Bolo Luiz Felipe

Mamãe nunca fez um Luiz Felipe na vida, embora apreciasse quando era bem feito. No entanto, encontrei uma receita de Luiz Felipe num dos seus velhos cadernos de receita. Não tinha a origem, mas achei que era a mesma da de uma tia minha -- famosa por seu Luiz Felipe. Resolvi testar hoje. Ficou gostoso, mas inchou e encolheu, ficando todo pregueado. Bom, não era a receita da minha tia... Que pena! Mas, vale salientar, não sobrou nadinha!

Resolvi fazer uma outra receita, parecida com a anterior, porém com mais gema e menos clara, que vi no Boa Comida. Fiz mudanças mínimas. Não posso elogiar muito a mim mesma. É falta de modéstia e fica deselegante. Mas que o bolinho ficou bom, ah... ficou mesmo. Que tal você experimentar?

Ingredientes * Copo: 185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 600g de açúcar cristal (usei refinado)
2. 1 copo americano de água

3. 200g de manteiga
4. 1 colher de chá de sal

5. 4 claras em neve
6. 10 gemas
7. 2 copos americanos de farinha de trigo
8. 1 garrafinha de leite de coco (200ml)
9. 100g de queijo coalho ralado

Preparo
1. Numa panela grande, faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água. Deixe uma colher de pau dentro da panela para a calda não derramar quando ferver. Não mexa com a colher após pôr no fogo. Movimente sempre a panela de um lado para o outro para ajudar a derreter o açúcar das bordas. Quando ferver, baixe o fogo. Passe na chama as bordas da panela para ajudar a derreter o açúcar que aí se acumula. Deixe ferver 6 minutos para obter o ponto de fio. Apague o fogo. Acrescente a manteiga e o sal; deixe esfriar totalmente para não cozinhar os ovos. RESERVE.

2. Enquanto espera a calda esfriar: separe 4 claras e coloque na tigela da batedeira. Separe 10 gemas e ponha noutra tigela. RESERVE.

3. Enquanto espera a calda esfriar: rale o queijo. RESERVE.

4. Quando a calda estiver fria, acenda o forno a 200º.

5. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x7cm.

6. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione uma a uma as gemas. Bata até incorporá-las. Acrescente-as à calda e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo. Raspe com a colher de pau o fundo da panela, para remover o açúcar que fica pregado. Adicione o leite de coco. Por fim, ponha o queijo ralado e misture bem.

7. Se o queijo for muito fresco, vai embolar (aconteceu com o meu). Ponha no liquidificador e bata rapidamente para desmanchar as bolinhas de queijo.

8. Verta na forma de anel. Leve para assar por 1:10 hora ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Aos 40 minutos, aumente a temperatura para 220º e deixe completar o tempo. Retire e deixe amornar sobre uma tábua.

9. Desenforme morno. Para ficar com o lado corado para cima é preciso virar numa assadeira de pizza, primeiramente, e depois é só virar no prato de servir. Sirva morno ou frio. Se for servido com café, deixa qualquer um no céu!

Obs. ulteriores: 1) acrescentei polvilhar a forma com farinha de trigo, após untar, porque se a forma já for bem usada, o bolo acaba grudando; 2) O ponto de fervura de uma calda é quando ela borbulha com bolhas grandes. A partir daí se começa a contar o tempo de fervura.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

2 comentários:

  1. Estava louca por receita de Luiz Felipe. Vou
    provar e digo o resultado.
    UM abraço
    Tereza

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tereza,
    Que bom que você encontrou a receita que queria!
    Aguardo seu resultado, e espero que você goste do bolo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo