Bolo Flop de Canela e Nozes


Morro de preguiça de picar frutas secas, de forma que quando vi a foto deste bolo no blog Agdah com as nozes cortadas em pedaços bem grandes, fiquei pulando de alegria e, SEM nenhuma preguiça, desci pra comprar os ingredientes e fiz o bolo em seguida.

Como é de praxe, fui logo alterando alguma coisa da receita: aumentei em 1/4 o açúcar da massa e troquei o Amaretto por manteiga, já que todo bolo sem manteiga envelhece em pouquíssimas horas, tendo que ser consumido imediatamente.

Quando terminei de misturar a massa e olhei para aquela coisa mole e estranha, disse comigo: fiz besteira! Reli a receita para ver se havia errado algo, todavia, estava tudo certinho.  Na hora da cobertura, conclui que ela ia fundar e o bolo ficaria uma "meleca" total. Não, não afundou. Pois não é que esta receita tão cheia de sustos deu um bolinho maravilhoso!!! Simplesmente amei. Delicado, sabor no ponto ideal da massa e da cobertura, enfim, um bolinho delicioso e super-rápido. Faça, amigo(a), você vai ter uma bela receita para suas emergências.

Créditos: Usei como base para os ingredientes e preparo, as receitas de Bolo Flop de Canela do blog Agdah, já citado, e a do Just Best Recipes, que variam apenas no Modo de Preparo.
 

Ingredientes: *Xícara americana: 240ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml *Colher de café: 2ml
Massa
1. 2 xícaras de chá rasas de farinha de trigo (224g)
2. 1 1/2 xícara de chá rasa de açúcar refinado (166 + 88= 254g)
3. 1 colher de sopa rasa de fermento em pó 
4. 1 colher de café rasa de sal 

5. 1/4 de xícara de chá de manteiga (60g) (acrescentei p. não envelhecer)
6. 1 1/8 de xícara de chá de leite (270ml)
7. 1 ovo grande ligeiramente batido (usei de 64g, pesado com casca)
8. 1 colher de sobremesa de essência de baunilha 

Cobertura
1. 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo (63g) (usei Ceifeiro)
2. 1 colher de sopa rasa de canela em pó*

3. 1 1/3 de xícara de chá de nozes cortadas em 4 pedaços (160g)
4. 1/3 de xícara de passas pretas sem sementes (60g)
5. 1/4 de xícara de chá de manteiga derretida (60g)


Preparo
1. Cobertura: Corte as nozes em 4 pedaços. Misture o açúcar mascavo e a canela numa tigelinha. Derreta a manteiga. RESERVE.

2. Acenda o forno a 180º.

3. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo um marinex retangular médio alto de 30,5x21,5x7cm (ou de 30x20x4cm). 

4. Massa: Em uma tigela, misture os ingredientes secos 1 a 4 com uma colher de pau. Acrescente os ingredientes 5 a 8 e misture apenas para agregá-los aos secos, cuidando para não misturar demais. A massa é mole e bem diferente, mas não se preocupe que dará um bolo bem fofinho. Verta no marinex e passe para a cobertura.

5. Cobertura: Espalhe por cima da massa a mistura de açúcar mascavo/canela; em seguida, as nozes e as passas. Regue com a manteiga derretida.

6. Leve para assar por 30-35 minutos ou até que o palito, enfiado no centro do bolo, saia limpo. Gire a parte da frente da forma para trás aos 25-30 minutos (forno a gás) para corar por igual. Quando retirar, ponha sobre uma grade para amornar. Sirva morno ou frio, de toda forma é delicioso. 

*A canela que uso é muito fraquinha em sabor. Se a sua for de sabor forte, use 1 colher de chá ou o tanto que você costuma empregar num bolo.

11 comentários:

  1. Adorei. Tem um aspecto delicioso e crocante essa cobertura. Hum, que delicia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, a foto já diz tudo e eu já vou salvar a receita! rsrs.

    Um beijo e boa noite, minha linda!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Achei que minha receita de bolo colorido, combina muito com seu blog. Espero que goste.

    http://amostramostra.blogspot.com.br/2013/02/bolo-colorido-receita-gratis.html

    ResponderExcluir
  4. Que tal ter um blog com sua cara, e personalidade para conquistar mais seguidores e mostrar seu diferencial e bom gosto? Faça sua encomenda de layout comigo, ganhe brindes e descontos, para mais informaçoes sobre preços e descontos meu email é blogbraguete@gmail.com e meu blog é braguete.blogspot.com
    Temos pacotes apartir de 15,00

    ResponderExcluir
  5. muito bom ja tenho as coisas aki e vou fzer!

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Laura Lúcia, tudo bem?

    Apesar de fazer um tempinho que não trocamos recadinhos, você sempre está em meus pensamentos, espero que esteja tudo bem, na medida do possível, claro!

    Essa torta é uma delícia, já postei ela no blog mas agora não me lembro quem me inpirou...rs, deu vontade de fazer novamente.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMA NOTICIA PARA QUEM CONHECE A TELEXFREE! UMA NOVA EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL SERÁ INAUGURADA EM 18/03/13, ATÉ ESTA DATA PODE SE CADASTRAR DE GRAÇA!

    CONTATO: samukafbi @ HOTMAIL . COM

    1º CLIQUE NO LINK: WW W .WORLDPRELAUNCH. COM/samuelfb

    2º CLIQUE EM JOIN

    3º PREENCHA O FORMULÁRIO

    4º ENTRE NO E-MAIL QUE CADASTROU E VALIDE O CADASTRO

    5º VOCÊ RECEBERÁ MAIS 2 E-MAILS PARA CONFIRMAÇÃO

    OBS: OLHAR NO LIXO ELETRÔNICO

    OPORTUNIDADE DE OURO P TODOS!

    ResponderExcluir
  8. fiz o bolo e ficou uma delicia, é muito facil de fazer, é só seguir exatamente como esta na receita que da certo, só não coloquei a manteiga na cobertura pois achei que iria ficar muito calorico, mesmo assim ficou 10...

    ResponderExcluir
  9. Excelente aspecto! Deve ser delicioso.

    Bjs
    Sofia
    http://www.paladarescompanhia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. essa receita é maravilhosa, só aconselho a colocar menos açúcar, e também não coloco a manteiga na cobertura, fica bom mesmo assim. uso essa massa para outros tipos de bolo e coberturas, é fácil e muito boa.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo