Cuca de Doce de Leite com Amendoim Torrado

Patrícia, que já falei anteriormente, é há mais de dois anos minha funcionária doméstica, e tornou-se uma amiga muito querida, especialmente por ter cuidado de minha mãe durante seus últimos cinco anos de vida, dedicando-lhe grande amor.

Voltando à Patrícia, agora em sua relação com a culinária: ela sugeriu que uma cuca com amendoim torrado -- uma de suas grandes paixões -- deveria ficar deliciosa. Foi então que me surgiu a ideia de unir o doce de leite ao amendoim torrado. Um dueto realmente especial, que deu à essa cuca um sabor mais que excepcional. Até Cipriano (meu marido), que evita coisas doces, comeu mais do que devia, o que é uma ótima recomendação!

Créditos: Massa baseada na da Cuca Alemã de Chocolate do blog Imagem do Sabor.




4ª Foto, apenas ilustrativa: Esta é a foto da massa de Cuca de Goiabada e Requeijão, só para mostrar como fica, após misturada, a massa da Cuca de Doce de Leite com Amendoim Torrado.


5ª e 6ª Fotos, apenas ilustrativas: Estas são fotos de uma outra cuca, ainda não publicada no blog, objetivando ilustrar como se espalha o doce de leite na Cuca de Doce de Leite com Amendoim Torrado.
 

Receita de Cuca de Doce de Leite com Amendoim 
   
Ingredientes: *Xícara de chá: 200ml 
A) Massa
1. 450 gramas de farinha de trigo para pão (usei FINNA, 12% de proteína)
2. 135g de açúcar refinado
3. 4g de sal
4. 9g de fermento biológico seco instantâneo
5. 96g de ovos
6. 108g de manteiga SEM sal amolecida (usei Tirolez)
7. 255g de água morna

B) Cobertura
1. 550g de doce de Leite (usei Áurea, Tradicional)*
2. 15g de água para amolecer o doce de leite 
3. 275g de amendoim torrado SEM sal (comprei torrado SEM sal no Pão de Açúcar Náutico) 

C) Farofa
• 1 xícara de chá de farinha de trigo (115g)
• 1 xícara de chá de açúcar refinado (150g) 
• 90g de manteiga com sal gelada e picada (usei Maranguape, que é mais salgada, para    compensar a doçura do doce de leite)

Preparo
1. Massa: Peneire a farinha de trigo e o açúcar numa tigela grande com capacidade de 2 litros.**. Adicione o sal e o fermento e misture com uma colher de pau. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos, ponha o ovo e a manteiga dentro do buraco, misture ligeiramente até ficar homogêneo. Acrescente aos poucos a água e vá misturando, inicialmente com uma colher de pau e, quando a massa ficar pesada, com a mão. A massa deve ficar mole e grudenta (Veja a 4ª foto, apenas ilustrativa,). Bata a massa um pouco com a mão até ficar lisa. Deixe descansar coberta com tampa ou com filme de PVC até dobrar de volume (levou 1:00 hora)***.

2. Enquanto espera a massa descansar: unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular grande nº4 de 40x28x4,7cm.

3. Enquanto espera a massa descansar, faça a farofa: Peneire a farinha de trigo e o açúcar numa tigela média e misture. Adicione a manteiga e misture com as mãos o açúcar, a farinha de trigo e a manteiga gelada picada. Forme flocos grandes com as mãos. RESERVE.

4. Assim que a massa dobrar de volume: acenda o forno a 180º.

5. Depois que a massa dobrar de volume: espalhe-a na assadeira, molhando levemente os dedos com água para ajudar a distribuí-la no fundo da assadeira (usei uma espátula de silicone para espalhar). A massa é elástica e é preciso fazê-la ocupar toda a extensão da forma.  Após espalhar a massa, deixe-a voltar a crescer (uns 10 minutos) num local sem vento, e distribua o doce de leite fazendo listas paralelas à lateral menor da assadeira. Depois, com uma colher de sopa, una as listas (vide as 5ª e 6ª fotos, apenas ilustrativas).  Quando terminar, coloque um pouco de doce de leite nos locais que tiverem buracos (faltando doce de leite). Distribua por cima os amendoins torrados e, por cima deles, a farofa.

6. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até ficar corada. Aos 30 minutos, gire a parte da frente da forma para trás (forno a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade. Corte os pedaços e sirva morna ou fria. 

*Se o seu doce de leite for consistente, acrescente um pouco mais de água para ficar cremoso e mais fácil de espalhar.

**Uso um marinex redondo com capacidade de 3 litros (tem 23,5cm boca e 9,4cm de altura), o qual já vem com tampa.

***Uso o microondas desligado para deixar crescer a massa. Coloco uma caneca grande com uns 200ml de água e ligo o microondas na potência máxima por 1:30 minutos para ferver a água.  Transfiro a água fervente para uma xícara de 200ml, ponho a tigela tampada no microondas e a xícara ao lado, sem encostar na tigela (Foto 3). Fecho a porta do microondas e deixo a massa crescer uns 60 minutos, que é o tempo que leva aqui em Fortaleza (lembre-se que é uma cidade quente, portanto, num clima frio, levará maior tempo). Bem, não uso diretamente a caneca com água fervente, o que seria mais prático e lógico, simplesmente porque não cabe no meu microondas junto com a tigela da massa. 


4 comentários:

  1. Olá Laura!!!
    Nossa, dá vontade de entrar na tela só pra levar uma fatia comigo! Ficou de babar!!!!
    Beijos!! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laurita,

    Como tem passado? Espero que bem! Gostei de te ver por aqui e também desta deliciosa cuca!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de cuca!Adorei a receita tão bem mostrada! bjs, chica

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo