Gelatina de Paçoca com Ganache de Amendoim

Adoro paçoca de amendoim, assim, quando vi esta receita de gelatina de paçoca, fiquei o tempo todo imaginando como ficaria. E ainda mais, desejei provar esta ganache com creme de amendoim que, até então, não conhecia.

Olha, esta gelatina é de tirar o chapéu. E a ganache é tão deliciosa, que dá vontade de beijar os pés de quem a inventou, pois merece, merece mesmo. Ela dá um complemento perfeito à gelatina e acaba fazendo com que a gente coma mais do que é sensato fazê-lo. Como nem sempre sou sensata, amei comer muito além do que devia. Aposto como você abusará do direito de comer se a fizer, quer ver?

O que sobrou da ganache, após decorar a gelatina, verti numa molheira e servi junto com a gelatina. Ficou divino o contraste da gelatina gelada e da ganache morna. Recebi mil elogios, o que me deixou uma verdadeira "boba alegre".

No dia seguinte, coloquei a ganache, que estava gelada e dura, por 40 segundos no microondas, e servi-a novamente na molheira, acompanhando a gelatina. Todos acharam que ficou tão saborosa quanto no dia anterior. Como conseqüência, essa receita entrou para o rol das minhas sobremesas prediletas e deliciosamente perfeitas.

Obs.: Fiz esta receita uns dias antes do surgimento da hérnia de disco, mas só recentemente pude organizá-la devagarzinho -- ficar sentada aumenta minhas dores -- e então publicar.

Créditos: Revista Dicas & Receitas Mini, Ano 3, nº12, 2009, Receitas com Gelatina, p.27

NOTÍCIAS MINHAS -- 22/11/2010

Fiquei sem dar notícias desde o dia primeiro deste mês, porque tinha que aguardar 21 dias após a infiltração de corticóide na coluna para saber do resultado da mesma.

Sinto-me superfeliz em poder dizer que a infiltração, até agora, tem sido um sucesso e uma benção na minha vida. Aquelas dores lombares insuportáveis desapareceram completamente. Desde sexta-feira, 19/11, estou com dores mínimas. Ainda estou com tratamento medicamentoso, o qual tem analgésico, portanto, não me iludo de que esse estado seja definitivo. Tenho plena consciência de que terei altos e baixos nas dores e de que levarei de 6 a 12 meses para recuperar-me, sem saber se ficarei ou não com alguma dor remanescente como seqüela da malfadada cirurgia da hérnia de disco.

Como já aprendi a viver o hoje e a usufruir os momentos de dores menores, sinto-me uma pessoa privilegiada por ter recebido dos Céus essa graça, à qual agradeço diariamente, por permitir-me ter uma vida menos limtada e bem mais feliz.

Mui grata a todos vocês pelo apoio e pelas orações. Mais uma vez, não sei quando poderei voltar a cozinhar e postar minhas receitas. Mas não importa, a minha vida hoje tem como objetivo recuperar a saúde.

Assim, deixo aqui meu afeto, meu beijo mais carinhoso e o meu até... quando for possível voltar. Laura Lucia


Receita da Gelatina de Paçoca

Ingredientes *Colher de sopa=15ml

Gelatina

1. 800ml de leite (era 1 litro)

2. 12 paçocas de amendoim (264g) (eram 10 paçocas)

3. 1 lata de creme de leite com soro

4. 1 lata de leite condensado

5. 3 envelopes de gelatina em pó sem sabor (36g)

6. 9 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina
R

Decoração: ganache de amendoim

1. 100g de chocolate meio amargo (uso Amaro da Lacta)

2. 1 pote de creme de amendoim de 250g (usei Amendocrem)

3. 1 lata de creme de leite SEM soro, em temperatura ambiente (RESERVE o soro)

4. 4 colheres de sopa de soro do creme de leite
R

Preparo

Gelatina

No liquidificador: ponha o leite e acrescente os ingredientes 2 a 4 . Hidrate a gelatina com a água e dissolva-a em banho-maria, sem deixar ferver, ou leve ao microondas por 15 segundos e mexa bem quando retirar. Acrescente a gelatina dissolvida aos outros ingredientes do liquidificador e bata rapidamente até obter uma mistura ligeiramente homogênea. Não bata demais para a paçoca não ficar muito fina e leve, subindo toda na forma, em vez de descer (quando virar no prato de servir, devem ficar pedacinhos de paçoca na parte superior da gelatina, a qual, na forma, era a parte de baixo). Ponha a mão em concha no bico do copo do liquidificador, enquanto bate, que é para não derramar creme. Verta numa forma de pudim* de 2 litros, umedecida com água, e deixe ficar na geladeira durante 12 horas.

Decoração (faça imediatamente antes de desenformar a gelatina)

Num refratário, derreta o chocolate em banho-maria ou por 1:30 minuto no microondas e misture bem; acrescente o creme de amendoim e misture novamente; adicione o creme de leite e as 4 colheres de sopa de soro do creme de leite. Misture. Ponha no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e homogênea. Verta-a numa tigela. RESERVE.

Para Desenformar a Gelatina: ponha a forma numa bacia de plástico grande e acrescente água o suficiente para cobrir a forma até perto da borda (aproximadamente 3-4 dedos de água, na bacia que usei: de 19cm de diâmetro por 11cm de altura) (Veja foto 3-c). Marque 5 minutos. Retire a forma e enxugue a parte externa com um pano de prato. Passe uma faca de sobremesa de ponta redonda em toda a borda da gelatina, para soltá-la. No centro, passe uma faca de ponta fina para soltar a gelatina do funil da forma. Dê uma balançada na forma para um lado e para o outro, várias vezes, girando a forma nas mãos para que a gelatina se solte em todos os lugares. Desenforme no prato de servir. Se não desenformar, volte a forma para a bacia com água por mais 1 minuto.

Decoração

Coloque 3 colheres de sopa bem cheias de ganache de amendoim (cobertura) num saquinho com bico fechado** (foto 4-a). Corte o bico com tesoura numa largura de 6-7mm. A ganache será colocada nas partes baixas ou sulcos da gelatina. Esprema o saco, iniciando a colocação da ganache primeiramente no prato, perto da borda da gelatina, e suba com ela, sempre espremendo o saco, até contornar a parede externa e a parte superior da gelatina, descendo pela parte interna da mesma (foto 1). Sirva acompanhada do restante da ganache, delicie-se e prepare-se para os mil aplausos.
R

* A forma para pudim verde (foto 3-b) que usei, comprei, bem baratinha, na loja virtual Posthaus Lar & e Lazer .

** Comprei os saquinhos de confeitar com bicos fechados (foto 4-a), próprios para usar sem bicos decorativos, apenas cortando a ponta com uma tesoura, na loja virtual Barra Doce.

Dica: Se preferir a ganache mais mole, acrescente mais soro do creme de leite. Na receita original usava-se todo o soro do creme de leite na ganache, porém achei que ficaria mole demais. Faça como você preferir, está bem?

Obs.: Para enfeitar o prato de sobremesa com ganache, corta-se um triângulo do fundo de um saco plástico pequeno (foto 4-b); coloca-se dentro deste saquinho um pouco de ganache, corta-se 3mm do bico com uma tesoura e enfeita-se o prato fazendo ziguezagues (foto 2). Põe-se então o pedaço de gelatina a ser servido.

34 comentários:

  1. Laura,
    Essa gelatina está maravilhosa!
    Ficou linda!
    E fico aqui, imaginando o sabor dessa gelatina com essa ganache...
    Que bom, que as dores diminuiram....
    Cuide da saúde, que é o mais importante, pois estaremos esperando o seu retorno.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb amo paçoca! Preciso fazer essa gelatina!Ficou linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, estou feliz por vc estar melhorando e torcendo pela recuperaçao total. Essa gelatina de paçoca esta uma tentação, eu tenho uma forma igual a sua e com certeza vou fazer sua receita, ficou de babar. beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  4. LAURA LÚCIA ESTOU AQUI SEMPRE COM PENSAMENTOS POSITIVOS EM RELAÇÃO A VC,TUDO VAI DAR CERTO LOGO VC VAI ESTAR DANÇANDO UM MAMBO COM SEU AMOR!!!
    BEIJO
    FICA BEM

    ResponderExcluir
  5. Bem inusitada e o visual ficou ótimo!
    Fico feliz que esteja melhor.
    Então, cuide-se bem para que a recuperação seja ainda mais rápida.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi minha amiga, puxa quanto tempo!!!!

    Fico muito feliz que tudo esteja caminhando bem, e que voce esteja melhor!

    Menina, e essa gelatina? que loucura!!!

    Olha, te deixo um abração, com votos de muitas melhoras, e por favor,
    não deixe de aparecer, sentimos muito sua falta!

    Renata

    ResponderExcluir
  7. oi minha amiga..que bom saber noticias suas..e saber que estás bem!!!!e..que tudo vai se resolver da melhor maneira possivel!!!!não suma muito tempo..a gente sente falta!!!!amei essa sua gelatina com ganache!ficou um luxo só..parabens..bjus...li

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que você já está melhor. Desejo sua recuperação por completo.
    E que linda essa gelatina de paçoca... nossa! eu também gosto muito de paçoca.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Laura,

    Que bom 'ver' você aqui! E apareceu em grande estilo, hem? Menina, que gelatina mais chique! Tudo o que entra paçoquinha fica delicioso, por isso e por tudo o mais vou levar esta receita, rsrs.
    Quanto aos tratamentos da saúde, permaneça cheia de fé que tudo há de se resolver da melhor forma, fico aqui na torcida, rsrs.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida...é a você que devo todo agradecimento!
    Sua atenção e carinho me deixa muito envaidecida, por minha vez, digo que sempre tenho pensamentos voltados para você e torço para que logo esse pesadelo seja somente uma recordação dos momentos díficeis que você passou e que a dor se vá para sempre!

    Linda semana para você!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. Laura tenho certeza que sua recuperação será de 100% logo logo, continuo rezando por você.

    E esta receita é mais que maravilhosa. Eu amo paçoca e fiquei salivando aqui. Vou levar comigo claro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aqui está uma receita onde os olhos também comem...
    Tem um aspecto delicioso! Obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  13. Oi laura!!!! Que bom ver vc de novo postando suas receitas!!!! Muito obrigada pela visita no blog, e pelos elogios! fico feliz em saber que de alguma forma pude ajudá-la!!! Um grande beijo!!! Ah e essa receita deve ser uma delícia!!

    ResponderExcluir
  14. Que coisa linda!!!
    Adorei a idéia e achei super bonita de servir!!!
    Tenha uma feliz natal!!!

    ResponderExcluir
  15. Laura amiga...seu blog é demais, receitas maravilhosas...Adorei
    Já estou te seguindo...bjs e Feliz 2011

    ResponderExcluir
  16. Laura. Força na peruca!!! Mergulhada nessas delícias que vc costuma fezer, não tem erro. Vai ficar boa na certa!!!
    Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb.
    Bjs
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  17. Passando aqui pra te desejar um FELIZ ANO NOVO! com muita paz, saúde e prosperidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Laura,

    Entrei por acaso aqui e achei uma delicia tudo.... PARABENS pelo blog...
    Acho q estava precisando de receitas assim...praticas...AMEI
    bju
    TAINA

    ResponderExcluir
  19. Amiga Laura, espero que sua sumida do blog seja para descanso e recuperação, espero também que tudo esteja melhor e que tenhas tido um bom final de ano.
    Que 2011 venha trazendo muita saúde, paz e principalmente muito amor no coração!
    Espero notícias!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Laura! Muito prazer e espero que esteja recuperada!
    Que bom ver um blog de cearense! Minha mãe era cearense e tenho família em Fortaleza!
    Muita coisa para ler e comer! Parabéns!
    http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Menina, fiquei com água na boca, sabia? Que linda que ficou essa gelatina, com certeza já copiei a receita. Quando eu fizer te conto, se cuida, tá?
    Melhoras, beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Laura!
    Adorei as suas receitas!!!!São faceis e deliciosas!!!Fiquei sua fã,já estou te seguindo.
    Sou Cearence de Itapipoca,vivo em são paulo há mais de 35 anos,Quero te convidar para conhecer o meu cantinho.
    bjosss e xeros

    ResponderExcluir
  23. Oi amiga, estou sentindo sua falta, de notícias por favor. Eu espero que td esteja bem com você. beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Saudade, Laura!
    Estava fazendo umas folhas de chocolate e lembrei de você.
    Espero que esteja tudo bem.
    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga, que bom que me retornou, fiquei muito chateada pelo ocorrido com vc, mais infeizmente é assim, acabamos como cobaias de profissionais imcopetentes , mais Deus é maior e logo vc terá superado tudo isso, estamos com saudades e torcendo muito pela sua volta. beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  26. Amiga Laura, vi seu comentário no blog da Suely e fiquei muito entristecida pelo que você contou.
    Só te peço que tenha fé e muita paciência, faça direitinho sua fisioterapia e se Deus quiser logo, logo, você estará melhor.
    Fico aqui torcendo para esse dia chegar logo e você se livrar das dores e de tudo isso, podendo enfim desfrutar das coisas boas que gostas de fazer.
    Um grande abraço, Força Sempre!!!

    ResponderExcluir
  27. oi amiga..você sumiu..e..como está seu problema?tá indo tudo bem..me dê noticias se puder para meu email..a muito que quero ti escrever..mas..tive um monte de coisas dificeis comigo tambem..se puder escere para meu emaill..sinto muito sua falta..e torço para que tudo ande indo bem comvc..bjus..

    ResponderExcluir
  28. Estou pensando mesmo é visitar você ai no CE. Sou do RN e é bom ver um blog tão completo e didático sobre comida, ainda mais com essa proposta.

    Já virei fã!

    ResponderExcluir
  29. Oi minha amiga.

    que surpresa boa receber um carinho seu!

    me diga, tudo bem por aí?

    e o blog, desistiu?

    sinto sua falta, nao deixe de aparecer!

    grande abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  30. OI LAURA FIQUEI MEGA FELIZ EM VER VC NO BLOG ESPERO QUE TUDO TENHA SE RESOLVIDO COM SUA SAÚDE!
    SAUDADES!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  31. Amiga, que coisa boa ter notícias suas, vou ficar torcendo para que todas as suas expectativas se realizem e em breve esteja de volta.
    Boa Sorte e cuide-se bem, ok?!
    Bjuss querida!

    ResponderExcluir
  32. A vocês,minhas amigas, que sempre me deram apoio e votos especiais de recuperação durante o ano(quase 1 ano) que fiquei afastada, deixo aqui o meu mais profundo agradecimento, de coração. Vocês foram um grande incentivo para eu querer me recuperar e voltar ao blog. Sinceramente, meu carino e minha gratidão. Beijo fraterno, Laura lucia

    ResponderExcluir
  33. deu até fome rsrs

    amei o blog e as postagem, convido você e a todos do seu blog para visitar : http://temperobaianodalaudiceia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo