Panetone de Frutas Secas e Chocolate MFP: Como Fazer uma Massa de Pão Crescer no Microondas numa Emergência

Dos Panetones caseiros que já fiz, este foi o mais delicioso, sem a menor dúvida. Como estamos próximos da páscoa, resolvi dividir com vocês, meus amigos e leitores, este sabor caseiro especial e também a dica de fazer crescer rapidamente uma massa de pão no microondas, quando numa emergência. E saliento bem, numa EMERGÊNCIA, pois todos aqueles que já estudaram um pouquinho sobre panificação, aprenderam que o sabor do pão após assado depende de um crescimento lento da massa e, quanto mais lento o crescimento, mais saboroso ficará, tendo em vista que haverá um número maior de moléculas orgânicas, as quais são responsáveis pelo sabor final do pão. 

Recorri ao microondas após alguns testes dessa receita me fazer de boba e me deixar esperando horas e horas para crescer um tantinho de nada. Decidi então estudar um pouco mais sobre panificação e descobri que eu era ainda muito ignorante sobre assunto. Com o tanto de açúcar e de gordura que leva a massa, o crescimento era para ser de muitas e muitas horas mesmo!!!

Quero dizer também que testei a mesma receita apenas sovando na MFP e depois fazendo-a crescer no microondas. Ficou gostoso? Lógico que sim, pois o recheio é delicioso, contudo a textura da massa não ficou legal e a massa do pão (retirando o recheio) perdeu muito em sabor. Conclusão: os 65 minutos de crescimento lento na MFP, antes de usar o forno de microondas, são primordiais para melhorar a textura e o gosto do pão após assado, portanto, tenham paciência e façam os dois crescimentos. A espera é longa, todavia o prêmio de um panetone maravilhoso é qualquer coisa de especial, de inefável...

Muita paz nesta páscoa e o meu beijo amigo para todos vocês!

Créditos: 
1) Baseada na receita de Panetone do livro Pães e Pãezinhos: Doces e Salgados, do Claudio Olijavetzky. Vergara & Riba Editoras Ltda, 2010, p. 55 (reduzi a receita para caber na cuba da MFP e fiz algumas alterações menores);

2) Dica de como fazer a massa de pão crescer rapidamente no microondas: vi no post intitulado How to Make Bread Rise Faster in the Microwave do site eHow.
OBS: hoje, 13/5/2015, abri o site eHow para rever o crescimento rápido no microondas e, para minha surpresa, mudaram o post. Abaixo, para provar a alteração. vai o link que acessei diversas vezes:




Foto 4: Embora menos bonita, esta é a minha decoração preferida, pois é rápida, e adoro o chocolate que sai em cada fatia do panetone, combinando perfeitamente com o todo.

Foto 5: Cuba com a massa de panetone, SEM filme de PVC, antes de fechar a porta e ligar o microondas; Foto 6: Cuba coberta com o filme de PVC, antes de fechar a porta do microondas para iniciar o descanso com o aparelho desligado. 

Foto 7: Filme de PVC estirado na pedra da bancada para ser reutilizado. A Majipack é a marca que uso, por ser a única que conheço que é mais espessa e que aguenta ser colocada e retirada da cuba várias vezes sem rasgar ou enrolar; Foto 8: Mostra o crescimento ideal da massa do panetone: 1,5cm abaixo do fim da risca vertical da cuba.

Foto 9: Bisnaga cheia de chocolate derretido no microondas (em potência média, mexendo a cada 30 segundos) para derramar sobre o panetone e colar nele as frutas secas. Foto 10: Uma outra vista do panetone, mostrando as nozes coladas no chocolate derretido. 

Receita de Panetone de Frutas Secas e Chocolate MFP

Ingredientes
A) Esponja 
1. 105g de leite morno 
2. 3g de fermento biológico seco instantâneo
3. 75g de farinha de trigo para pão (uso Finna, 12% de proteína)

B) Creme 
1. 90g de açúcar 
2. 24g de mel 
3. 9g essência de baunilha 
4. 13g de essência de Panetone (usei Arcolor)
5. 100g de ovos 

C) Massa 
1. ESPONJA fermentada
2. CREME
3. 315g de farinha de trigo para pão*
4. 5g de fermento biológico seco instantâneo

5. 80g de manteiga SEM sal (usei Itacolomy) 
6. 2g de sal


D) Recheio 
1. 100g de nozes grosseiramente picadas 
2. 100g de passas pretas sem sementes 
3. 50g de passas brancas sem sementes
4. 1 colher de sopa de conhaque ou rum para hidratar as passas (usei conhaque)

5. 50g de chocolate meio amargo picado (usei Garoto) 

E) Decoração
.80g de chocolate meio amargo derretido 
.Nozes, passas pretas e brancas

Preparo
1) Esponja: Numa tigela média, ponha o leite morno, polvilhe por cima o fermento e aguarde dissolvê-lo (uns 10 minutos). Misture com uma colher e crescente a farinha de trigo; misture bem. Cubra com filme de PVC e deixe crescer até dobrar de volume (aproximadamente 30 minutos). 

2) Enquanto espera a esponja fermentar: Numa tigela média, misture as passas e o conhaque (ou rum). RESERVE.

3) Enquanto espera a esponja fermentar, faça o Creme: Na tigela pequena da batedeira, ponha os ingredientes 1 a 5 e bata em velocidade baixa até obter uma mistura homogênea (uns 40 segundos). RESERVE.
4) Na MFP (após fermentação da esponja): Acrescente na cuba a Esponja Fermentada, raspando a tigela com um pão-duro; adicione o Creme, raspando também a tigela com o pão duro. Acrescente então a farinha de trigo. Cave um buraco no centro da farinha e adicione o fermento. Encaixe a cuba na máquina, escolha o ciclo 11 (Pão Sanduíche), selecione a Quantidade de Massa (II), marque 8 minutos num timer, ligue a máquina e imediatamente o timer. 

5) Quando terminar os 3 minutos iniciais de mistura da massa e iniciar a sova, adicione o sal e a manteiga e ajude a agregar esta última com uma espátula de silicone rígida. Enfie a espátula na massa, cortando-a e expondo a parte interna, e esfregue-a contra a manteiga que estará nas paredes da cuba (jogada pelo movimento rotatório da massa). É preciso repetir este procedimento muitas vezes, cortando a massa em locais diferentes, e levando a parte interna dela a todas as quatro paredes da cuba, até que toda a manteiga seja agregada. Parece que não se vai conseguir agregar a manteiga, mas se consegue. O essencial é não ter medo de movimentar a massa para um lado e para o outro. Veja abaixo o que pode acontecer.* 

6) Quando o timer alarmar aos 8 minutos, desligue a tomada e inverta a massa. Religue a tomada.  Marque, então, 4 minutos no timer. Quando o timer alarmar (tempo de formação do ponto de véu), desligue a tomada da máquina, retire a cuba, cubra-a com um pano de prato, e ligue a tomada da máquina novamente. A 1ª MISTURA vai prosseguir normalmente, mas sem sovar exageradamente a massa. 

7) Quando terminar os 15 minutos da 1ª MISTURA, desligue mais uma vez a tomada, encaixe a cuba na MFP e religue a tomada. A seguir, aguarde processar o 1º DESCANSO (40 minutos). 

8) Enquanto espera os 40 minutos do 1º DESCANSO: Seque as passas com papel-toalha e misture-as com as nozes. RESERVE.

9) Assim que iniciar a 2ª MISTURA**– que é de 5 minutos-- adicione as frutas misturadas e, com a espátula de silicone, ajude a massa a agregá-las. Após as frutas estarem bem agregadas à massa (uns 3 minutos), adicione o chocolate e ajude a agregá-lo com a espátula de silicone. Aguarde terminar a 2ª MISTURA.

10) Espere, então, completar o 2º DESCANSO, que é de 25 minutos. Anule o Programa Pão Sanduíche pressionando o botão LIGAR/DESLIGAR até a luz vermelha se apagar. Desligue a tomada e retire a cuba da MFP para poder efetuar o restante do crescimento da massa no forno de microondas.

11) COMO FIZ O CRESCIMENTO NO MICROONDAS*** (total de 72 minutos para crescer e ficar 1,5cm abaixo da risca vertical da cuba):

I. Removi a alça da cuba, pois é niquelada e podia dar faíscas. Deixei 3 minutos na Potência 1 (10%) com a cuba descoberta. Deixei descansar 3 minutos com a cuba coberta com filme de PVC;

II. Deixei + 3 minutos na Potência 1 (10%) com a cuba descoberta. Deixei descansar 8 minutos com a cuba coberta com filme de PVC;

III. Deixei + 1 minuto na Potência 2 (20%) com a cuba descoberta. Deixei descansar 8 minutos com a cuba coberta com filme de PVC;

IV. Deixei + 2 minutos na Potência 2 (20%) com a cuba descoberta. Deixei descansar 10 minutos com a cuba coberta com filme de PVC;

V. Deixei + 2 minutos na Potência 2 (20%) com a cuba descoberta. Deixei descansar 10 minutos com a cuba coberta com filme de PVC;

VI. Deixei + 2 minutos na Potência 2 (20%) com a cuba descoberta. Deixei descansar 20 minutos com a cuba coberta com filme de PVC. Neste ponto, a massa completou o crescimento ideal: ficou 1,5cm abaixo da risca vertical da cuba.

Como levou 72 minutos para crescer no microondas + 64 minutos na MFP, o tempo total de crescimento foi de 2:16 horas. 

12) Coloque a alça da cuba, encaixe-a na MFP, selecione o Programa ASSAR e ligue a máquina. Quando terminar o ciclo Assar, desligue a tomada da máquina. Usando luvas térmicas, retire a cuba, desenforme imediatamente, e coloque o pão sobre uma grade. Aguarde amornar, decore e sirva.


*As duas zebras que podem ocorrer: 1) a cuba se deslocar (o mais frequente): desligue a tomada, recoloque a cuba no lugar e religue a tomada. Evite fazer movimentos bruscos no sentido anti-horário próximo ao canto direito posterior da cuba, pois é exatamente este o movimento de desencaixá-la; 2) o batedor sair do pino (muito raro): desligue a tomada, recoloque o batedor no pino e religue a tomada.

**Esta é a fase de agregação de recheio e de desgasificação da massa. Gosto de incluir o recheio antes do bip soar, pois a massa está relaxada e é mais fácil ajudar a incluí-lo com ajuda de uma espátula de silicone. Prefiro, na verdade, incluí-lo aos 37 minutos do 1º DESCANSO. Faço dois sulcos com a espátula de silicone, verto uns dois terços do recheio e envolvo-o com a massa, o máximo que posso, então verto o restante do recheio e aguado iniciar a 2ª MISTURA, ajudando a agrega o recheio com uma espátula rígida de silicone (veja as 4 fotos abaixo da Tabela do Ciclo Pão Sanduíche).

***Usei o pronome na primeira pessoa porque não vi nenhum crescimento de massa feito na cuba da MFP, e estou me responsabilizando pelo que fiz. Pode ser que alguém conheça algo melhor, e ficaria muito grata se me dissesse.

Obs: Meu microondas é antigo (2008) e tem uma potência de 900W. Se o seu tiver mais ou menos potência, veja se precisa ajustar o tempo.


Tabela do Ciclo Pão Sanduíche da Panificadora Britânia Multipane 2P

1ª MISTURA
1º DESCANSO
2ª MISTURA
2º e 3º Descanso + Assar
Aos 8 minutos: inverter massa + 4 minutos de sova da massa, e retirar a cuba + 3 min p/ terminar essa etapa (sem a cuba)

  40 minutos
 5 minutos (agregar      recheio e
 desgasificação)
65 minutos o total dos 2 descansos (+ Crescimento no microondas) + 55 minutos  p/ assar







4 comentários:

  1. Blog excelente! Tudo bem explicadinho para nós. Muito obrigada pelo esmero! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Para ainda quem tem dúvida sobre comprar a Panificadora Britânia é boa? Acessem minha crônica sobre os testes e uso:

    http://wp.me/p27WIE-bS - BLOG WORDPRESS

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo