Pão de Coco e Leite Condensado, Sovado na MFP


Créditos: Massa retirada do:
1) Pão de Leite Condensado com Frutas Secas, que veio do

Pão de Leite Condensado de Liquidificador do site Tudo Gostoso (modifiquei)

2) RECHEIO de cocada na panela de pressão, que encontrei no site Tudo Gotoso(mudei: não usei açúcar e só coloquei 1 pacote de coco ralado




Massa
1. 185g de água em temperatura ambiente (185g)
2. 198g de leite condensado (1/2 lata) (53,4g) 
3. 1 ovo médio (59g com casca) (39g)
4. 5g de sal
5. 100g de manteiga (16g)

6. 550g de farinha de trigo 
7. 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)

8. 40g manteiga derretida para pincelar duas vezes

9. 20g açúcar de açúcar de confeiteiro p/ polvilhar quando sair do forno

Recheio (Cocada na panela de pressão)
1. 1 lata de leite condensado
2. 1 pacote de 100g de coco ralado (usei flocos de coco, da Sococo)
3. 2/3 de xícara de água (150ml)
4. 1 colher de sobremesa cheia de manteiga (25g)


Preparo
1. Inicie pelo recheio: Coloque tudo na panela de pressão, misture bem, feche a panela. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e deixe por 2 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão e abra a panela. Misture e raspe as laterais da panela. Se achar muito mole, peneire 1/2 colher de sobremesa de farinha de trigo, volte a cocada para a panela, acenda o fogo, misture até engrossar e cozinhar a farinha. RESERVE.

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande, de borda baixa, de 40x27x1,5cm (ou de 40x26x3,5 cm) ou forre-a com um silpat de 40x30cm.

3. Na MFP (CICLO MASSA, nº 8): Acrescente na cuba da MFP os ingredientes 1 a 6, nesta ordem. Cave um buraco no centro da farinha e ponha o fermento. Escolha a Opção 8 (Ciclo MASSA) e ligue a máquina: 

Com 13 minutos do tempo de mistura/sova, tire um pedaço de massa e veja se está em ponto de véu. Se não estiver, deixe sovar por mais 1-2 minutos. Desligue a TOMADA da máquina, retire a massa e o batedor da cuba, passe ÓLEO na cuba com um pincel e também na massa. Volte a massa p a cuba, cubra com um filme de PVC, e deixe descansar por 30-40 minutos ou até QUASE dobrar de volume num local sem vento. 

4. Após o crescimento da massa: Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha de trigo, achate a massa para eliminar as bolhas de ar grandes. Dê, com as mãos, o formato de um retângulo e abra-a com um rolo, mantendo esse formato, numa espessura de uns 5mm  e com dimensões aproximadas de 36x40-43cm. Espalhe o recheio, deixando livre 4cm num dos lados de 36cm (que será o final do rocambole) e 2cm nos outros 3 lados (Fotos 3 e 4). Enrole como rocambole pelo lado mais estreito de 36cm. Aperte a emenda para unir com a massa do rocambole e dobre as pontas dele para baixo.  Transfira-o (com a emenda para baixo) para a assadeira; pincele-o com manteiga, e deixe descansar, num local sem vento, por uns 30 minutos ou até QUASE dobrar de volume.

5. Após 10-15 minutos de crescimento do pão: acenda o forno a 190º. 

6. Quando terminar o crescimento do pão: Leve-o pra assar por 25-30 minutos. Gire a frente da assadeira para trás aos 20-25 minutos. Quando retirar, pincele novamente com manteiga derretida e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Aguarde amornar e sirva.


4 comentários:

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo