Bolo Bem Bom: de Café com Chocolate

Uma receitinha para lá de gostosa! E rápida! Este último atributo já me inclina a gostar de uma receita... Mas vamos falar a verdade, toda a verdade. O bolo é muito saboroso e ligeirinho foi embora, porque todos aqui de casa o adoraram. Contudo, deu-me um bom trabalho, por um pequeno problema: temperatura e tempo de forno estabelecido na receita original como "forno baixo por aproximadamente 25 minutos". Só da quarta vez foi que acertei, com 170º de temperatura de forno e 23 minutos de cozimento. É isto aí, há receitas que só se tornam rápidas depois de muita demora em testes.

Voltemos ao bolo. Olhe a foto de baixo: você jura que o chocolate está duro, no entanto, quando tira um pedaço e coloca no prato, ele começa a escorrer e a dar um brilho lindo, como se fora as lavas de um vulcão descendo montanha abaixo... É de uma beleza incrível! Olhe a foto de cima e veja se estou exagerando...

Bem, não sou grande apreciadora de bolos muito doces, mas este, apesar de sê-lo, é tão gostoso, tão "bem bom", que comi e repeti todas as vezes. Ótima recomendação, não é?

Créditos: Blog Rainhas do Lar: em Receitas das Comadres, enviada por Haigli Fensterseifer. Fiz pequenas alterações na receita.

Ingredientes *Colher de sopa: 15ml 
Massa
1. 1 pacote de mistura para bolo sabor café, capuccino ou chocolate (usei de café, da São Brás*)
2. 1 ovo médio
3. 2 colheres de sopa cheias de manteiga (60g)

Cobertura
1. 1 ovo médio
2. 1 lata de leite condensado
3. 1 pacote pequeno de coco ralado (50g)

4. 1 barra de chocolate meio amargo cortado em cubos (150g) (usei Garoto, 40% de Cacau. É, diminuiu o cacau! Passou de 55% para 40%, e o peso, de 170g para 150g)**
5. Chocolate em pó para polvilhar (ou capuccino)

Preparo
1. Acenda o forno a 170º.

2. Unte com margarina uma travessa de vidro redonda (usei Nadir de 25x5,5cm)

Massa
1. Coloque o pó para preparo de bolo numa tigela média. Ponha o ovo num prato fundo e bata só até espumar; derrame-o sobre o pó para bolo. Adicione a manteiga e misture inicialmente com um garfo e, depois, amasse com as mãos, formando uma farofa úmida (o meu ficou um bolo de massa). Desmanche a farofa (ou a massa) com as mãos, deixando cair os pedaços sobre o fundo da travessa de vidro. Onde ficar buraco, isto é, faltando massa, arranque uma porção de um pedaço maior e coloque no buraco, pressionando-a delicadamente. Se apertar a farofa contra o fundo da tigela, ao assar, as bordas do bolo sobem e o recheio afunda no centro (“aqui fala a voz da experiência!”). RESERVE.

Cobertura e Montagem
1. Bata o ovo com um garfo num prato fundo, só até espumar. Despeje-o numa tigela média e acrescente o leite condensado e o coco ralado; misture bem com uma colher de pau. Verta esta mistura por cima da farofa e espalhe-a com ajuda da colher de pau. Distribua uniformemente os cubos de chocolate e polvilhe com o chocolate em pó (ou capuccino). 

2. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos (deixei só 23 minutos). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Sirva morno, quase quente. Os pedacinhos de chocolate derretidos matam qualquer um de alegria! Se gostar, use uma bola de sorvete de creme para acompanhar.


*Dica para os Cearenses: comprei a Mistura para Bolo de Café, da São Brás, no Pão de Açúcar Náutico. Da primeira vez, estava na mesma prateleira dos cafés. Depois, encontrei-a junto aos pacotes de mistura para bolo de diversas marcas.

**Dica: Como gosto de cortar o chocolate em cubinhos relativamente uniformes, ele precisa estar um pouco maleável. Para tanto, corto a barra em três pedaços em cima de uma tábua pequena de PVC e levo ao microondas, na própria tábua, por 25 segundos, na potência média. Confiro para ver se ficou maleável, cortando um pedacinho com uma faca. Se não está bom, volto ao microondas por mais 10 segundos, sempre usando a potência média. Se acaso fica mole demais, ponho por 1 minuto na geladeira e então corto os cubinhos facilmente. OBS: 1) este tempo de microondas é válido para o chocolate meio amargo especificado na receita; 2) Quanto mais velha a barra de chocolate, mais tempo leva no microoondas.

7 comentários:

  1. Ai ai, suspirei por esse bolo agora. Teu blog é uma lindo e já estou seguindo.
    Bjs
    http://cacau-aquiemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto maravilhoso e delicioso!!!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  4. Essa receita é boa demais. Adorei, acho que vou fazer. Sou jornalista e escrevo para o blog de receitas http://saboreiereceitas.blogspot.com e como escrevo de receitas tenho certeza que esse bolo é um sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Hmmm...
    Que delícia e tuas receitas ,sempre assim! Ótimas! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Com fome mas não sabe o que fazer ? Acesse: http://rangoja.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Laurita!

    Menina, eu achava que havia comentado neste post, podia jurar que o tinha
    feito, pois na ocasião até salvei esta receita. O meu comentário não entrou e
    eu nem percebi, rsrs. Este bolo tem todo o aspecto de coisa deliciosa e oportunamente eu quero fazê-lo, embora não me lembre de ter visto mistura para
    bolo nesses sabores por aqui (mas confesso que raramente compro esses produtos, rsrs). Também gostei do pão de tomate seco e do brownie de cheesecake.

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo