Resolvi fazer uma outra receita, parecida com a anterior, porém com mais gema e menos clara, que vi no Boa Comida. Fiz mudanças mínimas. Não posso elogiar muito a mim mesma. É falta de modéstia e fica deselegante. Mas que o bolinho ficou bom, ah... ficou mesmo. Que tal você experimentar?
Ingredientes * Copo: 185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 600g de açúcar cristal (usei refinado)
2. 1 copo americano de água
3. 200g de manteiga
4. 1 colher de chá de sal
5. 4 claras em neve
6. 10 gemas
7. 2 copos americanos de farinha de trigo
8. 1 garrafinha de leite de coco (200ml)
9. 100g de queijo coalho ralado
Preparo
1. Numa panela grande, faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água. Deixe uma colher de pau dentro da panela para a calda não derramar quando ferver. Não mexa com a colher após pôr no fogo. Movimente sempre a panela de um lado para o outro para ajudar a derreter o açúcar das bordas. Quando ferver, baixe o fogo. Passe na chama as bordas da panela para ajudar a derreter o açúcar que aí se acumula. Deixe ferver 6 minutos para obter o ponto de fio. Apague o fogo. Acrescente a manteiga e o sal; deixe esfriar totalmente para não cozinhar os ovos. RESERVE.
2. Enquanto espera a calda esfriar: separe 4 claras e coloque na tigela da batedeira. Separe 10 gemas e ponha noutra tigela. RESERVE.
3. Enquanto espera a calda esfriar: rale o queijo. RESERVE.
4. Quando a calda estiver fria, acenda o forno a 200º.
5. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x7cm.
6. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione uma a uma as gemas. Bata até incorporá-las. Acrescente-as à calda e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo. Raspe com a colher de pau o fundo da panela, para remover o açúcar que fica pregado. Adicione o leite de coco. Por fim, ponha o queijo ralado e misture bem.
7. Se o queijo for muito fresco, vai embolar (aconteceu com o meu). Ponha no liquidificador e bata rapidamente para desmanchar as bolinhas de queijo.
8. Verta na forma de anel. Leve para assar por 1:10 hora ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Aos 40 minutos, aumente a temperatura para 220º e deixe completar o tempo. Retire e deixe amornar sobre uma tábua.
9. Desenforme morno. Para ficar com o lado corado para cima é preciso virar numa assadeira de pizza, primeiramente, e depois é só virar no prato de servir. Sirva morno ou frio. Se for servido com café, deixa qualquer um no céu!
Obs. ulteriores: 1) acrescentei polvilhar a forma com farinha de trigo, após untar, porque se a forma já for bem usada, o bolo acaba grudando; 2) O ponto de fervura de uma calda é quando ela borbulha com bolhas grandes. A partir daí se começa a contar o tempo de fervura.
Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.
Estava louca por receita de Luiz Felipe. Vou
ResponderExcluirprovar e digo o resultado.
UM abraço
Tereza
Olá, Tereza,
ResponderExcluirQue bom que você encontrou a receita que queria!
Aguardo seu resultado, e espero que você goste do bolo.
Abraços