Torta de Morango Fácil

Inventei esta tortinha fácil numas das safras de morango. Comprei por impulso, só porque estavam baratos demais. Quando em casa, dei-me conta de que não sabia o que fazer com eles. Dei uma “geral” na despensa e geladeira, e também no freezer, onde sempre tenho bolo congelado. Juntei o que tinha e o que já é clássico em outras receitas. Acabou dando certo, pois todo mundo aqui aprovou.

A cobertura de gelatina foi baseada nesta do blog Quitandinhas.

Ingredientes *Xícara:190ml *Copo:185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 2 caixas de morango (400g)
2. 1/2 de barra de chocolate meio amargo (85g) (uso Amaro da Lacta)

3. 1/3 de bolo mesclado médio ou metade de um pequeno, comprado pronto
4. ½ xícara de chá de leite
5. 1 colher de sopa bem cheia de chocolate em pó (uso Nestlé)

6. 1 lata de leite condensado
7. 1 lata de leite de gado (medida na lata de leite condensado)
8. 3 colheres de sopa de maisena
9. 1 colher de sobremesa cheia de margarina (30g)
10. 1 lata de creme de leite SEM soro

11. Cobertura de morango pronta (uso KARO)

Cobertura de gelatina
. 1 ½ copo americano de água
. ½ caixinha de gelatina sabor morango
. 1 colher de sopa de polvilho doce
. 1 colher de sopa de açúcar

Preparo
1. Retire o pedículo dos morangos com a ponta fina de uma faca. Não corte a base, fica feio. Corte os morangos ao meio no comprido. RESERVE.

2. Raspe o chocolate, não muito fino, com uma faquinha serrilhada. RESERVE.

3. Corte o bolo em fatias de 1cm de espessura. Retire as cascas de bolo das fatias e cubra com elas todo o fundo de um marinex oval pequeno de 28,5x20x5,5cm.

4. Misture o leite, aos poucos, com o chocolate em pó. Derrame com uma colher sobre as fatias de bolo, para umedecê-las.

5. Ponha o leite condensado numa panela. Coloque a maisena na lata vazia e dissolva-a em um pouco de leite. Complete a medida da lata com leite e verta na panela do leite condensado, misturando bem. Acrescente a margarina. Leve a panela ao fogo alto até ferver, mexendo sempre com uma colher de pau. Abaixe o fogo e mexa até começar a soltar da panela (aproximadamente 12 minutos de fervura). Apague o fogo e acrescente o creme de leite SEM soro. Misture bem. Espalhe metade do creme sobre as fatias de bolo. Espalhe, então, as raspas de chocolate e cubra com a outra metade do creme.

6. Ponha um fio de cobertura de morango sobre o creme, seguindo as elipses do marinex: das maiores para as menores, até o centro.

7. Arrume as bandas de morango em volta de todo o marinex, formando uma elipse. As pontas dos morangos devem ficar voltadas para dentro. Arrume depois as elipses internas, até o centro (foto 1). O número de elipses dependerá do tamanho dos morangos.

8. Cobertura de gelatina: em um papeiro, coloque o polvilho e um pouco de água para dissolvê-lo; acrescente o restante da água, a gelatina e o açúcar, e leve ao fogo até ferver e engrossar. Mexa até obter um creme transparente (1-2 minutos de fervura). Derrame-o, com uma colher, por cima dos morangos. Se os morangos forem pequenos, não use toda a cobertura, pois eles podem subir e ficar boiando. Leve à geladeira por 4 horas, antes de servir.

Obs: A minha cobertura de gelatina acabou ficando mais dura do que deveria, por descuido meu. Derramei todo o pacote de gelatina sem querer, então coloquei um pouco mais de água, mas não ficou muito legal.

8 comentários:

  1. Que maravilha de tarte!!!! Não quer mandar uma fatia? Está com óptimo aspecto!
    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Cuca,
    Grata por ter apreciado a torta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei a simplicidade dessa torta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Ótimo você ter gostado.Obrigada.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Amiga, adorei essa torta de morangos, peninha que esta difícil encontrar essa frutinha maravilhosa, ja estou roubando sua receita para meu livro. beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Suely,
    Em dezembro tive um pouco de dificuldade em consegui-los, mas comprei várias vezes. Esta semana, queria dar de presente uma torta de morangos, e não os há nem pra fazer um cházinho.
    Que bom que você gostou da tortinha!
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. olá! Obrigada pela visita!! Gostei deste cantinho!! E devo dizer que fiquei a babar com esta sobremesa de morango!! divinal!!

    ResponderExcluir
  8. Oi,Inês,
    Bom você ter apreciado o blog e a Torta de Morango. Visita boa a sua. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo