Macarrão Cremoso



Estou de olho neste Macarrão Cremoso há um bom tempo, mas como me meti na história (e desfio!) de aprender cientificamente o que torna uma massa de torta/quiche boa, tenho gasto um tempo imenso em ler sobre elas e em testá-las. Às vezes me pergunto se não há lá num recantinho escondido da minh’alma um fundo masoquista, pois tenho levado grandes surras destas desgraçadas e não desisto de jeito nenhum. Não posso nem ser moderninha e atribuir a culpa do masoquismo aos meus pais, porque realmente levei poucas surras, e todas muito bem merecidas!

Votando ao macarrão. Seu visual deixou-me desejosa de prová-lo e a preguiça ajudou-me a optar por ele hoje, porque é fácil e rápido demais, ficando pronto num piscar de olhos.

Esta foi uma das receitas mais moles de fazer que já vi, entretanto, que saborzinho mais delicioso! Que gostinho mais delicado e harmônico! Fiquei realmente maravilhada. Tirei a receita do Cantinho da Nani. (http://lugarzinhodanani.blogspot.com/2007/10/macarro-cremoso-fcil-e-rpido-suja.html)

A preguiça novamente obrigou-me por uma sobremesa com tal espírito, então escolhi o Estrogonofe de Castanha de Caju que até criança de 5 anos faz de olhinhos fechados, e que todos aqui em casa adoram de paixão. E aproveitei a mesma foto do ano passado: preguiça de novo.

Aconselho você a ter um diazinho assim e só fazer coisas fáceis, pois você sabe que dá um enorme prazer comer coisas gostosas quase sem trabalho algum!? Experimente, sim, e diga-me se não estou certa.


Ingredientes *Colher de café: 2ml
1. 1 pacote de macarrão talharim (ninho) nº 2 ( mais fino)*
2. 1 litro de água
3. 2 cubos de caldo de galinha (usei Maggi)
4. Sal a gosto (usei 1/3 de colher de café)
5. 1 copo de requeijão cremoso (250g) (usei Nestlé)
6. 1 lata de molho de tomate pronto (340g) (usei Pomodoro Mais Manjericão)
7. 150 gramas de presunto de peru fatiado
8.150 gramas de queijo mussarela fatiado

*Como não encontrei o talharim ninho nº2 (moro em Fortaleza, cidade de grande fartura: “farta” tudo!), usei um pacote de 200g de Fettuccine a Nido nº 81 da Delverde.

Preparo
1. Corte o presunto, no comprido, em tiras de 1,5cm e depois corte as tiras em 5 pedaços. RESERVE. Faça o mesmo com a mussarela. RESERVE.

2. Acenda o forno a 250º.

3. Após 10 minutos de acender o forno, ponha para ferver a água e os cubos de caldo de galinha. Ajude a desmanchar os cubos de caldo amassando-os com uma colher de pau. Acerte o sal.

4. Espalhe o molho de tomate num refratário redondo de 25x5,4cm (usei da marca Nadir) e arrume os ninhos por cima do molho. Com duas colheres de sobremesa, coloque requeijão nos buraquinhos dos ninhos até preencher todo o espaço. Espalhe sobre os ninhos primeiro as tirinhas de presunto e por cima destas, as de mussarela.

5. Verta por cima a água/caldo/sal fervendo e leve ao forno por 25 minutos. Quando retirar, ponha sobre uma grade e deixe esfriar 10 minutos, para ficar mais cremoso. Sirva a seguir.

OBS.: O tempo de forno é muito importante, pois se passar do tempo o macarrão não ficará al dente.

Brigadeirão de Microondas Popi

Se há algo que todo mundo adora, é brigadeirão. Ano passado publiquei um Brigadeirão de Microondas em que uso leite condensado e creme de leite, costumando cobri-lo com uma ganache de chocolate meio-amargo. Fica sensacional e há aqui aquele tal de “devorar” o brigadeirão, parecendo até que não se faz bolo nesta casa.


Esta semana resolvi fazer este outro brigadeirão, que leva leite de coco e que também faz um senhor sucesso, principalmente pela decoração, a qual encanta os olhos de quem ver, apesar de ser supersimples. Todos comeram e amaram, sempre preferindo a fatia que leva a cereja. Arrependi-me de não ter posto cerejas contornando toda a base, -- não o faço porque perde demais em estética, ficando exageradamente enfeitado -- , pois teria dado alegria a muita gente, com cada um tendo direito a pelo menos uma cereja. Bem, da próxima vez, quem sabe...

Créditos: site Mais Você


Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Brigadeirão
1. 2 latas de leite condensado
2. 3 ovos
3. 150g de manteiga
4. 1 garrafa pequena de leite de coco (200ml)
5. 200g de chocolate em pó (uso Nestlé)

Cobertura e Decoração
. 1 xícara de chá de chocolate granulado
. 18 raspas de chocolate fracionado
. 6 cerejas
. 12 folhinhas de hortelã: 6 maiores e 6 menores

Preparo
Brigadeirão
1. Unte com manteiga uma forma redonda (para microondas) de plástico com furo no meio de 21x7cm ou um refratário próprio para microondas com capacidade de 1,5 litro.

2. No liquidificador: ponha todos os ingredientes na ordem da receita e bata até obter uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador e passe uma colher de sopa nas paredes do mesmo, raspando o que ficou pregado. Bata novamente só para homogeneizar.

3. Verta na forma e leve ao microondas por 16 minutos, na potência máxima. Deixe em espera, por 10 minutos, dentro do microondas desligado. Quando amornar, desenforme no prato de servir, cubra e decore.

Cobertura e Decoração
1. Cobertura -- Com o brigadeirão ainda morno, salpique toda a superfície superior com chocolate granulado. Nas paredes laterais externas, ponha os quatro dedos da mão esquerda (exceto o polegar) na horizontal, quase encostados no bolo, e vá derramando o chocolate granulado e ao mesmo tempo pressionando-o contra o bolo, que é para ele pregar nessas zonas. Nas paredes verticais do buraco, faça o mesmo procedimento anterior, mas ponha somente três dedos (exceto o polegar e o mindinho), os quais devem ficar na vertical em virtude do buraco ser estreito. Leve para gelar durante 2-3 horas e decore antes de servir.

2. Decoração -- Raspe com uma faca de carne de gume liso bem amolado a parte mais estreita de uma barra de chocolate meio-amargo fracionado, em temperatura ambiente (uso o Top Cobertura Fracionada da Harald: é o mais gostoso que há). Raspe colocando pouca força para que as raspas fiquem bem fininhas e enroladas como um charuto. Faça isto sobre um pedaço de papel-manteiga ou uma folha de papel-toalha. Não pegue as raspas com a mão para não desmanchá-las ou derretê-las com o seu calor: enfie um palito de dentes no oco das raspas e ponha cada uma no lugar desejado (veja foto 1).

3. Coloque cerejas entre as raspas da parte de cima do brigadeirão, arrumando-as da forma que se vê na foto 1 ou do jeito que você preferir. Ponha, então, as folhas de hortelã maiores para fora e as menores voltadas para o centro (veja foto 1) e sirva seu belo e delicioso brigadeirão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo