Cuca de Goiabada e Queijo Coalho: com Passo a Passo

Mui saborosa esta cuca. Realmente goiabada e queijo coalho fazem um casamento perfeito. A ideia veio blog Imagem do Sabor. Aproveite para visitá-lo e ver umas receitinhas ótimas. Você vai adorar!
CRÉDITOS: massa baseada na da Cuca alemã de Chocolate e a cobertura na da Cuca de Goiabada e Requeijão, ambas do blog  Imagem do Sabor. Obs.: Fiz algumas alterações na receita.




Receita de Cuca de Goiabada e Queijo Coalho

Ingredientes: *Xícara de chá: 200ml 
Massa
1. 350 gramas de farinha de trigo para pão (uso FINNA) 
2. 105g de açúcar refinado
3. 3g de sal 
4. 7g de fermento biológico seco instantâneo 
5. 70g de ovo (pesado sem casca)
6. 85g de manteiga SEM sal amolecida (usei Tirolez) 
7. 200g de água morna 

Cobertura
• 500g de goiabada picada  
• 145ml de água

• 100g de queijo coalho ralado 

Farofa
• 1 xícara de farinha de trigo (115g)
• 1 xícara de açúcar refinado (150g)
•  90g de manteiga com sal gelada e picada 

Preparo
1. Cobertura de Goiabada: Comece picando a goiabada numa panela média e leve ao fogo baixo com os 145ml de água. Mexa de vez em quando para ajudar a desmanchar os pedaços. Se necessário acrescente mais água. Deixe no fogo até ficar uma goiabada cremosa e sem pedaços. Retire e ponha para esfriar dentro de uma bacia grande com água. RESERVE.

2. Massa: Peneire a farinha de trigo e o açúcar numa tigela grande. Adicione o sal e o fermento e misture com uma colher de pau. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos; misture os ovos com a manteiga e ponha dentro do buraco, misturando ligeiramente. Acrescente aos poucos a água e vá misturando, inicialmente com uma colher de pau e, quando a massa ficar pesada, com a mão. A massa deve ficar mole e grudenta. Bata a massa um pouco com a mão até ficar lisa. Deixe descansar até dobrar de volume : levou 1:00 hora dentro do microondas com 1 xícara de chá de água quente ao lado (foto 3).
  
3. Enquanto espera a massa descansar: unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande de 40x26x3,5cm. 

4. Enquanto espera a massa descansar, faça a farofa: Peneire a farinha de trigo e o açúcar numa tigela média e misture. Adicione a manteiga e misture com as mãos o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga gelada picada. Forme flocos grandes com as mãos (ou pequenos, se preferir). RESERVE.

5. Assim que a massa dobrar de volume: acenda o forno a 180º.

6. Depois que a massa dobrar de volume: espalhe-a na assadeira, molhando levemente os dedos com água para ajudar a distribuí-la no fundo da assadeira (usei uma espátula de silicone para espalhar). A massa é elástica e é preciso fazê-la ocupar toda a extensão da forma. Deixe-a voltar a crescer (uns 10 minutos) num local sem vento e distribua a goiabada por cima da massa (fotos 4 a 7). Polvilhe o queijo coalho por cima da goiabada (foto 8). Distribua, então, a farofa (foto 9)

7. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até ficar corada. Aos 30 minutos, gire a parte da frente da forma para trás para corar por igual (forno a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Corte os pedaços e sirva morna ou fria. É sensacional!

2 comentários:

  1. Oi, Laurita,

    Rolando as páginas do feed dos blogs que sigo vi que você tem postado coisas aqui, que bom!
    Esta cuca é do tipo que eu gosto (com fermento de pão) e a receita sempre bem explicadinha, como sempre! rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Que cuca maravilhosa essa Laura, já vou levando a receita.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo