidade de seus serviços e produtos, por isso, em parceria com a Gooogle INC., viemos indicar as lojas de replicas de relogios, nossas replicas são das melhor qualidade, origem italiana e suíça, visite uma de nossas lojas e compre replicas de relogios rolex, , replicas de relogios tag heuer , e de muitas outras marcas.

    RELOGIOS-SP

    Visite nossa loja de replicas de relógios somos os pioneiros no ramo, todos produtos são classe AAA, adquira em nossa loja replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, e de outras marcas de relógios famosos, .

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em nossas lojas de replicas de relogios temos disponíveis replicas de relógios masculinos, relógios femininos, relógios importados e de muitas outras categorias, compre agora em uma de nossas lojas e tenha certeza de ter comprado uma réplica de relógio de ótima qualidade e idêntica a original.

    ResponderExcluir
  3. Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    telas mosquiteiras , telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.

    VIP SERVIÇOS
    Se você procura eletricista instalador, conversão de tomadas, instalação de lustres e luminárias você encontrou a solução: VIP Serviços Residenciais, uma empresa do Grupo VIP, sinônimo de qualidade.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo