Cheesecake de Frutas Vermelhas com Queijo Coalho


Mais uma receita supersimples, contudo muito saborosa, advinda daquela fase de dor pós-cirurgia de hérnia de disco – já bem comentada --, em que precisei mudar diversas receitas para torná-las mais rápidas. Nesse período, passei a dispensar a massa de biscoito (ou outra) da maioria dos cheesecakes, e com raríssimas exceções, sinceramente, hoje prefiro-os sem massa.

Fiz vários testes para alcançar uma massa de queijo coalho que fosse cremosa e gostosa. Como sempre, tenho generosas “cobaias” humanas, e amigas!, que se dispuseram a provar e a dar opiniões para melhorar o resultado, de modo que consegui chegar ao que eu almejava, tornando-se essa a minha massa básica-- e demais apreciada! -- para todos os cheesecake com queijo coalho que faço.

Bem, o que desejo ressaltar mesmo é que esta é uma receitinha “muuuuito” especial e que você deve prová-la para sentir o excepcional sabor resultante do toque do queijo coalho aliado a essa apaixonante calda de frutas vermelhas.


Créditos: 1) Massa de queijo baseada na da receita aqui já publicada de Cheesecake de Goiabada com Queijo Coalho, a qual teve como base a receita de Cheesecake Romeu e Julieta com Ricota do site Bemfeitinho; 2) O preparo da Calda de Frutas foi baseado no preparo da Calda de Frutas Vermelhas dos blogs Dolce Salato, A Casinha e Receitas Dia a Dia


Foto 3a: Cheesecake no forno, logo após girar a parte de trás estufada (seta azul) para a frente. Observe que vê-se bem a borda filetada do marinex na parte de trás da forma, que era a que estava na frente antes de girá-la; Foto 3b: Borda de trás estufada do cheesecake (seta azul), após 5 minutos de ter girado o marinex -- a qual era anteriormente a da frente. Veja agora que não se vê mais a borda filetada do marinex, encoberta pela borda que estufou.


Foto 4: Cheesecake depois de amornar. O centro afunda, formando um recipiente com bordas altas que conterá a calda de frutas em seu interior.

Receita do Cheesecake de Frutas Vermelhas com Queijo Coalho

Ingredientes (em temperatura ambiente) *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de sobremesa: 7,5ml
A) Massa de queijo
1. 50ml de leite
2. 1 caixinha de creme de leite (200g) 
3. 3 ovos médios
4. 240g de leite condensado 
5. 400g de queijo coalho fresco (usei Boa Nata)
6. 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
7. 2 colheres de sopa de suco de limão
8. 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo

B) Calda de frutas vermelhas congeladas* 
1. 200g de morango
2. 200g de framboesa
3. 100g de blueberry (ou mirtilo)**
4. 1 xícara de chá de açúcar (150g) 

5. 1 colher de sopa rasa de polvilho doce 
6. 1 colher de sopa de água (15ml)

Preparo
A) Massa de queijo
1. Unte com margarina até a borda e polvilhe com farinha de trigo um marinex redondo de bordas filetadas de 25cm de diâmetro.

2. Acenda o forno a 160º.

3. Descasque o queijo, pese e corte em cubos grandes. RESERVE.

4. Esprema os limões e meça 2 colheres de sopa. RESERVE.

5. Pese o leite condensado e ponha 2 gramas a mais, que é o que se perde na vasilha em que se pesa. RESERVE.

6. No liquidificador: ponha os ingredientes 1 a 8. Bata bem (uns 3 minutos) até obter uma mistura homogênea. PROVE O SAL. Deve ficar suavemente salgado. Se preciso, caso o queijo seja muito salgado, acrescente mais 20g de leite condensado e bata só para incorporá-lo.

7. Verta no marinex e leve para assar por, aproximadamente, 40 minutos. Aos 35 minutos (foto 3a), quando a borda de trás do cheesecake fica estufada (mais alta que a borda do marinex), em virtude do forno ser mais quente atrás, use duas escumadeiras, uma em cada mão, a direita empurrando para trás a alça direita do marinex e a esquerda puxando para frente a alça esquerda, e gire a parte da frente do marinex para a trás. Deixe assar mais 5 minutos ou até que a borda de trás também fique estufada (foto 3b). Sabe-se que está pronto quando toda a borda do cheesecake está estufada (foto 3b) e o centro está ligeiramente consistente, de forma que tocando-o levemente com o dedo, este não fica melado, pois há uma fina crosta na superfície central. Desligue o forno e deixe a porta entreaberta 3-5cm com ajuda de um pano de prato dobrado. Retire o cheesecake após 20 minutos de ter desligado o forno e deixe amornar sobre uma grade (foto 4). Faça então a cobertura.

B) Calda de frutas vermelhas congeladas
1. Numa panela média de 20cm de diâmetro, ponha as frutas congeladas e o açúcar, misture ligeiramente, tampe e leve ao fogo baixo até as frutas começarem a desmanchar (aproximadamente 20 minutos). Não use colher para mexer para não desmanchar muito as frutas; apenas dê, vez por outra, uma “rodadinha” na panela de um lado para o outro. Assim que os morangos amolecerem, retire-os de dois em dois e corte-os ao meio no sentido do comprido dentro de um prato, voltando-os imediatamente para a panela (objetivo: deixá-los menos ácidos).

2. Quando as frutas começarem a desmanchar, retire rapidamente a panela do fogo, acrescente o polvilho dissolvido na água, misture e volte ao fogo para cozinhar por 1 minuto, mexendo delicadamente com uma colher de sopa. Verta a calda sobre o cheesecake e, com ajuda de duas colherzinhas de café, vire as bandas de morango que estiverem com o miolo para cima, de forma a ficarem exibindo a parte externa abaulada e mais bonita. Aguarde amornar e leve para gelar durante 2-3 horas antes de servir. É simplesmente maravilhoso!


*Não precisa descongelar as frutas nem acrescentar água, pois as frutas congeladas soltam muito líquido durante o cozimento.

**O blueberry é um tipo de mirtilo (Fonte: Dicionário Ilustrado Michaelis, Inglês-Português).

Dica para os cearenses: compro as frutas congeladas da marca Qualitá, no Pão de Açúcar Náutico. São excelentes! Uso sempre mirtilo, todavia queria provar o tão falado blueberry – mas não percebi diferença no sabor! --, que havia comprado anteriormente no Mercadinho São Luiz da Av. Virgílio Távora, esquina com República do Líbano – Fortaleza-CE.


12 comentários:

  1. Que buena tarta y menudo color , el punto de leche confesada tiene que hacerla muy dulce, besos
    Sofia

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha amiga,

    Como tem passado? Espero que muito bem! rsrs. Há alterações de receitas que as deixam mais práticas e saborosas, como deve ser o caso deste cheeesecake. Já fiz cheesecake com queijo coalho e acho que eles ficam mais saborosos, do que os feito com o cream cheese, rsrs.
    Vou levar a sua receita, pois as fotos estão me deixando doida de vontade de comer uma fatia! rsrs.

    Beijo e - desde já - bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Entrei no seu blog procurando uma receita no google e amei. E ainda me deparo que vc é daqui do nosso Ceará! Com certeza já estou seguindo e vou olhar todas as receitas e fazer algumas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Laurita, minha amiga,

    Voltei para deixar os meus votos de muito boas festas e um 2013 cheinho de alegrias para você e os seus queridos.
    Ah, se você vier a fazer aquele bolo, sugiro que não se esqueça de acrescentar o aromatizante, que mencionei apenas no texto: casca ralada de laranja ou limão. Ou especiarias, ou ainda uma essência a gosto, pois sempre acrescentamos um desses ingredientes.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amiga, tudo bem? !

    Vim agradecer sua mensagem e desejar à você e sua família um NATAL de muita paz e saúde e um ANO NOVO de muitos projetos e realizações.

    Tenho a certeza de que 2013 será um ano de muita ENERGIA e estaremos prontas para enfrentar os desafios que virão.

    Um grande Abraço,

    Rachel Azevedo

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Laura,

    Você é mesmo incrível nas suas explicações, como sempre tudo perfeita e gostosamente bem explicado,
    um cheesecake sem massa de biscoito, o que na verdade me agradou bastante, pois a massa é o que realmente não me apetece muito nas receitas tradicionais,já fiquei aqui pensando em como adaptar a sua receita ao nosso queijo de Minas...vamos ver no que vai dar...

    Minha amiga, o Natal já está indo embora, mas ainda está em tempo de desejar a você e aos familiares muitas alegrias, saúde, e muita paz para o ano que se inicia,

    Abraço carinhoso,
    Renata

    ResponderExcluir
  7. Laura, querida amiga
    Obrigada pelas palavras carinhosas. Desejo que 2013 traga notícias ótimas que amenizem suas dores e que você possa aproveitar cada minuto em paz e em harmonia junto daqueles que ama.
    Como sempre, seu detalhamento na explicação da receita, como já citou a amiga Renata, é impressionante.
    E a originalidade em usar queijo de coalho foi louvável! Parabéns mais uma vez!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Marcela,
    Não, não tenho facebook. Minhas dores de coluna não permitem que eu esteja frequentemente sentada --algo que o Face exige para manter atualizações e responder aos seguidores.
    Grata pelo elogio. Abraços, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gostaria de saber se as frutas realmente precisam ser congeladas, pois o sabor fica alterado, o morango por exemplo adquire um gosto estranho... Não tem como fazer com as frutas frescas? Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. A você, anônima, que perguntou sobre o uso das frutas frescas na cobertura: pode usar, sim, apenas tem que ver se precisa acrescentar água, pois nas frutas congeladas não é necessário por soltarem muito líquido. Obrigada pela visita. Laura Lucia

    ResponderExcluir
  11. Chega a dá agua na boca

    abarços

    http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo