Estrogonofe de Nozes com Chocolate

Esta é uma das receitinhas que gosto de fazer quando preciso urgente de uma sobremesa. Neste caso, ponho só umas bandinhas de nozes por cima como decoração, pois não consigo fazer os caracóis de chocolate rapidamente, já que trabalhar com chocolate é uma arte que ainda estou tentando adquirir.  E para chegar a estes caracóis bonitinhos da foto, não tenho idéia de quantas marcas diferentes de chocolate nem de quantos tipos de descascadores de verdura usei. Gastei uma graninha legal e um bom tempo. Portanto, se você não conseguir de primeira, mesmo com as dicas que adicionei, não fique triste, pois a minha “guerra” foi longa e cheia de batalhas perdidas...
Bom, o importante é que ele é supergostoso e rápido de fazer, tendo ainda a vantagem de que todo mundo aprecia muito. Assim, quando você tiver uma emergência, pode recorrer a este “coringa” com a certeza absoluta de que vai agradar.

Créditos: Baseado no Estrogonofe de nozes do site Tudo Gostoso.
Ingredientes
1. 1 lata de creme de leite SEM soro
2. A mesma medida da lata de doce de leite (400g) (uso Itambé ou Portão do Cambuí: são mais consistentes)
3. 100 de nozes moídas
4. 100g de nozes picadas

Decoração 
.Caracóis, tipo serpentina, de chocolate fracionado meio amargo (usei Garoto Cobertura Fracionada)
.9 cerejas com cabos
Vai Precisar de: papel-manteiga, descascador de verdura, palito de dentes ou de churrasco

Preparo
No liquidificador: ponha 100g de nozes e bata até moê-las. Desligue e solte com um garfo as nozes que ficam pregadas no fundo do liquidificador. Acrescente o creme de leite SEM soro e o doce de leite; dê primeiro uma misturada com uma colher e então bata até obter um creme homogêneo. Desligue. Adicione as nozes picadas e mexa bem com uma colher de sopa. Verta num marinex redondo de borda filetada de 25x4,7cm e faça a decoração. Leve para gelar por 1-2 horas e sirva em taças de sorvete.

Decoração
Faça os caracóis-serpentinas com uma barra de chocolate nova (foto 3), recém-comprada (veja Obs. 1). Quando ela está velha, fica ressequida e o chocolate se quebra todo ao raspá-la. Neste caso, você teria que derreter a barra conforme as instruções da embalagem, verter numa forma plástica retangular forrada com papel-manteiga, esperar várias horas, até mesmo um dia, para ele cristalizar (endurecer) e poder raspá-la. Não informo aqui o tempo de cristalização porque ainda não fiz esse procedimento com o Chocolate Garoto Cobertura Fracionada.
Forre a bancada de trabalho com um pedaço de papel-manteiga e ponha a barra de chocolate em cima. Passe um descascador de verdura, horizontalmente, em um dos lados estreitos e mais compridos da barra de chocolate, como mostra a foto 4, deslizando-o até obter um caracol de bom tamanho (veja Obs. 2). No início você terá que tentar diferentes pressões e posições até obter alguns caracóis que lhe agradem. Deixe os caracóis caírem no papel-manteiga. Não os pegue com as mãos para não derretê-los nem deformá-los. Depois que obtiver a quantidade desejada, use um palito de dentes ou de churrasco e separe os caracóis mais bonitos, colocando-os num outro pedaço de papel-manteiga. Segure com as duas mãos o papel-manteiga que contém os caracóis menos bonitos e derrame-os sobre o estrogonofe. Usando um dos palitos, transfira os caracóis mais bonitos para o estrogonofe.
Decore com as 9 cerejas, colocando 3 no centro e as outras 6 ao redor, como na foto 1, ou da forma que mais lhe agradar.

Obs. 1: Tentei fazer os caracóis-serpentinas com diversas marcas e tipos (ao leite e meio amargo) de chocolate. Os mais bonitos e mais fáceis de fazer foram obtidos com o chocolate Garoto Cobertura Fracionada, sabor meio amargo (foto 3). Aqui em Fortaleza, compro este chocolate no Mercadinho São Luiz da Av. Santana Junior, nº 2977.

Obs. 2: Também tentei fazer os caracóis-serpentinas usando diversos tipos de descascadores de verdura, tanto nacionais quanto importados, mas só consegui fazê-los bonitos e com facilidade com o descascador de verdura em Y da Oxo (foto 4). No Brasil, você encontra o Peeler Y Oxo na loja online Pepper.

14 comentários:

  1. Boa sugestão, e uma verdadeira aula... adorei!

    ResponderExcluir
  2. Mas que delicia.Só de olhar já convida a come-la!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de vírus nos blogs, tá dando uma dor de cabeça, eu padeci para conseguir resolver.
    Hummm delícia, delícia... fiquei aqui morrendo de vontade.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. linda sobremesa..é daquelas de inpressionar a visita mesmo!!!!eu fico imaginando eu fazendo..rsss..não tenho habilidade alguma com chcocolate..mas..vou levar a receita..porque amei

    ResponderExcluir
  5. PODE TER DADO TRABALHO ,MAS QUE FICOU UMA LINDEZA FICOU!!
    O SABOR SEI QUE É MARAVILHOSO VOU TENTAR FAZER NÃO SEI SE FICA ASSIM LINDA!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  6. Guria esse teu blog só de olhar já engordo... uiiiii
    Mas é tudo muitéeeeeeeerrrriiiiimmmooo gostoso.
    Uma delicia de blog. kkkkkkkk
    Beijos

    *amodoro essa receita.

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga,

    Estou aqui de "boca aberta" diante da sua sobremesa, quanto capricho!

    Esses carocóis de chocolate ficaram o máximo, te ofereço uma medalha...eu acho que nem à base de lexotan eu dou conta de fazer um...kkkkk....

    Lindíssimo, meus cumprimentos, está digno de uma chef patissier!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Laurita,

    O seu estrogonofe ficou um luxo, lindo mesmo! E os caracóis de chocolate ficaram perfeitos, parabéns!
    Quanto ao maledeto aviso de malware lá no meu blog, tive que acabar tirando a minha lista de blogs, pois era tirar um blog, que estava disparando o aviso, para aparecer em outro, argh! rsrs. Depois vou fazer uma 'varredura' lá, e re-instalar tudo de novo, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Vim conhecer esse estrogonofe de nozes aqui no sul, há 10 anos.
    Confesso que não aprecio muito por ser doce demais.
    A apresentação do seu estrogonofe dá de 1000 nos que tenho visto.
    Trabalhar com chocolate requer paciência e o pior deles é o branco...afff! Em compensação, esse ingrediente é o preferido de 9 em cada 10 pessoas!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que bonito que ficou com essas fitas de chocolate, um dia quem sabe consiga fazer umas tão bonitas, doro estrogonofe de nozes.
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  11. Aiai...lá vou eu com mais uma receita sua para minha cozinha.
    Também não é para menos, né...que coisa isso, deu água na boca.
    Com um aparelhinho desses acho que dou conta de fazer os rolinhos, pelo menos um pouco melhores do que aqueles da outra receita que fiz (Brigadeirão).
    Receitinha devidamente anotada em seus mínimos detalhes...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Que bela sobremesa amiga, adorei os caracóis de chocolate e fico feliz de ter acertado, como sempre decoração perfeita. beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Grata, amigas, pelas palavras belas e positivas, as quais me dão estímulo para melhorar e me aprimorar. Beijo grande, Laura Lucia

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo