Pesquisar este blog

Carregando...

Sanduiche Gelado Misto

21 de outubro de 2009

Simplesmente amo este sanduíche. Quando vou a um lanche na casa de alguém e tem Sanduíche Gelado, pode ter certeza de que ele estará no meu prato. E, de gulosa, repito!

Esta receita está comigo há muitos anos. Era chamada Sanduíche de Verão. Recentemente resolvi dar uma “repaginada” e mudar para ingredientes já prontos, pois os da receita antiga exigiam algum preparo. Dei uma olhada na net e acabei por basear-me na receita do blog Enfim Sozinha, que foi a de que mais gostei. Tornou-se, agora, bem mais simples de fazer. E o sabor, na minha opinião, ficou maravilhoso.
Ingredientes
1. 1 pacote de pão de forma sem casca cortado no comprido (6 fatias)
2. 600g de maionese (eram 500g)
3. 2 latas de atum sólido
4. 2/3 de caixa de creme de leite de 200g
5. 2 colheres de chá rasas de salsa desidratada
6. 1 requeijão cremoso sabor cheddar (200g)
7. 2 bisnagas de patê de presunto (240g)
8. 150g de geléia de ameixa

9. 3 tomates Sapore (tomatinho menor que o cereja)
10. Raminhos de coentro
11. Batata palha para decorar

Preparo
1. Num prato fundo, amasse o atum com um garfo, misture com o creme de leite e amasse mais. Acrescente a salsa desidratada. Misture. Divida em duas porções.

2. Passe uma camada fina de maionese em um dos lados de cada uma das 6 fatias de pão. Ponha numa bandeja ou assadeira grande com a maionese voltada para cima.

3. Se a geléia tiver pedaços de ameixa, ponha num prato e amasse bem com um garfo.

Montagem
1. Numa bandeja retangular ou oval, coloque, no centro, a 1ª fatia de pão com a maionese voltada para baixo. Passe uma camada fina de maionese em cima e distribua metade do atum.

2. Ponha por cima do atum a 2ª fatia de pão com a maionese voltada para baixo. Passe uma camada fina de maionese em cima e em seguida o cheddar.

3. Coloque por cima do cheddar a 3ª fatia de pão com a maionese voltada para baixo. Passe uma camada fina de maionese em cima e, logo após, uma camada de geléia de ameixa.

4. Ponha por cima da geléia de ameixa a 4ª fatia de pão com a maionese voltada para baixo. Passe uma camada fina de maionese em cima e depois o patê de presunto.

5. Deite por cima do patê de presunto a 5ª fatia de pão com a maionese voltada para baixo. Passe uma camada fina de maionese em cima e em seguida o restante do atum.

6. Acrescente por cima do atum a última fatia de pão com a maionese voltada para baixo.
Com uma faquinha de serra, acerte o pão nas duas extremidades. Remova o excesso de recheio e limpe a bandeja.

7. Passe uma boa camada de maionese em todo o sanduíche. Leve para gelar por 8 horas ou mais (de um dia para o outro fica melhor) e faça a decoração antes de servir.

Decoração
Decore com 5 flores de tomate, raminhos e folhas de coentro. Distribua batata palha em volta da base e salpique umas poucas batatinhas nas paredes laterais do sanduíche.

Arranjo de flores: numa tampa de plástico transparente de 20x20cm, de um recipiente qualquer, marque com caneta de retroprojetor a largura do sanduíche. Arrume no espaço marcado as 5 flores formando o arranjo (veja foto 1). Ponha então os raminhos de coentro e corte-os para adaptar-se à base das flores. Corte as folhas desnecessárias e acrescente outras que julgue ficar bonitas. Aí é só transferir o arranjo para o sanduíche: primeiro os galhinhos, depois as flores e em seguida as folhas adicionadas. Inventei, na hora, esta “tecnicazinha”. Ficou moleza, não foi?

Flor de tomate: coloque o tomate com o “fundinho” para cima e parta-o ao meio com uma faquinha lisa, de ponta fina e bem afiada. Remova cuidadosamente as sementes. Deixe a parte côncava da banda de tomate voltada para cima e dê 5 cortes, começando cada um deles na base e indo até a ponta. As pétalas que ficarem rombudas, afine com dois cortes, formando um “V”. Vire, e pronto, você já tem uma florzinha. Agora, é só repetir o processo.

Dica: 1) Se não quiser fazer as flores, use as bandinhas de tomate no lugar delas. Fica bonito também. 2) Para contornar a base da torta, você pode usar cenoura crua ralada no comprido, alface em tirinhas ou milho, em vez de batata palha.

8 comentários:

SUELY PERES disse...

Adorei esse lanche frio,excelente opção para os dias quentes. Bom final de semana, beijinhos

Laura Lucia disse...

Suely,
Achei ótima a sua visita e por você ter gostado do sanduiche gelado. Obrigada. Um bom final de semana para você também.
Bjs

Simplesmente Mariza disse...

Laura, que blog delicioso.Este sanduíche está como eu gosto, colorido, maravilhoso. Parabéns pelo blog e pelas receitas simples, mas com carinha de sofisticada. Amei!

Anônimo disse...

Laura,adorei o seu blog. As fotos maravilhosas são suas? E as receitas são testadas por você?
Parabens! Meu email é: terezmcastelo@gmail.com.
Um abraço da amiga
Tereza

Tânia Saj disse...

Laura
Já fiz, já comi e já vi muitos lanches gelados...mas tão lindo como o seu é a primeira vez!!
Nem preciso duvidar que é gostoso, pelos ingredientes!
Parabéns!
Beijinhos

Laura Lucia disse...

Bom dia, Tânia,
Você nem imagina o quanto é maravilhoso para mim o fato de você ter achado bonito o Sanduiche Gelado. Deixa-me mais estimulada a pôr um toque de beleza nas minhas comidas. Obrigadíssima.
Bjs

Laura Lucia disse...

Mariza,
Gostei da sua visita. Obrigada.
As receitas são realmente simples, mas me esforço para que sejam gostosas e bonitas.
Abraços

Laura Lucia disse...

Tereza,
Que bom que você veio até aqui!
Tudo é verdadeiramente feito por mim, tanto as comidinhas simples como as fotos.
Grata pela visita.
Abraço carinhoso

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Só Receitas Simples / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011
▲ Topo