Torta de Maçã Fácil

 
Esta tortinha é qualquer coisa de especial, de deliciosa. O único senão que tenho a fazer devo à minha própria credulidade (nome bonito que dou à minha burrice), pois cri totalmente na ordem de preparo que estava na receita original e, como se usa vulgar e chulamente, “lasquei-me de banda a banda”.  A ordem do preparo era: 1) massa; 2) cobertura; 3) e recheio. ERRADO, claro, mas a “boneca” não raciocinou. Para piorar, fiz a torta num domingo à tarde, portanto, nada de funcionária para dar uma mãozinha na lavagem e limpeza. É, gastei exatamente 6 horas para terminar tudo. Quando coloquei a torta pronta na geladeira e olhei a bagunça e a sujeira da cozinha, tive vontade de sentar no chão e chorar... e também de alterar o nome da receita para Torta de maçã Fácil e Demoradíssima!!!

Mas como sou otimista de carteirinha e tenho um elevado nível de auto-engano (Darwin explica*), atribuí a culpa de tudo à minha ingenuidade/credulidade, sentei-me no computador e consertei a ordem do preparo, já que em todas as minhas receitas com papa de leite condensado e creme de leite, ela é feita antes da cobertura, exatamente por ser a etapa que leva mais tempo para esfriar. 

Ontem, repeti a receita e o tempo foi incomparavelmente menor. Então, fique tranqüilo(a) que a sua tortinha vai ser fácil e relativamente rápida: um legítimo regalo principesco!


*Falando sério, assisti à palestra de um psicólogo na Unifor (Universidade de Fortaleza) -- quando lá fiz dois semestres de Psicologia nos idos de 2006— sobre a necessidade primordial do auto-engano para a nossa sobrevivência. Ele mostrou então o livro Por que Mentimos, do David J. Smith, recomendando-o aos alunos. Comprei-o e achei-o maravilhoso. Classifico-o como um dos meus melhores livros.

Sinceramente, se você gosta de saber um pouquinho sobre os recursos psicológicos que empregamos para viver melhor, leia o livro, que vale a pena. O linguajar é simples e o livro, muito bem escrito. Interessantíssimo!

Créditos: Baseada na receita de Torta Fácil de Maçã, Guia de Receitas Extra, Ano 5, nº 10, 2012, p. 84. 

 
Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
Massa
1. 330g de biscoito de chocolate sem recheio (usei Marilan)
2. 150g de manteiga do tipo mais consistente (usei Itacolomy) 

Cobertura (doce de maçã + passas)
1. 4-5 maçãs grandes (1kg) descascadas e cortadas em cubos 
2. ½ xícara de chá de açúcar refinado (75g)
3. 1 colher de sopa rasa de canela em pó*

4. 5 colheres de sopa de água filtrada

6. 1 xícara de chá de água filtrada
7. 70g de passas pretas sem sementes (acrescentei)

5. Açúcar e canela em pó para polvilhar (opcional)** 

Recheio   
1. 1 lata de leite condensado
2. 1 xícara de leite (190ml)
3. 2 colheres de chá de essência de baunilha (5ml)
4. 2 colheres de sopa rasas de maisena
5. 3 gemas PENEIRADAS

6. 1 lata de creme de leite COM soro
7. 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)

Preparo
Massa
1. Coloque metade dos biscoitos no processador*** montado com a lâmina de cortar de metal. Ligue o pulsar e triture os biscoitos para reduzir o volume. Acrescente a outra metade e triture até ficar uma farofa fina. Transfira para uma tigela. 

2. Adicione a manteiga aos biscoitos triturados. Misture inicialmente com uma colher e depois com as mãos, até obter uma farofa úmida e que tenha uma liga razoável (para saber se obteve o ponto certo, aperte com a mão um bocado da farofa e verá que ela formará um bolinho de massa). 

3. Acenda o forno a 220º.

4. Divida a massa em duas partes: metade para o fundo da forma e metade para a parede vertical ou lateral. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de abrir ou de fundo falso de 22x5cm (usei de abrir de 22x6cm, da Fuca) com a farofa do item 2 – faça isso com cuidado e paciência utilizando as mãos e as costas de uma colher de sopa. Deixe a parede vertical com 4cm de altura. Regularize a borda da massa com ajuda das costa de uma colher e dos  dedos. Faça alguns furos, delicadamente, com um garfo de sobremesa, tanto no fundo como parede vertical da massa para saírem as bolhas de ar. Leve para assar durante 20-25 minutos ou até corar a borda. Quando retirar, regularize a massa com as costas de uma colher de sopa para alisar as partes que ficam abauladas por bolhas de ar. RESERVE

Recheio
No liquidificador: ponha o leite condensado, o leite, a baunilha e a maisena. Peneire as gemas diretamente no liquidificador****e bata até obter uma mistura homogênea. Coloque em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até ferver. Abaixe o fogo e mexa sempre até engrossar (não deixei ficar muito grosso porque ainda tinha a gelatina para firmar e aprecio o creme mais mole). Adicione o creme de leite e a gelatina dissolvida conforme instruções da embalagem e misture. Mexa de vez quando para evitar criar aquela película endurecida na superfície do creme. Quando amornar, cubra a boca da panela com filme de PVC (evita a formação de película) e deixe num local ventilado para esfriar mais rápido.

Cobertura (doce de maçã + passas)
1. Descasque as maçãs e corte em cubos de 1,5cm. Em uma panela de 20cm de diâmetro, inicialmente em fogo médio e depois em fogo baixo, cozinhe a maçã com o açúcar até ficar macia (cerca de 30 minutos), mexendo de vez em quando. Apague o fogo, adicione a canela e misture bem. Retire 2 xícaras de chá desse doce de maçã em cubos: 1) reserve uma xícara para a decoração; 2) ponha a outra xícara num prato, amasse com um garfo e bata  no liquidificador com 5 as colheres de sopa de água filtrada, usando a função pulsar diversas vezes e mexendo com uma colher a cada parada. Repita este procedimento até obter um purê (deu um bom trabalhinho e ainda assim o purê não ficou bem liso. É melhor usar o processador). Misture esse purê com o doce de maçã em cubos que ficou na panela. Aguarde esfriar. RESERVE.

2. Num papeiro, coloque 1 xícara de água filtrada e deixe esquentar até o ponto em que ainda seja suportável pela mão. Apague o fogo, ponha as passas de molho na água quente por 5 minutos e deixe escorrendo numa peneira até o momento de utilizar. 

Montagem
Despeje o creme frio sobre a massa de biscoito assada e leve à geladeira durante 1 hora ou até firmar um pouco a superfície.  Cubra então com a mistura de doce de maçã/purê que ficou na panela. Espalhe por cima as maçãs da xícara reservada para a decoração. Se gostar, polvilhe com açúcar misturado com canela. Distribua então as passas da maneira que achar mais bonita e leve à geladeira por 4 horas. Retire o aro da forma e transfira a torta para o prato de servir usando uma placa salva bolo ou uma faca de carne*****. Pode servir e se deleitar com o prazer estampado no seu rosto e nos dos sortudos que ganharem um pedaço...


*Era ½ colher de sopa de canela, no entanto, uso 1 colher de sopa porque a canela que sempre encontro aqui em Fortaleza tem sabor muito fraco.

**Não uso polvilhar com açúcar e canela porque o açúcar, mesmo de confeiteiro, range nos meus dentes e eu não gosto desta sensação, enquanto o pó da canela, se não incorporar à maçã, é-me extremamente desagradável.

***Se usar liquidificador, divida os biscoitos em 3 porções e triture cada uma delas, separadamente. Fica bem mais fácil.

****Objetivo: retirar as peles das gemas, para não darem mau cheiro e mau gosto ao creme.

*****Para não arriscar quebrar a massa de biscoito, levo a torta, ainda na forma, ao freezer por 15 minutos. A massa ligeiramente congelada fica bem durinha; então retiro o aro removível, passo uma faca grande de carne por baixo da torta, para soltá-la da base da forma, e transfiro-o facilmente para o prato de servir.

11 comentários:

  1. Ô minha querida amiga. Me desculpe, mas ri muito porque já me vi na mesma situação que a sua diversas vezes. O que parecia ser vapt-vupt se transforma num calvário...rs. Mas alegre-se, você não é a única!
    Adorei a dica do livro. Vou comprá-lo com certeza.
    E sobre a torta, só comento que pela aparência deve ser algo muito especial, daquelas coisas de salivar antes de comer. Sou suspeita, amo tudo que vai maçãs.
    Beijinhos e ótimo começo de semana!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    Nem me fale em enganos, gastronômicos ou não...rsss...deixemos esse assunto de lado, afinal, estamos falando de coisas boas da vida...então, eu digo:
    Chorando ou não, posso dizer que sua torta ficou um sucesso!!!
    E a sua persistência é de ser admirada: no outro dia você fez tudo de novo? Meus aplausos, uma mulher invencível!

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laurita,

    A torta ficou um encanto e, com toda certeza, saborosíssima! Agora vou voltar ao post para examinar melhor esta receita, rsrs.

    Beijoca, boa noite e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. sua torta ficou linda.....vou levar sua receita comigo..bjo grande..li

    ResponderExcluir
  5. o blog não é de receita fácil? kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura, saudade de vc e como sempre arrazando né amiga, maravilha de torta. Olha mais uma vez uma de suas receitas foi publicada la no culinaria dos amigos, espere que goste, mais caso contrário vou respeitar sua decisão, passe la e confere. bjus e ótimo fim de semana.
    http://culinariadosamigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu como adoro tudo que leva maçã adorei sua receita.Ficou linda! Puxa, imagino como foi a primeira experiência ao fazer a torta, mas faz parte não é mesmo?bjus.

    ResponderExcluir
  8. ESSA TORTA É BOA MAS É MUITA MAÇA
    OBR

    ResponderExcluir
  9. Preciso tirar o chapéu pra você. Ô mulher obstinada!
    Devo dizer que até me aventuro em receitas trabalhosas, mas repeti-las imediatamente já não faz parte do meu manual de perseverança.
    Um dia ainda volto a Fortaleza! Será que vamos provar uma sobremesa deliciosa como essa juntas algum dia?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga Laura, vim agradecer pelas palavras carinhosas deixadas lá no blog.
    Você bem sabe que não é nada fácil perder um ente querido, ainda mais pai ou mãe, mas vamos levando, pois a vida segue e não tem outro jeito.
    Como disse a amiga Gina, você é mesmo muito perseverante, mas que sai ganhando somos nós com um post lindo desses.
    Faço meu o mesmo desejo da Gina, um dia ainda vamos nos encontrar.
    Fica com Deus querida!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida... me desculpe dizer, mas essa torta ta bem complicadinha hein. fui fazer e me embananei toda. tive que ser socorrida pela sogra, kkkkk... precisava de uma torta rápida, mas não deu. resultado final foi aprovado pela família, mas não é tão simples assim. rs.. mesmo assim, obrigada pela receita.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo