Frango na Cebola Queimada

Já falei que volta e meia estou procurando receitas na internet. Num destes passeios, há dois anos atrás, dei de cara com a receita de frango na cebola queimada, que atualmente está no site da Ana Maria Braga.

Se você quer saber, não acreditei mesmo nessa loucura de queimar cebola e obter um frango delicioso, conforme propalado. E aí, pensei com os meus botões: frango é barato, portanto, caso não dê certo, o prejuízo não será grande.

Pois não é que foi uma surpresa total!!! O danadinho é saborosíssimo. E não faz vergonha a ninguém servir para qualquer visita. Todo mudo que prova, adora, embora morra e não saiba do que é feito, porque o sabor da cebola, após queimada, muda completamente.

Em virtude dessas qualidades todas, tornou-se um prato freqüente aqui em casa. Já pensou o que é ter um almoço gostoso com um frango, três cebolas, arroz e farofa? É o sonho de toda dona de casa! E que você pode realizar no feriadão que vem aí. Que tal?

Penso que ver o ponto de uma comida, ajuda muito na hora de fazer. Daí a razão das duas fotos pequenas abaixo. Do lado esquerdo vê-se a cebola queimada -- e o fundo da panela! --, após 25 minutos de fritura. Do lado direito, os pedaços de frangos fritos na cebola queimada, já da cor de caramelo claro. Espero que elas lhe sejam úteis.

Ingredientes
1. 1 frango de 2,5-3kg resfriado cortado nas juntas e temperado na véspera com sal, alho e pimenta do reino (uso Regina)
2. 1 colher de sobremesa de óleo
4. 3 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
5. 1 colher de café de sal

Preparo
1. Fatie as cebolas em rodelas finas com uma faca de cozinha bem amolada. Ou use o processador com a lâmina de fatiar: corte as cebolas em 4 partes, colocando cada quarto, em pé, no tubo, e processando.

2. Ponha o óleo numa panela de pressão grande de 7-8 litros. Quando ele estiver bem quente, ponha as cebolas para fritar. Frite-as bem até deixar que elas fiquem bem queimadas (mas queimadas mesmo!). Leva-se de 20 a 25 minutos fritando, mexendo vez por outra com uma colher de pau de cabo bem grande e raspando o pregado escuro do fundo da panela, para que ele core as cebolas. Baixe e aumente o fogo várias vezes, durante a fritura, conforme perceba que a cebola está queimando muito ou não está fritando.
O fundo da panela fica quase preto (veja o lado esquerdo da foto 3), mas é assim mesmo, pois é ele que dará a cor e o sabor especial do frango. Ao final, acrescente o sal e dê uma misturada.

3. Coloque o frango, de 4 em 4 pedaços, para fritar na cebola queimada, e vá virando-os com a colher de pau até ficarem da cor de caramelo claro. Só acrescente mais 4 pedaços quando os anteriores estiverem corados.

4. Tampe a panela de pressão. Quando começar a "chiar", baixe o fogo e marque 14 minutos. Apague o fogo e retire a pressão da panela cuidadosamente (uso inserir um garfo debaixo do pito, levantando-o um pouco, e deixando o vapor sair totalmente). Teste com um garfo para ver se o frango está bem macio. Se necessário, feche a panela e deixe mais 2 minutos na pressão.
Caso use outra marca de frango, retire a pressão aos 12 minutos para verificar seu cozimento, pois o tempo de 14 minutos refere-se ao frango Regina, já que não uso outra marca, podendo o tempo ser diferente.

5. Retire os pedaços de frango com uma escumadeira, ponha no prato de servir, e cubra-os com o molho escuro da cebola que ficou no fundo da panela. Acompanhado de arroz branco e uma farofinha é simplesmente divino!!!

Dicas: 1) evite usar frango congelado. Ele não solta água na panela e o frango fica sem caldo. Caso use, acrescente 1 xícara de café de água, antes de fechar a panela; 2) a colher de pau tem de ter cabo grande para você não se queimar na beirada da panela (experiência própria!); 3) como o fundo da panela fica preto do queimado, para limpar, leve ao fogo com um pouco de água e detergente e vá removendo a crosta com uma colher de pau, ou deixe de molho durante algumas horas; 4) use uma touca de cabelo durante a fritura da cebola e do frango, e se sua área de serviço for vizinha à cozinha, retire todas as roupas estendidas, porque o odor da cebola impregna tudo.

11 comentários:

  1. HOJE FIZ O FRANGO NA CEBOLA QUEIMADA, FICOU UMA DELICIA... PARABENS PELA RECEITA, PODEM FAZER FICA MUITO GOSTOSO.

    ResponderExcluir
  2. Marijara,
    Que bom que você gostou da receita! É exatamente isto que me dá alegria.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer ficou uma delícia as fotos foram muito úteis para eu saber o ponto certo já que a gente acha que a cebola tá queimada demais...uma delícia.

    ResponderExcluir
  4. isso é incrivel frango queimado muito bom...

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo agora, e pelo visto vai ficar otimo, estou nos momentos finais, vamos ver o que vai dar! tomara que de certo, pois é uma receita super rapida e fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  6. o frango ficou mega delicioso obrigada

    ResponderExcluir
  7. fica ótimo tambem se acrecentar um tablete de caldo de picanha, só que dai voce diminui o sal. FAÇO SEMPRE *-*

    ResponderExcluir
  8. quer fazer uma galinhada divina... com o frango quase pronto coloque milho verde (de espiga, não o de lata) e pique alguns tomates... hum deu até agua na boca...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por postar as fotos são muito úteis ,já conhecia essa receita,lembro que e uma delícia ,procurei para relembrar vou faz amanh

    ResponderExcluir
  10. eu sempre fasso hoje mesmo to fasendo

    ResponderExcluir
  11. eu sempre fasso hoje mesmo to fasendo

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo