Na nossa família, a Torta de Cebola é uma das receitas mais famosas da mamãe. E, com razão, porque é gostosíssima e muito fácil de fazer. Nada de rolo para abrir massa! Ela é espalhada com as mãos diretamente no marinex.
Não sou de comer muito, mas quando faço esta torta, sou eu quem mais come. Aprecio-a imensamente. A cebola passada na manteiga perde aquele paladar forte e ácido e, associada ao queijo parmesão, fica com um sabor extraordinário. Espero que você também goste.
Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa
1. 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
2. 2 ½ colheres de sopa de fermento em pó
3. 1 ½ colher de chá de sal
4. 3 gemas
5. 150g de manteiga
6. 150g de margarina
7. 6 colheres de sopa de leite gelado
8. 2 gemas para pincelar
Recheio
. 1kg de cebola (eram 750g, mas prefiro com mais cebola)
. 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
. 150g de queijo parmesão ralado para polvilhar (uso Vigor; é menos salgado)
Preparo
1. Descasque as cebolas e fatie em rodelas finas com uma faca de cozinha bem amolada. Ou use o processador com a lâmina de fatiar: corte as cebolas em 4 partes, colocando cada quarto, em pé, no tubo, e processando. RESERVE.
2. Peneire numa tigela funda somente 3 xícaras de farinha de trigo e o fermento. Misture bem. Abra um buraco no meio da farinha e acrescente os ingredientes 3 a 7. Misture inicialmente com uma colher de sopa e depois com as pontas dos dedos, delicadamente. Acrescente, aos poucos, a ½ xícara de farinha de trigo restante até que dê o ponto para espalhar no marinex. Se necessário, ponha um pouco mais de farinha de trigo. Deixe descansar ½ hora. Aproveite para fazer a etapa 3.
3. Numa panela bem grande esquente a manteiga e coloque as rodelas de cebola para refogar até ficarem transparentes, mas sem ficarem moles demais (objetivo: tirar a acidez). Espalhe as cebolas refogadas numa assadeira grande para esfriar e não cozinhar a massa.
4. Após a meia hora de descanso da massa: separe-a em duas porções iguais. Roube 1/5 de uma das massas e acrescente àquela que vai forrar a forma. Forre, com as mãos, um marinex retangular grande de 35x22x4cm com a parte maior da massa (não precisa untar). Distribua a cebola com ajuda de uma colher de sopa e polvilhe-a com o queijo parmesão.
5. Acenda o forno a 235º.
6. Com a parte menor da massa, faça rolinhos um pouco menor que 1cm de diâmetro em cima de uma bancada ligeiramente enfarinhada -- passe a mão para retirar o excesso de farinha --, e coloque o primeiro rolinho inclinado a 20-30º, cruzando o centro do marinex. Ponha os outros rolinhos paralelos a este e eqüidistantes entre si, em toda a extensão do marinex. Quando terminar, repita o processo, inclinando agora os rolinhos para o lado oposto, de forma a ficarem cruzados com os primeiros (veja foto 2). Se sobrar massa, faça bolinhas e ponha-as no centro da torta. Pincele com gema os rolinhos e as bolinhas de massa.
7. Leve para assar por 25 minutos ou até corar ligeiramente. Vire a parte de trás do marinex para frente aos 20 minutos, para corar por igual. Quando retirar do forno, ponha em cima de uma grade para amornar. Sirva quente ou fria. É excelente acompanhamento para carnes ou peixes assados.
Dica: se preferir a massa menos quebradiça, use somente 2 colheres de sopa de fermento em pó.
Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.
que torta linda..eu sou apaixonada por esse tipo de torta..aqui em casa amamos cebola..ameu a receita da sua mãe..feita por você e por certo irei fazer..me aguarde..bjus
ResponderExcluirEu que adoro cebola, tenho certeza que vou amar essa torta! Adorei a receita!
ResponderExcluirBjs
Só pelo nome do blog voce já me conquistou....nesses dias atuais de tanta correria SÓ RECEITAS SIMPLES, já é um achado.
ResponderExcluirVou levar seu link pra voltar aqui sempre.
Inté.
Laura,
ResponderExcluirAdorei a sua visita e seu recado no meu blog. Seu cantinho é uma graça, de muito gosto.Parabéns pelo selinho do Chocolate em pó.
Linkei seu blog na minha listinha de indicações, pode ser? Sempre que puder me faça outras visitas,beijos
www.donnachocolate.blogspot.com
Iliane,
ResponderExcluirÉ, realmente a torta bonita. Faça, sim, você vai adorar.
Bjs
Olá, Tatiana,
ResponderExcluirVale a pena fazê-la.Para quem gosta de cebola, é uma delícia.
Bjs
Marcia,
ResponderExcluirMuito legal a sua visita.Obrigada por ela e pelos elogios.
Acho ótimo você colocar um link lá no seu blog. Agradeço demais.
Um abraço
DonnaChocolate,
ResponderExcluirGrata pela visita, por você ter gostado do blog e pelos elogios.
Muito bom você pôr um link daqui lá no seu blog. Obrigada.
Abraços
Laura...eu também sou "cebófila" (lindo termo, não?) e segredo de família eu não resisto....com certeza vou experimentar também...
ResponderExcluirBeijinhos
Tânia,
ResponderExcluirAdorei o termo "cebófila". Também sou uma grande fã de cebola.
Beijos
oi passei pra fazer uma visitinha e gostei muito do seu blog...
ResponderExcluirSe quiser visita o meu o-universo-feminino.blogspot.com
Beijos.
Ahh parece delicioso o pudim de abacaxi!
Stephanie,
ResponderExcluirObrigada pela visita. Vou já lá no seu blog.
Abraços
Laura eu e o meu marido
ResponderExcluirAmamos Cebola.
A pequenina algumas receitas eu consigo fazer ela comer, já o filho de 18 anos, o rei da chatura não.
Amei sua receita, Já anotei, vai para porta,
vou fazer logo.
Laura Lúcia, quantas receitinhas maravilhosas e super práticas, amei. Essa torta de cebola ficou linda, já vai para minha lista e principalmente essa de maçã, fiquei doidinha pra fazer, já vou te seguir e te linkar para acompanhar tuas delícias.
ResponderExcluirBjos, Lú.
Oi, Priscila,
ResponderExcluirLegal demais você ter gostado da torta e querer fazê-la.
Bjs
Luciana,
ResponderExcluirBom você ter gostado das receitas daqui. É, são bem práticas.
A torta de cebola compensa fazer, é gostosa demais. A de maçã é maravilhosamente rápida -- também acaba num segundo! --, pois é ótima.
Bjs
Olá Laura, bom dia!
ResponderExcluirAtravés de outros blogs vim conhecer o seu,muita coisa boa por aqui, vou voltar muitas vezes, claro!
Quando puder me visite:
www.eternosprazeres.blogspot.com
Abraço,
Oi, Renata,
ResponderExcluirQue legal você ter vindo e achar que aqui tem coisas boas. Obrigada.
Vou fazer-lhe uma visita, sim.
Abraços
Amiga, adorei essa torta, acho que vou reduzir essa receita á metade para experimentar, as crianças não comem cebola,mais eu amo. beijinhos
ResponderExcluirSuely,
ResponderExcluirÉ realmente uma receita grande. Experimente metade,que vale a pena.
Bjs
Muito bom, gosto de pessoas que gostam de coisas simples, pois o pobre não dispoe de muitos meios de fazer coisas dificies. vou fazer esta torta. ahahaha
ResponderExcluirOi Laura, boa noite! Estava no Google procurando uma receita simples, fácil e rápida de uma torta de cebola e, resolvi visitar o seu blog além do que, achei mt. carinhoso e sugestivo o título da referida torta. Porém, gostaria de esclarecer uma dúvida pois no item 2 do "Preparo", manda juntar os ingredientes relacionados do 3 ao 7, onde aparece 150g de margarina e TB. 150g de manteiga. São as duas mesmo ou uma delas é p/ "fritar" as cebolas? Aguardo sua resposta.Grata pela atenção,bj. Eliane.
ResponderExcluirMay I simply say what a relief to find a person that really
ResponderExcluirunderstands what they're talking about online. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. More people must check this out and understand this side of the story. It's surprising
you're not more popular given that you certainly possess the gift.
Also visit my weblog - Altgold verkaufen
Faz tempo que queria aprender uma torta que a massa ficasse bem fofinha e desmanchando e essa sua é perfeita.. Agrada sempre
ResponderExcluiradorei esta receita,fiz e levei no meu servico.foi um sucesso..a massa fica muiiiiiiiiiiiitissimo boa, muito obrigada,,,voce caiu do ceu,,,,,meu nome maria do amparo santos de souza.........
ResponderExcluir