Quiche de Aspargo e Peito de Peru

Gente, esta quiche sinceramente é maravihoooosa!!! Ah, sim, é verdade que o recheio saiu da minha cabecinha, unindo idéias de recheios de tortas de aspargos que vi na net com outras saídas do Creme de Frango com Aspargo da mamãe, mas nem por isto vou conter meu entusiasmo de dizer que ela é deliciosa. Ora, que diacho, faço cada droga, cada porcaria na cozinha, e não me envergonho de dizê-lo! Se não fosse o “esmeril da França”* que trabalha comigo, eu morreria de remorso de jogar fora tanta comida ruim. Assim, sem nenhuma falsa modéstia, lhe digo, não deixe de experimentar esta quiche, você vai adorar!

Finalmente, depois de testar doze massas para tortas e quiches, encontrei uma massa deliciosa, onde apenas reduzi 25g da manteiga porque da primeira vez que fiz uma quiche com ela, ficou muito quebradiça pelo excesso de gordura. Achei-a na revista Receitas de Sucesso, Ano 1, nº3, especial Tortas Salgadas, p.10, que me custou apenas R$2,90. Vivo me repetindo, mas como não tenho pretensão de ser original, vou dizer novamente, amo minhas revistinhas baratas; delas tenho obtido saborosas receitas.

Vou contar um segredo meu, tá? Sou extremamente mão-aberta, mas vez por outra sofro de umas crises ridículas de miserabilidade. Pois não é que quase substituí o creme de leite da massa por leite de gado com pena de usar só 40g da caixinha!? Ainda bem que não o fiz, pois esta massa, até que me demonstrem o contrário, é a campeã de todas as massas de quiche. Prove, e depois me diga, sim?

*Conheci esta expressão através de uma senhora muito idosa, do Crato-CE, que me explicou ser usada para indicar uma pessoa que comia muito. Antigamente a pedra de esmeril para amolar facas vinha da França. Essa pedra era um disco de esmeril acoplado verticalmente a um carrinho de madeira, a qual tinha uma manivela pregada num dos lados, e que girava com a força motora do braço do amolador. Bastava um entusiasmo maior e, pronto, lá se ia embora a lâmina da faca, “comida” pelo esmeril da França.

Ingredientes *Copo: 185ml *Colher de chá: 2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa
1. 300g de farinha de trigo
2. 175g de manteiga
3. 1 ovo
4. 40g de creme de leite (40ml) (uso Itambé, de caixinha)
5. 1 1/3 de colher de chá rasa de sal

Recheio
1. 1/2 pacote de creme de cebola (34g) (uso Maggi)
2. 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo (20g)
3. 1 copo de leite
4. 1 colher de sobremesa cheia de manteiga (25g)
5. 1 colher de sobremesa bem cheia de parmesão ralado (15g)
6. 1 caixa de creme de leite (200g) (uso Itambé: é mais consistente)

7. 2 ovos

8. 400g de aspargos brancos cortados (uso Casino, peso bruto de 660g)
9. 200g de peito de peru defumado fatiado e cortado em cubinhos

10. Queijo parmesão para polvilhar

Preparo
Massa

Ponha todos os ingredientes numa tigela, misture inicialmente com uma colher de sopa e depois com as mãos, até obter uma massa homogênea. Não use muita delicadeza para a massa não ficar podre, nem amasse demais, para ela não ficar sovada e dura. Embrulhe a massa em filme de PVC ou saco plástico hermético e leve à geladeira durante 1 hora.

Recheio
1. Enquanto espera o tempo da massa: corte o peito de peru. RESERVE.

2. Enquanto espera o tempo da massa: corte os aspargos com faca bem amolada e deixe-os escorrendo numa peneira. RESERVE.

3. Enquanto espera o tempo da massa: misture o creme de cebola e a farinha de trigo numa panela, acrescente o leite aos poucos. Leve ao fogo e mexa durante 2 minutos após engrossar. Apague o fogo. Acrescente a manteiga, o parmesão ralado e o creme de leite; deixe amornar. Bata os ovos por 1 minuto no liquidificador e acrescente o creme de cebola já morno. Bata então até obter uma mistura homogênea. Despeje-a numa tigela. Acrescente o peito de peru e misture bem. Adicione os aspargos e misture delicadamente.

Montagem
1. Acenda o forno a 235º.

2. Espalhe a massa numa forma para quiche de 25x4,5cm (uso Tramontina). Verta o recheio sobre a massa e regularize-o com uma colher de sopa. Polvilhe com queijo parmesão e leve para assar por 35 minutos ou até dourar a borda da massa. Aos 25 minutos, gire a parte da frente da forma para trás com ajuda de dois garfos, um engatado numa das canaletas do lado esquerdo e outro, numa das do direito da mesma: um empurrando para trás e outro puxando pra frente a forma. Objetivo de girar: corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade.

3. Desenforme morna usando dois pratos descartáveis grandes (usei com rendas na borda para dar mais beleza): um para retirar da forma e outro para virar novamente e ficar com a parte do recheio para cima. Não usei pratos de louça com medo de eles pesarem na quiche e quebrarem a borda da massa. Sirva a quiche morna com carnes, ou fria com saladas.

Obs: Tradicionalmente, a quiche é composta por uma massa que leva em cima um recheio e por cima deste o creme. Eu prefiro misturar recheio e creme, pois não gosto quando a quiche se desmancha toda no prato porque o recheio não fica unido à massa. Faça como preferir, está bem?

16 comentários:

  1. Amiga, mais um quiche pra minha coleção!!! Adoro!!!
    Obrigadaaa!!!
    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  2. ADORO QUICHE MAS Ñ ANDO FAZENDO POR CAUSA DA MINHA DIETA SE FIZER UMA DESSAS COMO TUDO ANTES DE ESFRIAR!!! KKKKKKKK ENTÃO MELHOR Ñ CORRER RISCOS PORQUE ESTA AÍ ESTÁ UM ESPETÁCULO!!!

    ResponderExcluir
  3. Laura, eu faço como você!! Eu misturo sempre o recheio com o creme... E ficou uma óptima quiche!!! Eu amo quiche!!!
    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. A tua quiche deve estar deliciosa pois o aspecto não desmente.
    Beijinho, boa semana

    ResponderExcluir
  5. Laura, eu amo quiches, vou experimentar essa tua massa com creme de leite, achei bem interessante, e essa tua invenção de recheio me deu água na boca.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  6. aahhhh eu vou ter que fazer!!! eu adoro quiche! aqui perto de casa, tem um restaurante ótimo que na minha opinião tem a melhor quiche da cidade! e eu sou louca pra fazer um, mas não me agrado das massas. como vc falou, as vezes fica gordurosa demais (adorei o pulo do gato! ou melhor, da gata! rs). tbém num shopping da cidade, adoro uma empanada de peito de peru e alho-poró (combinação que iria bem nessa sua receita, não?), de modo que essa quiche é perfeita para eu matar as duas vontades!! rsrs na próxima ida ao super vou comprar aspargos! iupiiii!!! obrigada!! beijos!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza vou testar essa sua massa minha amiga, e amei seu recheio, só de olhar sua quiche, da água na boca. Ficou maravilhosa. beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Pelos ingredientes deve mesmo ter ficado uma delicia, parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sabe o que é o melhor das suas receitas? É que você testa, testa, chega a um ponto perfeito e coloca aqui, de "mão beijada" um tesouro.
    Certamente vou testar a sua massa.
    Adorei saber da historinha do esmeril....kkkkk conheço muitos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. amiga..essa sua quiche tá divina!!!receitas suas é a certeza de fazer e dar certo!!!tô levando essa para mim..bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie, tam um lindo selinho pra voce la no BLOG DA GULLO, e eu ficarei muito feliz se vc aceitar.
    Bejus e inté.
    Marcia Gullo

    http://blogdagullo.blogspot.com/2010/03/obbbbaaaaa-o-primeiro-selinho-de-2010.html

    ResponderExcluir
  12. Essa tá no topo das receitas que eu preciso fazer urgente!
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Laurinha,
    Que delícia de torta fia...nunca fiz nadinha com aspargo...:/
    Ah! não...aqui só tem receita chique purdimais...simples só as minha fia...=D
    Tb tenho dó de gastar un tiquíin de creme de leite, acho q vou dividir com'cê...mio marito num gosta mto, então só posso colocar colheradinhas..:)
    Amei o conto da vózinha...do esmeril...penso q conheço alguns...=D
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderExcluir
  14. Olá.. primeira vez que visito seu blog e amei.
    Adorei a receita de gelado de brownie, vou fazer e depois volto para lhe contar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Amiga!!! Tem selinho pra vc no meu blog!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Laura,

    Gostei desse post! Primeiramente por causa da receita, lógico, tanto que vou até levá-la comigo!. Depois acabei rindo com a expressão "esmeril da França", que era muito usada na casa dos meus pais. Para nos fazer rir, eles até a usavam dentro de um ditado que dizia:
    "Para trabalhar é como uma criança, já para comer é como o esmeril da França", rsrs.
    Beijinho e boa tarde.

    (Ah, Laura, vou levar o seu link para aminha lista de blogs!)

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo