Pãozinho de Linguiça e Parmesão: com Passo a Passo

Mais uma receitinha de pão. O difícil de fazer pão é começar e aprender um pouco. Depois, é impossível parar...

Assim, vocês verão muitas receitas de pão aqui no blog, todas bem explicadas, pois meu desejo é que as pessoas aprendam a fazer pão, rompendo com o mito de que é algo muito difícil, e sintam a alegria de comer um pãozinho morno feito por suas própria mãos. Beijinhos e um lindo fim de semana, Laura Lucia

Créditos: Receita de Bolinhos com Linguiça e Parmesão do livro 200 Receitas de Pães Tentadores, Publifolha, p.122


Passo a Passo 

Foto 0: Batedeira com os ganchos de massa voltados para o mesmo lado


Foto 3: Pacote de Sêmola de trigo De Cecco, Di Grano Duro, já aberto, com prendedor lilás fechando a abertura do saco; Foto 4: Massa soltando das paredes laterais da tigela da batedeira, sinal indicativo do Ponto de Véu; Foto 5: Linguiça distribuída sobre a massa aberta com as mãos; Foto 6: Bordas da massa dobradas em direção ao centro.


Foto 7: Massa dividida ao meio, após ter sido rapidamente sovada para distribuir os cubinhos de linguiça.; Foto 8: Os dois rolos de massa feitos; Foto 9: Rolos de massa divididos em 6 pedaços cada um; Foto 10: Assadeira para muffins com 12 cavidades.


Foto 11: Papel Antiaderente para Cozinhar, da Dover; Foto 12: Quadrados de 10cm de lado feitos com papel antiaderente, da Dover, acomodados nas cavidades da assadeira de muffins; Foto 13: Bolinhas de massa acomodadas nas cavidades da assadeira, sobre os quadrados de papel antiaderente; Foto 14: Corte horizontal feito com tesoura de cozinha para formar o corte em cruz sobre uma das bolinhas de massa.


Foto 15: Corte vertical feito com tesoura de cozinha, formando agora o corte em cruz sobre uma das bolinhas de massa. Foto 16: Bolinhas com os cortes em cruz já feitos e, à direita, a tesoura usada para realizá-los.

Receita de Pãozinho de Linguiça e Parmesão
Rendimento: 12 unidades

Ingredientes *Colher de chá (usei colher medida da Oxo): 5ml *Colher de sopa: 15ml *Medidas Rasas
1. 250g de Sêmola de trigo (usei De Cecco, di Grano Duro)*
2. 200g de farinha de trigo para pão (usei Finna, com 12% de proteína)
3. 1 ½ colher de chá de fermento biológico instantâneo (5g)
4. 1 colher de sopa de açúcar
5. 1 colher de chá de páprica doce (era páprica picante)
6. 1 colher de chá de sal (5g) 
7. 100g de parmesão fresco ralado (usei Parmesão Picolo, da Quatá)

8. 3 colheres de sopa de azeite (45ml/41g) (usei Galo, extra-virgem)
9. 265ml/265g de água filtrada em temperatura ambiente**

10. 125g de linguiça defumada cortada em cubinhos (usei Fininha***, da Sadia)

Preparo
1. Corte 12 pedaços de papel vegetal em retângulos de 12x15cm (recomendação da receita original) e acomode-os nas cavidades de uma assadeira antiaderente para muffins. Como eu não tinha papel vegetal, cortei uns quadrados (mal cortados, seja dito!) de uns 10cm de lado de Papel Antiaderente para Cozinhar, da Dover (veja Dica, abaixo), e acomodei-os nas cavidades da assadeira (Fotos 10-12). 

2. Unte com um pouco de óleo uma tigela grande de vidro. RESERVE.

3. Na tigela grande da batedeira: ponha os ingredientes secos 1 a 7 e misture com uma colher de pau. Abra uma cova no meio e acrescente o azeite. Adicione a água, aos poucos, misturando com uma colher de pau. Quando a massa ficar pesada, amasse com as mãos até obter uma mistura homogênea e transfira a tigela para a batedeira.

4. Na batedeira: com os ganchos para massa pesada voltados para o mesmo lado (foto 0), bata durante 7 minutos na velocidade média, sempre girando a tigela com a mão esquerda, puxando-a para a direita (caso a tigela seja de rotação manual), até obter uma massa elástica e lisa (Foto 4). Junte toda a massa com uma colher de sopa formando uma bola e coloque-a na tigela untada. Cubra a tigela com um saco plástico de lixo de 15 litros e dobre as pontas ou dê um nó. Deixe a massa crescer por 20 minutos**** ou até QUASE dobrar de volume em local sem vento (armário de cozinha, por exemplo).

5. Logo após o crescimento da massa: Acenda o forno a 220º (forno a gás).

6. Após o crescimento da massa: Transfira-a para uma bancada ligeiramente enfarinhada, achate-a com as mãos, adicione a linguiça (Foto 5) e dobre as bordas até o meio (Foto 6). Sove um pouco a massa para distribuir os cubinhos de linguiça. Divida-a  ao meio (Foto 7), e faça um rolo com cada pedaço (Foto 8), dividindo cada um deles em 6 partes iguais, ficando com um total de 12 pedaços (Foto 9). Faça com eles 12 bolinhas (Veja post: Como bolear Massa de Pão) e disponha-as em cada cavidade da assadeira, por cima do papel antiaderente ou vegetal (Foto 13). Cubra-as com um pedaço de filme de PVC ou com o saco plástico de lixo de 15 litros (abra-o com tesoura) usado no primeiro crescimento, e deixe crescer por 15 minutos, em local sem vento (armário de cozinha, por exemplo), ou até os pães QUASE dobrarem de volume.

7. Após o crescimento: faça cortes em cruz na parte superior das bolinhas de massa usando uma tesoura de cozinha (Fotos 14-16).

8. Leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até os pãezinhos crescerem e dourarem. Aos 20 minutos, gire a parte da frente da assadeira para trás, para corarem por igual (forno a gás). Quando retirar, desenforme imediatamente e coloque-os sobre uma grade (para não suar). Aguarde amornar e sirva. E pode se preparar para uma delícia ímpar!

Dica para os Cearenses: Comprei o Papel Antiaderente para Cozinhar, da Dover, no Pão de Açúcar Jumbo, da Av. Santos Dumont com a rua Barbosa de Freitas.

*A receita era com 450g de farinha de trigo para pães (uso FINNA, com 12% de proteína ). Substituí 250g dela pela mesma quantidade de Sêmola de Trigo. Compro a Sêmola de trigo da marca De Cecco, di Grano Duro, no Pão de Açúcar Náutico. Fica na mesma gôndola das farinhas de trigo.

**A quantidade de água recomendada na receita era de 225ml, mas pegou 265ml, em parte porque usei 250g de sêmola, a qual exige maior hidratação que a farinha de trigo para pão. Se quiser fazer todo de farinha de trigo para pão com 12% de proteína, use 225ml de água e, se precisar, acrescente um pouco mais.

***Gosto mais da Linguiça Defumada Cozida, da Sadia, mas estava em falta neste dia.

****O tempo é relativo. Aqui em Fortaleza o clima é quente, e neste dia estava quentíssimo!

2 comentários:

  1. delicia!!! neste blog http://tamirispinheiro16.wix.com/dicas-da-mamae também tem algumas receitas legais

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo