Pão Fofinho de Semolina


Quem me conhece, já me ouviu dizer que sou ruim de pão, pois não sei sovar. Mas agora, depois que fiz este delicioso Pão Fofinho de Semolina da Tânia, do Zakuskas, usando o método de sovar com os ganchos da batedeira -- dica maravilhosa da Marly, do Saboreando a Vida--, estou me sentindo uma verdadeira padeira (exagero meu, claro!). Bom, mas que recebi muitos elogios, recebi. E bem merecidos, pois o Pão de Semolina é simplesmente sensacional: fofíssimo, sabor delicado, massa fina e aromática... Acho melhor você sair correndo para comprar o material e fazer. Vale a pena! Assim como vale a pena ver o Zakuska e as receitas sensacionais da Tãnia, as quais vão fasciná-lo(a) e instigá-lo(a) a fazê-las para seus amigos e familiares.

Ingredientes: *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa (usei colher-medida de ½ Tbsp) = 7,5ml  *Medidas rasas
1. 4 xícaras de farinha de trigo (460g)*
2. 2 xícaras de sêmola de trigo (266g) (usei De Cecco, di Grano Duro)
3. 1 pacote de fermento biológico seco (10g)** (usei Oetker) 

4. 1 colher de sopa rasa de açúcar
5. 1 ½ colher de sobremesa de sal (12g) (era 1 colher de sobremesa)
6. 2/3 de xícara de chá de manteiga derretida (120g)
7. 2 xícaras de chá de água morna (380ml)

Preparo
1. Na tigela grande da batedeira: ponha a farinha de trigo, a sêmola e o fermento; misture. Adicione os ingredientes 4 a 7 e misture bem. Ligue a batedeira, usando os ganchos de massa, e sove por 7 minutos***: use a velocidade média por 1 minuto e, depois, a velocidade média/alta por 6 minutos, até obter uma massa lisa e bem ligada****. Ponha a tigela dentro de um saco de lixo de 15 litros e dobre a boca do saco, para não entrar ar. Coloque no forno ou num armário sem vento e deixe crescer até dobrar de volume (levou 45 minutos, mas aqui em Fortaleza o clima é quente). 

2. Divida a massa em duas partes iguais. Numa superfície polvilhada com semolina, dê, com as mãos, o formato de um retângulo em cada metade da massa e abra com um rolo, mantendo o formato de retângulo. Enrole como rocambole, no sentido do comprido, e disponha numa assadeira retangular grande de 45x30x3,5cm (ou de 40x26x3,5 cm) polvilhada com sêmola. Se quiser, recheie com presunto e queijo antes de enrolar. Deixe crescer novamente em lugar protegido de vento até dobrar de volume (levou 40 minutos). Aos 20 minutos de crescimento, acenda o forno a 220º. Ao dobrar de volume, leve para assar por 30 minutos ou até dourar. Gire a parte de trás da forma para frente, aos 25 minutos, para corar por igual (se usar forno a gás). Quando retirar, remova imediatamente os pães da assadeira e ponha-os sobre uma grade. Aguarde 10 minutos e sirva. Se passar uma manteiguinha, prepare-se para se ajoelhar e comer fazendo huuuummmm...


*Para fazer pães, uso sempre a marca Finna, que contém 6g de proteína em 50g de farinha de trigo, isto é, 12% de proteína, resultando em maior quantidade de glúten e num pão mais ligado, de melhor qualidade. As farinhas com 5g de proteína (10%) em 50g farinha de trigo produzem menos glúten, sendo melhores para bolos, onde se deseja uma massa mais quebradiça. Para saber a quantidade de proteína, basta verificar a tabela de Informação Nutricional, no verso da embalagem da farinha de trigo.

**1 pacote de 10g de fermento biológico seco= 2 colheres de sopa rasas 

***O tempo de sova vai depender da batedeira, podendo ser maior ou menor, dependendo da potência. Minha batedeira é uma Walita antiga (2008), com 300w de potência, cinco velocidades, duas tigelas e dois pares de batedores; um destes é um par de ganchos para massas pesadas, cujo formato lembra um saca-rolha. Uso os ganchos voltados para o mesmo lado. Sovam superbem.

****Orientação da Tânia, do Zakuskas: Ou sove bastante, trabalhando bem a massa até que desgrude das mãos ou coloque na MFP na função sovar).

15 comentários:

  1. Laurita, minha querida amiga!

    Assim não vale, agora não terei descanso enquanto não fizer este pão, rsrs. Mas no momento estou sem semolina e aqui cai uma chuvinha que deixa o trânsito irritantemente lento, rsrs. O seu pão ficou magnificamente fofo, parabéns! Parabéns também pela persistência e pelo perfeccionismo, você é "das minhas" (ou serei eu "das suas"? rsrs). Obrigada pelas palavras gentis e pela menção ao bloguito.

    Beijo e - desde já - bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga

    Muito bom dia!

    Desconhecia esta sua faceta boulangère...rsss
    Muito caprichados os pães, diria que perfeitos,sem contar o sabor, mesmo sem poder prová-los posso sentir pela foto, estão sim divinos!

    Concordo com a minha querida Marly, você é persistente sim, e o fato só te traz louros,

    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Laura Lúcia!
    Reafirmo os elogios que já teci à você quando me enviou as fotos deste pão! Obrigada pela confiança e pelas palavras sempre tão gentis.
    A sua técnica de bater com ganchos na batedeira certamente vou experimentar também. Parabéns pelo resultado, graças a sua persistência e dedicação.
    Seus pães ficaram dignos de uma padaria chique!!!
    Beijinhos e ótimo final de domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura,
    Estava no blog da Renata, o Eternos Prazeres (que gosto muito), e ela postou uma receita de bolo de maçã com granola e colocou um link para o seu blog. Vim dar uma olhadinha e adorei! Que enorme variedade de receitas! Eu estava justamente procurando uma receita de pão de sêmola que fosse macio! E o seu parece bem fofinho.
    Já estou te seguindo, voltarei sempre.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ah! Achei ótima a dica sobre os tipos de sêmola, acho que vai fazer muita diferença...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Laurita,

    Vim agradecer a visita e comentário super gentil feito no meu penúltimo post. Você é
    uma das blogueiras que fazem esta atividade valer a pena, pois também é esforçada e ética, obrigada, viu?

    Um beijo e - desde já - bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Seu pão ficou ótimo! Tenho semolina em casa, não sei o que estou esperando para fazer esse pão.
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Mas semola não é milho?

    ResponderExcluir
  9. Hi there! I just would like to give an enormous thumbs up for the great info you have got right here on this post.
    I will probably be coming back to your weblog for extra soon.


    Look into my web-site :: seoul sausage food truck schedule

    ResponderExcluir
  10. Howdy! I just would like to give a huge thumbs up for the nice info you’ve right here on this post.
    I will likely be coming back to your blog for extra soon.


    Feel free to surf to my page lego semi truck games online

    ResponderExcluir
  11. Hello! I just wish to give an enormous thumbs up for the great
    information you might have right here on this post.

    I can be coming back to your weblog for extra soon.



    Also visit my page :: seoul korean restaurant calgary

    ResponderExcluir
  12. Não cresceu !!! Tem alguma coisa errada. Sou expert no assunto. Desculpem

    ResponderExcluir
  13. Olá Laura!

    Suas receitas me parecem maravilhosas!
    Fiquei encantada com a clareza explicativa do seu blog !
    obrigada por compartilhar seus segredinhos culinários conosco. . . . Adoro cozinhar!
    Estou a procura de uma boa receita de pão preto. Por acaso você já testou alguma? É possível compartilhar?
    Convido você a conhecer meu trabalho através do link:

    http://www.flickr.com/photos/regina_patch/stats/

    Aguardo sua visita. . . .
    Grande beijo. . . .
    Maria Regina
    mrz.msi@terra.com.br

    ResponderExcluir
  14. bOA TARDE
    Gostaria de saber se posso colocar só semolina e não farinha de trigo.
    Caso possa qual a proporção pois me disseram que semolina é mais saudavel

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo