Não dizem que no Brasil tudo termina em pizza? Aqui no Ceará, também. Explicando: vi a receita de Pão Marguerita com Aveia no blog da Gina, Naco Zinha Brasil, e fiquei maluquinha para fazer. Sou péssima de pão, porque não sei e não tenho força (nem paciência!) para sovar a massa. Mas quando percebi que este pão da Gina era moleza para fazer, já que não tinha a desgraçada da sova, “arregacei as mangas” e fui pra labuta.
O diacho é que aqui em casa todo mundo dá “pitaco” nas receitas, até os convidados! Então choveu palpite pra lá e prá cá, e acabou que o pão virou pizza mesmo, com direito a molho de tomate, muito queijo, azeite e, lógico, cervejinha para acompanhar. E também, muitos e muitos elogios após a comilança, o que é ótimo para elevar o ego (ou a égua?*) desta cozinheira de coisinhas simples: eu.
A verdade é que a massa é perfeita. Leve, delicada e extremamente gostosa, enquanto a cobertura, gente, só mesmo provando para se ter a idéia de seu sabor especialíssimo. Sucesso total, absoluto!
Gina, obrigadíssima pela receita maravilhosa.
E a vocês, que passam por aqui, convido-os a visitarem o Naco Cozinha e verem as receitas deliciosas e belas da Gina. Vão se encantar, com certeza!
*Égua, no Ceará, significa: besta, tola, boba; no sentido de fazer tudo que os outros querem.
Ingredientes *Xícara de chá: 200ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
1. 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
2. 1 colher de sopa rasa de açúcar
3. 1 xícara de chá de leite morno (200ml)
4. 1 colher de sopa rasa de sal
5. 2 ovos médios
6. ½ xícara de chá de óleo (100ml) (uso de milho)
7. 1 ½ xícara de chá de aveia em flocos finos (135g) (uso Quaker, rótulo azul)
8. 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo (350g)
Cobertura
1. 1 pacote de molho de tomate Pomarola Pizza (300g)
2. 1 1/3 de xícara de chá de queijo coalho fresco em cubinhos (250g) (ou outro queijo branco)
3. 3 tomates médios sem sementes em cubinhos
4. 3 colheres de sopa rasas de manjericão picadinho
5. 3 colheres de sopa de rasas de orégano
6. 1 1/3 de colher de chá rasa de sal (colher de 2,5ml)
7. 3 xícaras de chá rasas de mussarela ralada no ralo grosso (350g)
8. Azeite para regar
Preparo
Massa
Numa tigela grande, esmigalhe o fermento. Adicione o açúcar e o leite morno. Misture bem e deixe levedar por 15 minutos dentro do forno coberto por um pano de prato. À essa “esponja”, adicione um a um os ingredientes 4-7, misturando após cada adição. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo inicialmente com uma colher de pau e depois, quando a massa ficar pesada, com as mãos. A massa fica ainda grudando nas mãos. Cubra com o pano de prato e deixe crescer por 20 minutos dentro do forno.
Cobertura e Montagem
Enquanto espera a massa crescer no forno, faça as etapas 1 a 3:
1. Unte com margarina uma assadeira retangular nº 3, de 40x26x3,5cm.
2. Rale a mussarela. RESERVE.
3. Corte o queijo coalho e os tomates sem sementes em cubinhos e ponha-os numa tigela média. Acrescente o manjericão picado, o orégano e o sal; misture. RESERVE.
4. Após os 20 minutos iniciais de crescimento massa: espalhe a massa na forma, abrindo-a com os dedos, delicadamente, para não eliminar muito as bolhas de ar. Onde ficar buraco após ter espalhado, retire uma porção de massa de uma parte mais grossa (alta) e transfira para tapar o buraco, pressionando suavemente o pedaço de massa transferido. Deixe a massa crescer por mais 20 minutos, em local sem vento, coberta por um pano de prato grande*. Estique bem o pano de prato, prendendo as bordas debaixo da assadeira para que ele não encoste na massa.
5. Assim que deixar a massa para crescer na forma por 20 minutos: acenda o forno a 220º.
6. Após os 20 minutos de crescimento na forma: espalhe o molho de tomate por cima da massa com auxílio de uma colher, cuidando para não pressionar a massa, distribua a cobertura misturada e reservada na etapa 3 e a seguir, a mussarela. Regue com azeite.
7. Leve para assar por 25 minutos ou até que espetando um palito, ele saia limpo. Sirva 2 minutinhos após sair do forno para a massa não quebrar muito.
*Costumo desocupar uma parte de um armário de cozinha e colocá-la aí para crescer, com a porta fechada.
Bom dia moça do Ceará!
ResponderExcluirMenina, e não é que esses convidados tinham razão?
Ficou uma belíssima pizza sim senhora!
Não conhecia essa massa da Gina, sabe que eu gostei demais!
Laura,
ResponderExcluirEssa massa de pão, enriquecida com aveia, tem cara de pizza mesmo, da forma como é feita. Sua versão ficou ótima!
Semana passada repeti a dose e lembrei de você.
Não conhecia essa faceta da palavra égua, só "arre, égua!", "filha de uma égua" (rsrs!). Esse Brasil é demais!
É muito bom ter você de volta ao blog com frequência, viu?
Já comecei bem o meu dia, lendo seu comentário, que foi uma poesia.
Bjs.
òtima ideia!
ResponderExcluirOi, Laurita,
ResponderExcluirComo sempre, eu estou aproveitando a hora do almôço para por as leituras em dia e assim cheguei aqui. Mas já li o seu cometário no meu último post e fiquei muito comovida, viu? As suas palavras carregam a sinceridade e o sentimento de quem também experimentou este tipo de perda, e eu só posso agradecer a sua gentil solidariedade. Quanto ao pão/pizza, fiquei super curiosa com relação a esta receita, pois ando em busca de receitas alternativas de massa de pão, então, já a estou copiando, rsrs. Ah, uma dica sobre a sova da massa de pão, que descobri funcionar muito bem, é colocar a massa para ser sovada na batedeira, com aquele batedor em forma de gancho. Ponha a batedeira numa superfície plana, em que ela possa ficar bem fixada, para evitar trepidações em excesso e manda ver, rsrs. As massas ficam muito boas!
Um beijo e boa tarde!
hummmm que incrivel!!!
ResponderExcluirideia gostosa e nutritiva!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Oi Laura,
ResponderExcluirÉ muito bom ver você postando mais assiduamente.Nós agradecemos.
Essa receita deve ser deliciosa.Gosto muito das coisas da Gina.
Bj,
Lylia
Dra Laura, fiz nesse domingo essa pizza (fiz duas), ficou perfeita. A massa super macia! Fiz na casa de minha mãe e toda a família aprovou. Por ser massa, fermento, achei que não iria conseguir. Não dá trabalho nenhum, foi super tranquilo. Já está marcado lá em casa, mais uma tarde de pizza. Agradeço de coração. Um forte abraço
ResponderExcluirMinha Nossa amiga, estou salivando aqui...sua descrição me fez até babar.
ResponderExcluirNão tem jeito vou por a mão na massa agora mesmo, até tinha pensado em pizza...rs!
Sabe que você é uma querida para mim, né...brigadinha pelos carinhos!
Bjuss!!!
O povo aí também é palpiteiro é?
ResponderExcluirPois aqui em casa, meu marido vive dando pitaco e eu tocando ele da cozinha...risos.
Adorei a receitinha, está com uma cara ótima.
Beijos
Bom Dia querida amiga, vim agradecer a visita e o comentário lá na divulgação do prêmio que recebi, seu carinho e atenção me enchem de alegria. Também vim contar que fiz seu tiramissu e agorinha mesmo vou lá terminar de decorá-lo para mais servir e deliciar os meus por aqui, depois te conto da repercução, ok?!
ResponderExcluirUm bom domingo para você, beijão!
ACHO QUE FICOU DELICIOSO POIS A FOTO ESTÁ MUITO LINDA E VC É UMA GRANDE ESPECIALISTA EM CULINÁRIA AQUELA QUE PESQUISA E SÓ FALA DEPOIS QUE TESTOU E APROVOU!
ResponderExcluirGRANDE BEIJO!
(estou muito feliz em ver que está tudo bem com vc!)
Olá Laura, muito obrigada por ter me avisado. Agora vc não sabe o que é pior, não estou conseguindo corrigir. O formulário não está me dando opção de comentar nem como anônimo. Nem sei se esse que estou escrevendo vou conseguir postar. Ontem aconteceu com outros 2 blogs amigos, esse blogger tá dando um monte de dor de cabeça na gente.
ResponderExcluirVou voltar aqui com mais calma e conhecer tua cozinha e ver suas delícias. Só de passar o olho vi várias receitas que me interessaram.
Um beijo e mais uma vez obrigada por me avisar.
Meus amigos,
ResponderExcluirQue bom vê-los passar por aqui. Obrigada pela visita e pelo carinho das palavras, Laura Lucia