Pudim Beijinho


 Adoro coco fresco, e como tinha resolvido usar um ralador de coco que comprara há três anos e ainda estava virgem-virgem, esta receita de Pudim Beijinho caiu como uma luva. Todavia, o “animal” aqui se esqueceu de um detalhe: o ralador é daqueles de prender na beirada de mesa de madeira, e não há, absolutamente, nesta casa, uma única mesa de madeira que permita tal procedimento. Bom, mas eu já havia queimado a quenga do coco e retirado a sua polpa com faca, de forma que estava decidida a ralá-lo fosse como fosse. Fiat lux, então recordei-me de um banquinho usado pela minha antiga manicure. Quando puxei o desgraçado, que estava debaixo de um monte de trecos, vi que seu assento era coberto com fórmica. Imediatamente, olhei para aquelas perninhas de madeira e disse pra minha funcionária: -- vou prender o ralador nas pernas do banco e você trata de segurá-lo.-- Pois não é que deu certinho! Taí a foto 4, no final do post, como prova irrefutável do meu desespero, e criatividade! 

Tal episódio lembrou-me do afortunado e surpreendente título de um livro do Rubem Alves: Ostra Feliz não Faz Pérola. É, gente, é isto aí. Na hora do aperto nós somos capazes de encontrar as mais incríveis soluções, enquanto na felicidade ficamos simplesmente (e eternamente, se pudéssemos!) a curtir nosso sentimento de satisfação e completude. E como nada nos falta, nada fazemos, ora! Garanto que eu não me importaria nem um pouco...

Mas vamos ao principal. O pudim é excelente, de modo que o trabalho de ralar o coco foi totalmente recompensado e acabou tornando-se uma piada engraçada, com minha funcionária contando pra todo mundo o inusitado jeito de se ralar coco nesta casa. Pode rir também...

Créditos: baseada na receita de Pudim Beijinho, onde aumentei o creme de leite e reduzi o leite de gado, publicada na revista Ana Maria Receitas, ano 10, nº 23. Ed. 561, 9 de março de 2012, p.10

Foto 3a: forma mergulhada na água para soltar o pudim e poder desenformá-lo. Foto 3b: Cobertura de chocolate e frasco de maionese usado para colocar a cobertura sobre o pudim.

Receita de Pudim Beijinho
Ingredientes *Xícara americana: 240ml
Pudim
1. 1 lata de leite condensado
2. 150g de coco fresco ralado ou 100g de coco seco ralado (usei fresco)

3. 1 lata de creme de leite (309ml) (era ½ lata)
4. 1 tablete de chocolate branco

5. 1/3 de  xícara (chá) de leite (80ml) (eram 240ml)
6. 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)
7. 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
8. ½ xícara de chá de água para dissolver a gelatina (120ml)

9. 3 claras em neve

Cobertura
.Cobertura de Chocolate (ou de fruta) para sorvete comprada pronta (usei da Bazzar)

Preparo
1. Em uma tigela ponha o leite condensado e o coco ralado, misture. Deixe hidratando por uma hora se o coco for seco. Se for fresco, pode usar imediatamente na etapa 3. RESERVE.

2. Ganache branca: Corte o chocolate nos quadradinhos. Ponha num refratário pequeno. Adicione o creme de leite e misture. Ponha os quadradinhos junto das bordas do refratário e leve ao microondas na potência média (50%)*, parando e misturando inicialmente com 1 minuto e depois de 30 em 30 segundos.  Leva cerca de 2-2:30 minutos para obter-se uma ganache homogênea. Ou faça a mesma coisa numa panelinha, em banho-maria.

3. Bata no liquidificador o coco hidratado no leite condensado, a ganache branca, o leite, o leite de coco e a gelatina preparada com a água (120ml) de acordo com as instruções da embalagem. Transfira para uma tigela grande e reserve até começar a engrossar (firmar). 

4. Misture a massa do pudim e acrescente as claras em neve, incorporando-as delicadamente. Verta numa forma redonda de funil de 22x10cm untada com um pouco de óleo. Leve para gelar por seis horas ou até firmar. Desenforme**, decore e sirva com cobertura de chocolate para sorvete (ou de fruta).

*A potência média equivale à metade da potência máxima de um microondas. Por exemplo, no meu microondas, que tem 10 potências, a potência média é a 5.

**Para desenformar: ponha água da torneira numa bacia grande (foto 3a), o suficiente para que fique no mesmo nível do pudim, quando se afunda a forma na água. Coloque um prato de louça sobre o funil da forma para que ela afunde. Aguarde 5 minutos, retire a forma da água, enxugue-a com um pano de prato e desenforme-a no prato de servir.


Foto 4 -  A mais nova invenção culinária: perna de banco como base para ralador de coco... rsrsrs
 

13 comentários:

  1. Laurita, querida,

    Voltou com tudo, hem? A saga do ralador valeu a pena, porque o pudim resultou fantástico? lindo e com uma textura super apetitosa, parabéns por mais este belo e delicioso trabalho!

    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. ahahaa criativa e delicada!
    Esse pudim está lindo deu vontade de uma bela fatia!!
    beijo e bom sábado!

    ResponderExcluir
  3. Que pudim mais lindo...
    E deve ser um espetáculo de sabor...
    Preciso experimentar...

    Abraços,
    Daniana
    http://www.cozinhasemdrama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de pudim! Gostei muito! Parabéns.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O que não se faz por um coco fresco ralado! Não tem comparação com o coco seco.
    Com mesa ou perna de banco, o importante é que o ralador aí foi aprovado também.
    Nem almocei, mas comeria uma fatia desse pudim agora mesmo.
    Beijos, Laura!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua invenção querida, tá vendo como arrumamos solução pra tudo?
    Que maravilha de Pudim, lindo e delicioso, eu adoro tudo que leva coco, e ainda mais coco fresco, com certeza ia adorar comer um pedaço deste lindo pudim.
    Bjs querida e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  7. amei essa receita, adoro tudo que leva coco!
    adorei mto o seu blog tb... voltarei aqui sempre e sempre....
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Nem preciso dizer que ri muito aqui, né?! Mas é assim mesmo, quando queremos fazer alguma coisa, não sossegamos até conseguir. Mas também concordo com o Rubem Alves, ás vezes nos damos por vencidos e não lutamos pela causa...rsrsrsrs!

    Aproveito para desejar um Feliz Dia das Mães para você, e que tenhas um lindo domingo ao lado dos seus.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida amiga, desculpe, mas ri muito das suas peripécias para poder ralar um coco. E tens toda razão: quando a coisa aperta a gente sempre encontra um jeitinho, mesmo que este jeitinho renda boas risadas.
    O coco fresco nessa receita deve fazer toda diferença. E a apresentação linda. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. adoro pudim e esse esta 5* mt bonito e a meu gosto como eu gosto parabens bjs ja estou te seguindo bjs

    ResponderExcluir
  11. É bem interessante essa receita de pudim ainda mais de beijinho, fiquei com muita vontade! Vou ver se consigo fazer nesse final de semana.
    Parabéns pelo blog.
    Beijos Cris

    ResponderExcluir
  12. some amazing stuff. Thanks for sharing here.

    ResponderExcluir
  13. Me tire uma duvida, ele nao vai no forno? Depois do preparo é so colocar na geladeira por 6 hrs mesmo?! Parece delicioso, quero muito fazer essa receita.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo