Brownie Cheesecake de Limão Fácil e Delicioso

Por adorar a combinação de chocolate e limão, resolvi fazer este Brownie Cheesecake de Limão na horinha que vi a receita, e realmente ficou espetacular. O diacho é que o pessoal daqui não comeu, literalmente devorou o brownie, fazendo desaparecê-lo como se fosse mágica...

Quanto a estar mais enfeitado que bloco de carnaval, deveu-se ao fato de eu estar, na época, aprendendo a fazer caracol de chocolate usando diferentes instrumentos e marcas de chocolate. Então aproveitei os caracóis que havia feito, espalhando-os por todo o cheesecake. Ninguém sequer notou que eles poderiam ser os primórdios de uma futura obra de arte (brincadeirinha!), e foram apreciados simplesmente porque eram de chocolate...

Brincadeiras à parte, esta é uma receitinha mui fácil, mas que encanta a todos os paladares. E que encantará também ao seu, se você decidir fazê-la...

Créditos: receita de Torta Gelada de Limão com Brownie do site M de Mulher.


Foto 3: Faquinha enfiada na lateral do cheesecake para soltá-lo da forma. Foto 4: Mostra a faquinha usada e, do lado direito, o cheesecake solto da forma com a ajuda dela.


Foto 5: Placa salva-bolo usada para remover o cheesecake da base da forma e transferi-lo para o prato de servir. O cabo de panela tachado na placa foi ideia do Cipriano (my love) para facilitar o manuseio da mesma. E ficou ótimo! Foto 6: Peeler horizontal da Oxo usado para raspar as quinas da barra de chocolate, formando os caracóis serpentina. Foi o melhor de todos os descascadores que experimentei para fazer este tipo de caracol. 

Receita do Brownie Cheesecake de Limão Fácil e Delicioso

Ingredientes *Xícara chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml
A) Brownie
. 1 caixa de mistura pronta para brownie Dona Benta ou outra marca (uso Dona Benta)

B) Cobertura de Cheesecake de Limão 
1. 2 potes de cream cheese tradicional (440g) (uso Polenghi: é mais consistente)
2. 1 ½ xícara de chá de açúcar de confeiteiro peneirado (180g) (uso Glaçucar) 

3. 1 lata de creme de leite COM soro 
4. 8 colheres de sopa de suco puro de limão coado (120ml) (4 limões grandes)

5. 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12g) preparado conforme instruções da embalagem

Preparo
A) Brownie
1. Acenda o forno a 220°. 

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo SOMENTE o fundo de uma forma* com fecho de abrir de 23cm de diâmetro. 

3. Prepare a mistura para brownie de acordo com as instruções da embalagem, (mas use manteiga; com margarina fica ressequido). Espalhe a massa no fundo da forma com ajuda de uma espátula de silicone.

4. Leve para assar por 20 minutos ou até que um palito enfiado no meio do bolo saia com farelos úmidos grudados nele. Retire o brownie e deixe-o amornar na forma, sobre uma grade.

B) Creme Cheese
1. Enquanto espera o brownie assar: Pese ou meça o açúcar de confeiteiro e peneire numa tigelinha. RESERVE. Esprema os limões e coe numa xícara de chá. RESERVE.  

2. Enquanto espera o brownie amornar: bata na batedeira, na velocidade média, o cream cheese e o açúcar até obter uma mistura homogênea e fofa. Ponha a batedeira na velocidade baixa e acrescente o creme de leite com soro, batendo somente até incorporá-lo. Adicione o suco de limão e bata também só até incorporá-lo. Prove o creme para ver se precisa acrescentar mais açúcar ou suco de limão para ficar do seu gosto. 

3. Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem e verta-a imediatamente na tigela da batedeira, batendo só até incorporá-la. Se ficar embolotado (o meu ficou), ponha o creme no liquidificador e utilize a função pulsar até ele ficar homogêneo (volte o creme para a tigela da batedeira). Dê umas pancadinhas na tigela sobre a bancada para sair as bolhas de ar maiores. Cubra a tigela com filme de PVC e leve à geladeira por 10-15 minutos para engrossar um pouco o creme. 

4. Quando retirar o creme da geladeira, dê uma misturada com uma colher de sopa e verta-o então sobre o brownie. Alise a superfície, delicadamente, com uma espátula de silicone, cubra a boca da forma com filme de PVC e leve ao freezer por 1:30h ou até o creme ficar bem consistente**. Para desenformar: Passe uma faquinha de lâmina fina ao redor do bolo e do creme (fotos 3 e 4) para soltá-los da parede lateral da forma. Abra o fecho da forma e retire cuidadosamente o aro. Remova o cheesecake da base da forma e transfira-o para o prato de servir com ajuda de uma placa salva-bolo (Foto 5) ou de uma faca de carne grande. Deixe na geladeira até a hora de servir. Se desejar, decore com raspas de limão ou com caracóis de chocolate tipo serpentina ***.


*Se você untar a lateral, o brownie se solta das bordas da forma após assar e esfriar, e o cream cheese, quando vertido sobre o bolo, descerá para este espaço, cobrindo as paredes laterais do brownie.

**Gosto de levar ao freezer porque o brownie fica quase congelado e não quebra na hora de desenformar. Não se preocupe que o creme cheese não congela neste tempo de 1:30 hora no freezer.

***Decoração com caracóis de chocolate tipo serpentinas: fiz com Peeler Horizontal da Oxo, raspando as quinas da barra de chocolate Harald Confeiteiro Cobertura Fracionada, sabor chocolate ao leite, em temperatura ambiente (foto 6).

4 comentários:

  1. Olá amiga Laura Lúcia, como vai?
    Espero que esteja tudo bem! Pelo visto as postagens voltaram a toda por aqui, tenho recebido suas receitinhas por email... eu que ando numa tormenta das brabas, por isso ando sumida, mas não se preocupe tudo está se arranjando.
    Gostei muito desse cheesecake justamente pelo que você falou, a combinação do azedinho do limão com o chocolate.
    Já salvei a receita para numa boa oportunidade ser testada.
    Como sempre admiro seu paso a passo detalhado, dá vontade de ir na mesma hora preparar...rs!
    Um grande abraço querida!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer pra ver se é tão maravilhoso quanto à receita de Brownie com Cheesecake, que fez o maior sucesso aqui em casa (inclusive se tornou a sobremesa preferida do meu pai e meu namorado!). Amo suas receitas, obrigada por dividir essas maravilhas com a gente!! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Conheci hoje o seu blog. estou amando, parabéns!
    Aproveito para te convidar a conhecer o meu cantinho também, http://nacozinhacomnanesaraiva.blogspot.com.br/
    Sucesso p/ vc!!!
    Abraço
    Nane Saraiva

    ResponderExcluir
  4. Com fome mas não sabe o que fazer ? Acesse: http://rangoja.com

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo