Cassoulet de Feijão Branco e Lingüiça

Sei que é pleonasmo chamar Cassoulet de Feijão Branco com Lingüiça, todavia nem todo mundo, especialmente aqui em Fortaleza, sabe o que é cassoulet (pronuncia-se “caçulê), então achei que usar este título daria um esclarecimento melhor e uma maior vontade de comer tal iguaria, que afinal não passa de uma feijoada de feijão branco, não é mesmo?

Claro que mudei a receita -- e muito! -- como é meu costume, e fiz receita dupla por que haveria visitas. No original, eram 500g de lingüiça toscana, mas optei por 1,2kg de lingüiça: 800g de portuguesa e 400g de calabresa, além de acrescentar 500g de paio, pois achei que assim ficaria mais saboroso. Troquei o alecrim picado por coentro, porque cearense é “bicho do mato” e não vai muito com ervas sofisticadas, especialmente o alecrim, que tem odor de perfume e não de comida. O resultado foi excelente e todos aqui comeram além do que deviam e elogiaram o mesmo tanto, de forma valeu a pena o trabalho e as mudanças. Se eu fosse você, arriscaria....

Base da Receita: Revista Almoço de Domingo, Receitas Tradicionais, Ano 2, nº4, 2009, p. 33

Créditos da Foto do Prato: Na Cozinha da Bete

Ingredientes (receita dupla) *Xícara de chá=190ml *Colher de sopa=15ml

1. 1 kg de feijão branco + água para cozinhar o feijão na panela de pressão

2. 1 colher de sopa de azeite
3. 400g de toucinho defumado cortado em pedaços médios
4. 800g de lingüiça portuguesa fatiada
5. 600g de lingüiça calabresa fatiada
6. 500g de paio fatiado
7. água para aferventar os embutidos (linguiças e paio)
6. 3 cebolas grandes picadas
8. 8 dentes grandes de alho espremidos
9. 3 pitadas de pimenta do reino
10. 6 folhas grandes de louro
11. 1/2 de xícara de chá de coentro picado
12. Sal a gosto (não usei)

13. Cebolinha picada em rodelinhas e um ramo de alecrim para decorar o cassoulet na vasilha de servir.

Preparo
1. Em um panelão de 28x12cm, acrescente os embutidos (lingüiças e paio), adicione água até cobri-los em um dedo e ferva por 5 minutos. Escorra dentro de uma panela. RESERVE a água desta fervura. Lave a panela, ponha o azeite e frite o toucinho em fogo médio até soltar gordura; junte o alho e frite até dourar, adicione os embutidos (lingüiças e paio), frite bem. Retire metade da gordura e descarte-a. Ponha então a cebola e frite até ficar transparente. RESERVE.

2. Coloque o feijão branco numa panela de pressão grande (de 8-10 litros) com três dedos de água cobrindo-o. Feche a panela e quando começar a chiar, marque 7 minutos. Apague o fogo, retire cuidadosamente a pressão com ajuda de um garfo levantando o pito ou pondo a panela debaixo da água fria da torneira.

3. Ponha o feijão, a pimenta do reino, o louro e o coentro no panelão. Misture delicadamente. Prove o sal e acrescente um pouco da água reservada (da fervura dos embutidos), lembrando-se que ela é bem salgada. Tampe o panelão. À proporção que o caldo do panelão reduzir, acerte o sal pondo mais da água da fervura dos embutidos ou água sem sal, conforme o seu gosto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até o feijão ficar macio. Retire a tampa, faça a decoração e sirva na própria panela; se ela for bonita, é claro. Se você for como eu, que não tem nenhuma panela digna de ir à mesa, coloque numa travessa de feijão, decore e sirva. O gosto é exatamente o mesmo: divino!!!

OBS.: Você notará que pus muita carne no feijão. É assim que aprecio. Minha feijoada também é bem cheia de carne. Se você preferir com menos carne, sinta-se à vontade para reduzir as quantidades. O importante é que a receita saia ao seu gosto.

30 comentários:

  1. Olá, querida Laura,
    Seja bem vinda de volta, eu estava sentindo falta das suas receitas saborosas.
    O cassoulet é delicioso (não fosse eu fã de pratos cheios de caldos, rsrs). As fotos do seu estão muito tentadoras! Mas sabe que me identifiquei com os cearenses, quanto ao alecrim? Não me entenda mal, eu amo as ervas, mas as uso com muito critério. E o alecrim é justamente a erva que me inspira mais cuidados, por causa do perfume que domina tudo, rsrs.

    Beijão. Tenha um dia e uma semana excelentes!

    ResponderExcluir
  2. OI, estive visitando seu blog, muito legal, bonito e gostoso ...

    já estou te seguindo ...

    Se possivel for conheça o meu ...

    abraço

    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que delicia esta receita, e as fotos???? lindas...

    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu adooooro esta receita! Ficou linda!
    Aprendi a fazer com a minha mãe, e nada mais perfeito que um Cassoulet para o inverno né?!
    Beijinhos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ah..amiga eu amo cassoulet!!!é uma maravilha mesmo!!!!..o seu deu agua na boca..e nesse frio que faz aqui em Sampa..adoraria um prato asim..para aquecer meu estomago..rsssss..amei..bjus

    ResponderExcluir
  7. Hummmm, eu até falei "hum" alto aqui...risos.
    Que delícia. Eu amo cassoulet também.
    Arrasou na receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. LAURA QUE RECEITA DELICIOSA, AQUI ADORO FAZER PARA MEUS IRMÃOS QUANDO ME VISITAM!
    FEZ ÓTIMAS MUDANÇAS ADOREI!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  9. Menina, voce anda muito sumida né?

    Que bom que estás de volta! E com essa receita tão saborosa!!! Um cassoulet de dar água na boca, parabéns!

    Um grande abraço,
    Fique bem!

    ResponderExcluir
  10. Amo feijoada e pelo nome jamais saberia que Cassoulet seria uma feita com feijão branco. Deve ser uma delícia. Ah, sou baiana e também me considero bicho do mato (kkk) tenho receio de usar essas ervas aromáticas e não gostar do resultado delas no prato. Fico com o velho coentro e cebolinha!
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Puxaaa....Amei seu blog...
    vou lhe seguir ok???

    Se quiser me faça uma visitinha e se gostar pode me seguir...

    abços...
    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Hummm, depois da feijoada esse é o prato que mais gosto de fazer, e faço assim como você, bem cheinho de carne.
    Laura, você não deixou o feijão um pouquinho de molho...costumo deixar pelo menos 2 horas?
    Com esse friozinho não tem coisa melhor, né...aquece o corpo e a alma!!!
    Bjuss querida, tenha um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Está com um aspecto ótimo, parece estar muito saboroso.
    Parabéns pelo blog, tem ótimas receitas!

    ResponderExcluir
  14. E que delicia ficou essa feijoada branca menina ou cassoulet tanto faz. tenho feijão branco em casa e fiquei aguada, acho que vou fazer. beijinhos e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Querida Amiga,
    pode crer que esta também vou arriscar sem nada temer, pois suas receitas são sucesso garantido!
    beijinho.

    ResponderExcluir
  16. Procurando uma receita de cassoulet para ensinar a minha ajudante, encontrei a sua. Estou escrevendo para dizer que o sucesso foi enorme! Doei uma parte do cassoulet a duas vizinhas que sempre me trazem agrados culinários. Elas, também, adoraram. Parabéns, Laura. Você e seu blog ganharam uma fã.

    ResponderExcluir
  17. Oi Laura, é a priemira vez que visito, adorei a receita e já estou indo fazer, porém sem coentro, o meu marido não gosta, acha!? Adorooo.
    Mas vou respeitá-lo. rs. Já morei aí no ceará, muito bom! Obrigada pela receita.
    Obs.: aqui em Bauru está frio, vai ser muito bom comer esta comidinha quente... tchau

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Laura, estava querendo uma receita com feijão branco, de repente me deparei com a sua. Amei... Vou fazer para o almoço. Parabéns pelo blog.


    bjuss!

    ResponderExcluir
  19. Final de semana que vem teremos um feriado prolongado,já que nós(bichos do mato cearenses)comemoramos o dia do nosso padroeiro,São José(dia 19).Sendo assim,amiga,vou aproveitar e fazer meu primeiro Cassoulet.Obrigada pela receita,que está super apetitosa!!!

    ResponderExcluir
  20. Ai essa receita parece ótima, tô com água na boca!!! Também gosto de feijão assim, cheio de carne. Vou aproveitar o final de semana para experimentar esse cassoulet.

    ResponderExcluir
  21. vou fazer como a ISABELA,fazer neste domingo. vamos ver o que vai dar, depois posto o resulado final e os comentarios. desejem-me sorte!!!!!!!!!!!TCHAUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  22. Amei sua receita.Vou fazer ainda hoje...Bj

    ResponderExcluir
  23. adorei seu blog....voce poderia fazer um dia a sua feijoada!! Eu ia adorar suas dicas, inclusive quanto tempo deixo as carnes da feijoada de molho para sair o sal?do dia para o outro?

    ResponderExcluir
  24. Ola,
    Estou morando na Alemanha a 1 ano. Minha irmã veio me visitar em novembro e me trouxe feijão branco de presente.
    Eu não tinha idéia de como cozinha-lo. Então procurei na internet e achei sua receita.
    Bom, aqui na Alemanha não tem linguça paio, portuguesa, etc... Então vou tentar fazer com algumas linguiças locais.
    Hummmmm acho que vai ficar bom.
    Obrigada pela dica,
    Ly

    ResponderExcluir
  25. Oi Laura,
    Desculpe a observação, e o teu prato deve ser uma delicia, mas realmente não podemos chamar este prato de "Cassoulet", ficaria mais harmonioso e verdadeiro se chamar de Feijoada de Feijão Branco mesmo. Sou a favor de criarmos a partir de uma receita, e neste caso seria o Cassoulet da Laura, mas é bom saber que o Cassoulet vai pato entre outro ingrediente, e também vai ao forno.
    Eu faço um prato com base do teu, e acrescento camarão, lula, polvo e cubos de peixe, e alguns amigos também chamam de Cassoulet, eu chamo de Feijoada de Frutos do Mar. Descrevendo não parece bom, mas vale apena provar, fica uma delicia.
    Manoel Fontes

    ResponderExcluir
  26. a minha receita é quase igual a essa só que tinha perdido a quantidade de linguiças quero fazer 2 kilos de feijão vou fazer sabado dia 7 de junho amanhã então entrei para ter uma noção da quantidade de carnes pois gosto muito que fica suculenta obrigada depois eu coloco os elogios dos filhos beijos

    ResponderExcluir
  27. ola...cruzei com a sua receita tentando me inspirar de o que fazer com o feijão branco.
    como não tinha linguiça eu usei o que tinha em casa....carne seca, costelinha salgada, alecrim fresco. coloquei tudo pra cozinhar junto com cebola , louro, azeite, orégano, pimenta dedo de moça e colorau. não sei se vai ficar bom pois enquanto cozinha eu escrevo....bjs....Fernando.

    ResponderExcluir
  28. Maravilhosas receitas...
    ParabénS!
    Sou do Rio Grande do Sul e aprecio muito este prato, que aqui chamamos também de Mocotó com mais algumas coisinhas que incrementam!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  29. Eu estava procurando receita do bolo Luis Felipe, e encontrei seu Blog que por sinal muito interessante. Eu estava lendo seu comentario sobre o Cassoulet quase morri de rir., pois eu também sou cearense.

    ResponderExcluir
  30. Eu gostaria de saber se vc tem a receita daquele tradicional bolo que no Ceara chamamos de "Grude de Goma"? Com goma é leite de coco. Eu ate ja comprei em algumas padarias na Aldeota. Obrigada

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo