Filé de Peixe ao Molho de Coco da Patrícia

Patrícia foi cuidadora de minha mãe durante seus últimos cinco anos de vida, e o fez com muita dedicação e amor, pelo que lhe sou eternamente grata. Agora está comigo há mais de um ano e meio. 

Brinco com ela dizendo-lhe que será minha babá quando eu ficar velha e gagá, e ela só faz rir, porque depois que mamãe morreu, ela jurou que jamais cuidaria de nenhum velho, já que sofreu muito com a morte de mamãe; tanto é verdade que teve excelentes ofertas financeiras para ser cuidadora de pessoas idosas, e recusou a todas.

Bem, vamos ao filé. Esta é uma receita dela, que muito aprecio (minha única participação foi na fotos). Desejo que vocês também gostem, visto que é maravilhosa.


Foto 3: Filé de peixe saído do forno. Foto 4: Filé sendo desvirado, para ficar com a parte branca e carnuda para cima. As batatas foram viradas logo após os filés. Na Foto 2 (acima), o prato de servir está decorado com folhinhas de coentro. Foto 5: Pimentas de cheiro SEM ardor (para quem não conhece).

Receita de Filé de Peixe ao Molho de Coco da Patrícia

Ingredientes *Xícara de chá: 200ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
1. 1 kg de filé de peixe em pedaços grossos (usado filé de abadejo, da Netuno)* 
2. Sal e pimenta do reino moída a gosto, para temperar o peixe

3. 2 colheres de sopa de azeite de oliva (usado Gallo, extravirgem)
4. 3 dentes de alho grandes espremidos (10g de alho espremido)
5. 1 cebola média cortada em rodela (100g de rodelas)
6. 1 pimentão médio cortado em rodela (80g de rodelas)
7. 4 pimentas de cheiro doces (SEM ardor) cortadas em rodelas (Foto 5)
8. 2 tomates médios cortados em rodela (120g de rodelas)
9. 1 garrafinha de leite de coco (200ml)
10. A mesma medida de água (use a garrafinha para medir)
11. 1 colher de sopa de azeite dendê (usado Lord)

12. 1 colher de sobremesa cheia de maisena (amido de milho)

13. 1 caixinha de creme de leite (200g)

14. 3 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas grossas) (200g de rodelas)

15. 10-12 folhinhas de coentro ou salsa para decorar

Preparo
1. Corte os filés de peixe maiores ao meio. Tempere-os com sal e pimenta do reino moída. Deixe pegar gosto durante 1 hora.

2. Numa panela grande de 23cm de diâmetro, ou um pouco maior, ponha o azeite e o alho espremido. Leve ao fogo alto até dourar. Acrescente a cebola em rodelas e frite até que fiquem transparentes. Adicione o pimentão e as pimentas sem ardor e frite-os até começarem a enrolar (sinal de que estão bem fritos). Por fim, adicione o tomate e frite-os até começarem a desmanchar. Verta, então, a garrafinha de leite de coco, a mesma medida da garrafinha em água e o azeite dendê. Misture. Deixe ferver por 3 minutos. Acrescente os filés de peixe com a parte mais branca e abaulada para baixo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos.

3. Assim que tampar a panela, acenda o forno a 220º.

4. Quando o peixe cozinhar uns 5 minutos, corrija o sal e apague o fogo.

5. Com uma escumadeira, transfira o peixe para uma assadeira de alumínio média, cuidando para deixar a parte branca e carnuda voltada para baixo. RESERVE.

6. Retire meia xícara (100ml) do caldo da panela, adicione a maisena e bata no liquidificador até homogeneizar. Retorne este caldo batido para a panela e misture bem com uma colher de pau. Acenda o fogo e faça um mingau um pouco espesso, deixando ferver durante uns 3 minutos para cozinhar a maisena. Apague o fogo, acrescente o creme leite e misture. 

7. Com uma concha, despeje o mingau grosso da panela no fundo de um marinex retangular médio de 30x20x4cm. Transfira os filés de peixe para o marinex, cuidando para deixar a parte branca e carnuda voltada para baixo, e distribua as rodelas de batata.

8. Leve ao forno quente por aproximadamente 15 minutos.

9. Quando retirar, ponha o marinex sobre uma grade (Foto 3). Com a ajuda de uma colher de arroz, desvire os filés de peixe, deixando agora a parte branca e carnuda para cima (Foto 4). Desvire também as batatas. Decore com as folhinhas de coentro ou salsa (Foto 2). Sirva acompanhado de arroz banco. É delicioso!

*Dica para os cearenses: Compro o filé de abadejo, da Netuno, no Mercadinho São Luiz da Virgílio Távora. Terça-feira é dia de promoção dos pescados, e o filé de abadejo fica bem mais barato. 

0 comentários:

Postar um comentário

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo