Este é atualmente o MEU bolo. Testei sete vezes -- que número, hein? -- para acertar o diabinho. E como não tenho modéstia nenhuma com as minhas receitas testadas e retestadas, considero uma verdadeira obra de arte!!! Bom, falei exatamente isto pra minha fisioterapeuta e ela, que é superengraçada, saiu-me com esta: "Puxa, agora você esticou tanto a baladeira (estilingue) que quebrou a liga". Dei boas risadas! Fazer o quê....
-- Maria de Jesus, cunhada da minha amiga-irmã Lu, mandou-me de presente um bolo deste, junto com o recado de que obteria a receita pra mim. Consegui a receita, claro. O grande problema de ter que testá-lo tantas vezes foi que a senhora que o faz usa medidas antigas (xícaras e colheres cheias ou meio-cheias). Ela teve a melhor boa vontade de me explicar várias vezes por telefone, mas a menor variação nas quantidades resultava numa consistência ou sabor diferente do original que eu provara. Mas agora, depois de tantos testes, tenha certeza que você acertará em cheia, pois a receita está "beleza", como dizem os jovens.
Ingredientes *Xícara de chá : 190ml *Colher de sopa (usei colher-medida da Oxo): 15ml
1. 3 ovos médios (57g ou menos, pesados com casca)
2. 1 lata de leite condensado (395g)
3. 1 garrafinha de leite coco (200ml) (uso SOCOCO)
4. ¾ de garrafinha de água (150ml)*
5. ¾ de pacote grande de queijo parmesão ralado REGINA (75g)**
6. 1 xícara de chá de açúcar (150g) (uso Refinado, UNIÃO)
7. 200g de manteiga de boa qualidade (usei Patrícia/Piracanjuba)***
8. 1 xícara de chá rasa + 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (124g)
Preparo
1. Acenda o forno a 175º (forno a gás).****
2. Unte com bastante manteiga (usei Piracanjuba) e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24x8cm (usei Rochedo).
3. Separe, meça/pese todos os ingredientes. Retire os caroços duros (não ralados) do queijo parmesão antes de pesar. RESERVE.
4. Após 20 minutos de forno aceso: Ponha os ingredientes 1 a 8 no liquidificador e bata na velocidade média só até homogeneizar. A massa é bem líquida, pois é um bolo mole. Verta-a na forma e leve para assar por 1:45 minutos ou até corar bem. Aos 50-60 minutos, gire a parte de frente da forma para trás. A cada 10 minutos gire a parte menos corada do bolo para trás. Quando retirar, deixe esfriar sobre uma grade e desenforme. Fica mais gostoso se servido depois de algumas horas de frio. Gelado, é delicioso!!!
*Medida na garrafinha do leite de coco.
**Uso o parmesão Regina por ser o queijo que a senhora que deu a receita usa, e o sabor fica maravilhoso!
***Usei metade Patrícia, metade Piracanjuba: gosto de colocar uns 5g a mais de manteiga, que é o que se perde na tigela onde se pesa.
****Quando estou com pressa, uso 190º de temperatura e asso durante 60 minutos, girando a parte da frente da forma para trás aos 55 minutos: o bolo fica bem moreninho e com a parte superior bastante côncava, após amornar. Não resulta tão bonito, mas o gosto continua delicioso, perfeito!
DICA: O grande segredo do bolo é bater no liquidificador apenas o suficiente para homogeneizar a massa, pois se formar muitas bolhas de ar, ele cresce bastante e depois afunda de uma vez, ficando com aspecto feio mesmo. O segundo segredinho é usar ovos de 57g ou menos cada, pesados com casca, também para formar menos bolhas de ar.
deve ser mesmo mt bom ficou com uma cor mt bonita bjs bfs
ResponderExcluirLarita, minha amiga,
ResponderExcluirFoi muito bom você ter insistido até chegar na receita perfeita, rsrs. E com as medidas assim tão precisas a gente tem mais é que agradecer este presente. Já vou salvar a receita, obrigada! O seu bolo ficou com um aspecto suuper delicioso, rsrs.
Beijo e bom fim de semana!
Ai, os dedinhos nervosos engoliram o u de Laurita, desculpe, rsrs.
ResponderExcluirHummm, que bolo mais apetitoso, tem um lindo aspecto!!!!!Adorei a receita,viu!!!Com certeza o farei aqui em casa, e depois venho aqui contar como ficou!!!bjos e um excelente domingo!!!!
ResponderExcluirOi, Laura,
ResponderExcluirDesculpe o atraso, é que tive de publicar o post e ir fazer o almoço, rsrs. Aquele creme recheiou 30 barquinhas pequenas. Acabei de acrescentar esta informação ao post, obrigada por me lembrar desta omissão, rsrs.
Beijo e bom boa tarde!
Estas receitas são a minha cara. Práticas de confeccionar e de aspecto delicioso. Vou seguir as novidades.
ResponderExcluirBjs
http://esquecimedeviver.blogspot.pt/
Querida Laura Lucia,
ResponderExcluirque textura maravilhosa. Fiquei com imensa vontade de fazer e experimentar mais uma das suas maravilhosas receitas. Obrigada por partilhar connosco a fórmula desta preciosidade que conseguiu descobrir depois de tão dedicada pesquisa e acerto. Admiro a sua determinação e perfeição e a sua generosidade em querer partilhar essa mesma perfeição. Estou certa de que o SEU bolo vai passar a ser o BOLO DE MUITOS mais. Muito Obrigada. Um grande beijinho e continuação de um excelente fim-de-semana.
Amei! Salvei a receita pra tentar!
ResponderExcluirAmei! Salvei a receita pra tentar!
ResponderExcluirEsse bolo delicioso e famoso vale a pena fazer. Parabéns pela persistência. Bjs e ótima semana.
ResponderExcluirEstou levando mais uma receita daqui, certa de que depois de tantos testes, deve ser perfeita!
ResponderExcluirO duro vai ser resistir faze-la em semana de dieta...rs
Beijinhos, querida. Ótima semana!!
Olá Laura,
ResponderExcluirAdorei a textura deste bolo e vou levar comigo, kiss
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
Que delícia, adoro bolos tradicionais sem mta invenção de cobertura, etc! como dica p vcs, encomendei bolo tradicional do Bolo D´avó, SUPER em conta e delicioso, super recomendo! http://www.facebook.com/pages/Bolo-DAv%C3%B3/177434782411987?fref=ts
ResponderExcluirUma obra de arte sim senhora!
ResponderExcluirE eu que não sou boba nem nada vou na sua "cola", copiando tudo direitinho, o meu vai ficar delicioso e bonitão também, uai!
Obrigada, e me aguarde!!!rsss
Beijo querida!
Olá!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que visito o seu blog, e o descobri por procurar uma verdadeira receita de Luiz Felipe. Olhando suas receitas de bolo vi que há duas receitas do Luiz Felipe. Gostaria, se for possível, que me contasse qual das duas receitas é a melhor e mais saborosa. A que te leva trás verdadeiras lembranças do Ceará ao saboreá-la.
Obrigada
Gostaria da receita do verdadeiro Luiz Felipe q tem na Balu em fortaleza!! Alguém tem por favor ele fica bem amarelinho 😋😋
ExcluirOlá querida laura Lucia!!!!
ResponderExcluirFiz o seu bolo ,e ele é absolutamente demaisss!!!
Obrigada por compartilhar com a gente essa maravilha de receita!!!!
Postei a receitinha no blog, claroq ue te dei os créditos, depois dá uma passadinha por lá para ver como ele ficou ,tá?
Beijocas e um ótimo dia paar você!!
Rosangela Cunha
http://desdeminhajanela.blogspot.de/2013/06/bolo-luiz-felipe-de-liquidificador.html
Bom dia. 8/4 seria dois (pacotes e garrafinhas)? Acho que deve ser uma delicia, só fiquei com essa dúvida. Obrigado.
ResponderExcluirBoa tarde. Teria de ser manteiga restritamente, ou poderia ser utilizado margarina no bolo? Obrigado.
ResponderExcluirEu tentei fazer, mas o meu ficou muito moreno :S onde será que eu errei ? Obrigada.
ResponderExcluirDelicioso adorei!!
ResponderExcluirLaura, pq o nome Luiz Felipe???
ResponderExcluirTenho um sobrinho que vai fazer 5 aninhos que é maluco por liquidificadores e eletrodomésticos que giram 0_0... E o nome dele é Luis Felipe!! :D
Quando li o nome da receita, dei muita risada... rs
Sou iniciante na cozinha!! E me aventurei neste bolo.... nossa!!Todo mundo adorou, aqui em casa foi so elogios meu marido amou, so axo q exagerei no queijo,,na proxima vou colocar menos queijo, e vou acrescentar cocomralado...axo q vaimficar bom
ResponderExcluirNossa amei seu blog!! Nem sei por qual receita começar!
ResponderExcluirE sabe o que é mais legal??
Ao ver a sua primeira receita deu pra perceber que vc sabe do que ta falando!
Ou seja, isso já me deu confiança em saber que TODAS as receitas devem ser ótimas!
Já adicionei várias receitas aos favoritos, só pelo título (e fotos)!
Que fotos maravilhosas!
Agora, bora testar!
Bjs
Deus abençoe!
Essa sua receita é fantástica!! Segui certinho e deu super certo!! O sabor ficou maravilhoso! Ele não ficou tão bonito quanto o seu, e tbm ficou um pouco mais moreno, mas mesmo assim, ficou divino!
ResponderExcluirAdorei a forma da colocação/medidas super detalhadas, difícil não dar certo. Estava morrendo de vontade de comer esse bolo. Peço prá todo mundo que vai para Recife. Ninguém traz. Agora vou fazer o meu. Obrigada.
ResponderExcluirAdorei a forma da colocação/medidas super detalhadas, difícil não dar certo. Estava morrendo de vontade de comer esse bolo. Peço prá todo mundo que vai para Recife. Ninguém traz. Agora vou fazer o meu. Obrigada.
ResponderExcluirIgualmente...Tbm fazia minhas encomendas de Recife...hehehe
ExcluirFiz a receita e ficou deliciosa, ele murchou bastante, da até dó, mas é divino! Obrigada por passar a receita tão bem explicada.
ResponderExcluirCristina
Jesus existe sim, esse bolo tbm... Uau, que lindo e delicioso... Amamos fazer e degustar...
ResponderExcluirAcabei de fazer ele é ficou muuiiitttooo bom... pena que é uma bomba calórica e já disse pro marido que coma saboreando porque vou fazer só uma vez ao ano! Kkkk... (na próxima vez reduz o açúcar, eu achei muito doce pro meu paladar)... obrigada pela receita!
ResponderExcluirObrigada por colocar a receita de forma tão completa, com todas as medidas!
ResponderExcluirO bolo é uma delícia e fica facílimo de fazer com suas orientações!
Eu fiz e gostei muito. Quanto ao queirjo eu usei o parmesão faixa azul, o sabor e o aroma ficaram ótimos. Agora, eu acredito que daria pra reduzir um pouco a manteiga sem prejuízo à textura. Talvez umas 150 gramas ao invés de 200. Vou testar na próxima e falo se ficou bom. Abraços, obrigado pela receita.
ResponderExcluirA receita tá boa mas MT fofa faltou uma pitada de sal.....
ResponderExcluir