Pesquisar este blog

Carregando...

Mousse de Maracujá com Chocolate

12 de julho de 2012


Minha prima Rosanne deu-me esta receita de Mousse de Maracujá faz muitos e muitos anos. Acho-a impecável, deliciosíssima, ainda mais quando acrescida de ganache de chocolate, cujo resultado forma uma das harmonias mais perfeitas que conheço. E quando tenho tempo para decorar, pondo sementinha por sementinha, fico boquiaberta com a beleza originada. Se você fizer, vai ficar encantado(a) com a textura da mousse e com a harmonia de sabores que falei acima; e vai amar de muitão!!!


Créditos: A melhor forma de fazer a ganache de chocolate, aprendi com a Marly, do blog Saboreando a Vida. Se há alguém que trabalha divinamente com chocolate, é ela. Aproveite para ver seus lindos trabalhos, verdadeiras obras de arte! 
Quanto à Cobertura Brilhante com as sementinhas de maracujá, não tenho a menor ideia de onde veio. Sei que vim mudando as quantidades ao longo do tempo e também que a melhor transparência, obtive com o polvilho doce.

Ingredientes *Xícara de café: 80ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
OBS.: Gele o creme de leite da mousse de véspera, para retirar o máximo de soro possível.

A) Chocolate (ganache)
.1  barra de chocolate meio amargo (170g)  (uso Amaro da Lacta)
.1 caixinha de creme de leite (200g)

B) Mousse
1. 1 lata de leite condensado tradicional 
2. 1 lata de creme de leite gelado, SEM soro (uso Nestlé tradicional)*

3. 12 colheres de sopa de suco puro de maracujá (180ml) – (6 maracujás grandes)

4. 1 colher de sopa rasa de gelatina em pó incolor (7g)**
5. 2 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina

C) Cobertura Brilhante
1. 1/3 de xícara de café de polpa de maracujá com as sementes 
2. 2/3 de xícara de café de açúcar
3. 2 colheres de chá rasas de polvilho doce (colher de 2,5ml)  
4. 1 xícara de café de água (80ml)
5. 2-3 gotas de corante amarelo líquido (usei Arcolor) (opcional)

Preparo
A) Chocolate (ganache)
.Corte o chocolate nos quadradinhos, ponha num refratário médio, adicione o creme de leite e misture. Leve ao microondas na potência média por 2 minutos, parando, retirando do micro e mexendo a cada 30 segundos. Faça isto até o chocolate derreter e obter uma mistura homogênea. Ou leve ao Fogo em banho-maria até o chocolate derreter. Espalhe no fundo de um marinex redondo de 25x4,7cm de bordas filetadas e leve ao freezer ou ao turbo congelamento por uns 20 minutos ou até que fique firme. Passe para a etapa B.

B) Mousse
No liquidificador: bata o leite condensado e o creme de leite SEM soro por 2 minutos. Adicione a gelatina preparada com 2 colheres de sopa de água conforme instruções da embalagem e bata até agregá-la. Acrescente o suco de maracujá e bata até engrossar. Verta por cima do chocolate e leve para gelar por umas 12 horas ou até firmar. Passe então para etapa C.

C) Cobertura Brilhante 
Em um papeiro, ponha o polvilho e vá acrescentando a água aos poucos até dissolvê-lo; adicione o açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo e mexa até obter um creme ligeiramente consistente e transparente (uns 2 minutos). Acrescente a polpa de maracujá, misture e apague o fogo. Adicione o corante amarelo e misture bem. Para decorar colocando uma a uma as sementinhas, como na foto 2***, coe a cobertura numa tigelinha assim que sair do fogo. Ponha as sementinhas num pratinho e molhe-as com um pouco da cobertura brilhante para não ressecarem. Quando esfriar, distribua a cobertura brilhante sobre a mousse com ajuda de uma colher de sopa e, então, peque cada sementinha com a ponta de uma colher de café e vá colocando sobre a cobertura, formando círculos concêntricos. Dá um pouquinho de trabalho, mas a beleza final compensa-o completamente. Aí é bom levar a mousse para gelar por mais umas 2 horas, antes de servir, pois ela fica um pouco mole devido ao longo tempo que se leva para decorar (eu não me lembrei desse detalhe, por esta razão a mousse da foto 1 aparece menos consistente). Sirva e aprecie com prazer a sua inigualável mousse. 


*Uso o creme de leite Nestlé porque ele é bem espesso: contém 3,8g (25,3%) de Gorduras Totais em 15g de creme (veja Informações Nutricionais no verso do rótulo). Quanto mais Gorduras Totais tiver um creme de leite, mais espesso ele será e mais espessa ficará a mousse, especialmente quando se retira o soro.

**Se preferir a mousse mais durinha, adicione à mistura do liquidificador todo o pacote de gelatina incolor (12g) hidratada com 4 colheres de sopa de água e preparada conforme instruções da embalagem, e bata bem.

*** Se você estiver sem tempo ou mesmo com aquela preguicinha que às vezes nos chega repentinamente, deixe esfriar a cobertura e derrame-a, com uma colher, por cima da mousse, cobrindo-a em toda a superfície -- fica muito legal também. Se preferir, sirva imediatamente; ou leve à geladeira por mais 1 hora e sirva.

17 comentários:

Iliane disse...

que mousse maravilhosa essa sua...quando lembro da minha "mousse basica!" que faço...e vejo essa maravilha..amei sua receita amiga..bjo

Clau disse...

perfeita, uma mousse para se deliciar.Bjus.

Gina disse...

Laura, que saudade! Vim trocar um dedinho de prosa.
Então, maracujá e chocolate é uma combinação perfeita e equilibrada em teor de açúcar. Polvilho na cobertura foi uma surpresa pra mim.
Se você me visse agora, ia pensar que moro na Groenlândia. Estou enrolada no edredom, cachecol, tudo que tenho direito. A noite passada foi a mais fria do ano, 3°, mas a sensação térmica é sempre pior... Vamos trocar? Carioca perdida em terras do sul...
Beijos e um ótimo final de semana!

Clau disse...

Laura, fiz a mousse com uma pie, ficou maravilhosa!bjus.

Isadora disse...

vim conhecer o seu blog e estou encantada com a quantidade de gostosuras!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

chris disse...

Ola eu amei em conheçer este seu cantinho estou te seguindo...para nao perder nadinha.

Mabel disse...

Essa é uma delícia... Digo isso por que provei feita pela autora deste blog. Laurinha, ficou uma perfeição!!! :Aquela porção que levei pra casa não durou dois segundo :). Bjos; Mabel

Anônimo disse...

Maravilhosa esta receita.Na primeira vez nao gostei muito,mas na segunda colherada.....maravilha.

Obrigada.Beijo

Anônimo disse...

Eu ate q gostei..so q eu achei muito dificil…

Anônimo disse...

Posso nao colocar a gelatina no mousse ?

Anônimo disse...

ja fiz vamos ver como fica ....nem provei ainda ja achei bom e lindo...

Anônimo disse...

mousse e sempre bom ,com chocolate e perfeito!!!

catia disse...

mt facil de fazer adorei...

Luciana Fidelis disse...

adoro musse, sempre q posso faço em casa

http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/

terezinha queiroz disse...

a doro mussi de maraçuja

terezinha queiroz disse...

eu amo musse de maraçuja

Anônimo disse...

amei esta receita, vou fazer agora

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Só Receitas Simples / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2011
▲ Topo