Torta de Pêssego

Uma das minhas frutas prediletas é o pêssego.  Amo seu visual de veludo, seu aroma delicado e seu gosto suave e inconfundível. Lamentavelmente, aqui em Fortaleza é raro conseguir um pêssego fresco bom. Então o jeito é recorrer às compotas enlatadas que, para mim, são deliciosas, embora com paladar bem diferente da fruta fresquinha.

Navegando na net, vi uma torta de pêssego em calda no Receitinha Caseira, que me chamou atenção pela decoração singela, terminando ao centro com uma aparência de flor. Fiquei louca para fazer uma que tivesse o mesmo aspecto, mas que a base de biscoito e o recheio fossem diferentes do comum. Ao final, decidi usar uma base de biscoito Wafers de chocolate, só que troquei a margarina pela mesma quantidade de creme de leite e optei pelo meu recheio predileto, de Catupiry com leite condensado. Gostei muito do resultado e todos os que provaram acharam-na mui interessante, todavia o que foi mais aclamado foi a beleza resultante da forma de flor, dada pelos pêssegos, no centro da torta -- mérito total do blog Receitinha Caseira.  


Créditos: A ideia de usar Wafer como base da torta veio da Torta-mousse de Chocolate do Cyber Cook, e para a decoração da torta inspirei-me na Torta de Pêssego do site Receitinha Caseira.



Receita de Torta de Pêssego

Ingredientes *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 3ml
Massa
1. 3 pacotes de biscoitos Wafer de chocolate meio amargo (usei Bauduco)*
2. 1 caixinha de creme de leite (200g) 

Recheio
1. 65g de raspas de chocolate meio amargo (uso Amaro da Lacta)
2. 1 caixa de requeijão cremoso Catupiry (410g)**
3. 1 lata de leite condensado
4. 3 colheres de sopa de suco limão coado (45ml) 
5. 2 colheres de chá de essência de baunilha (6ml)

Cobertura
1. 1 lata de pêssego em calda drenada (450g - usei La Violetera)
2. 2 caixas de gelatina sabor pêssego
3. 500ml de água


PREPARO
Massa
Numa tigela média, esfarele os biscoito com a mão, acrescente o creme de leite e amasse bem até obter uma massa bem ligada. Espalhe com as mão esta massa no fundo de um marinex de 25x5cm e nivele com uma colher de sopa.

Recheio
Na batedeira: ponha o requeijão e o leite condensado e bata por 2 minutos na velocidade máxima. Adicione aos poucos o suco de limão e depois a baunilha, e bata por 2 minutos até obter um creme homogêneo e um pouco espesso. Espalhe um terço do creme sobre os biscoitos Wafer. Espalhe, então, as raspas de chocolate e cubra com o restante do creme. Limpe as bordas do marinex com um papel-toalha seco e depois, com um umedecido. Leve ao freezer durante 30 minutos para endurecer a superfície do creme de queijo e poder colocar os pêssegos sobre ele.

Cobertura
Enquanto espera o creme endurecer, faça a gelatina da cobertura: dissolva as 2 gelatinas com 250ml de água fervendo, misture bem para dissolver e acrescente mais 250ml de água gelada, e leve à geladeira. Mexa de 10 em 10 minutos até que a gelatina fique com consistência de uma clara de ovo. 

Quando a gelatina começar a engrossar, fatie os pêssegos. Arrume primeiro a parte perto das bordas, ao redor de todo o marinex, e depois a do centro, conforme foto 1. RESERVE.

Quando a gelatina atingir a consistência de clara de ovo, verta-a sobre os pêssegos com o auxílio de uma colher até cobri-los por completo. Não use toda a gelatina, pois impede de ver bem o desenho formado pelas fatias de pêssego. Leve novamente para a geladeira durante 2-3 horas ou até a gelatina ficar bem firme e sirva. 


*Usei 1 caixinha de creme de leite (200g), mas ficou muito doce. Com margarina, devido ao sal, fica melhor. Achei a quantidade de massa de biscoito excessiva. Acho que fica melhor reduzir para 2 pacotes de wafer e 2/3 da caixa de margarina (133g).

**Se usar outra marca de requeijão cremoso que não seja Catupiry, reduza o suco de limão para 1,5 colher de sopa. Fiz uma vez com outra marca e, na terceira colher de suco de limão, o creme desandou e ficou mole demais, significando que tem maisena na composição, pois o limão afeta o amido de milho.


3 comentários:

  1. Demorei a vir aqui (pura falta de tempo, desculpe) e encontro receitas maravilhosas, todas muito boas e deliciosas.
    Já estou te seguindo novamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura!
    Estava relendo um post antigo e uma blogagem coletiva. Fiquei saudosista e fiquei com saudade dos tempos que nos visitávamos mais.
    Que torta linda!! E a massa ficou bem diferente.
    Com essa decoração costumo fazer torta de maçã, acho que dá um resultado muito atraente.
    Um grade abraço pra você!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por pêssego e esta torta de pêssego ficou maravilhosa demais, vou fazer esta receita em breve muito obrigada!

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo