Pudim de Coco Queimado na Panela de Pressão


Comprei um fogão novo este ano e, com um mês, o forno pifou. A assistência técnica avisou que a peça levaria cerca de três semanas para chegar. Ficar sem cozinhar? Nunquinha! Imediatamente lembrei-me de ter visto na net um pudim de panela de pressão. Da primeira vez, enrolei-me um pouco para fazer a tampa de alumínio e colocar os barbantes, porém quando compreendi a técnica, ficou facílimo. Testei uns três pudins, mas o que de mais gostei foi o de coco queimado. Realmente delicioso!


Créditos: 1) Baseado na receita de Pudim de Coco do site Leite Condensado.com; 2) A ideia de usar a tampa de alumínio e os barbantes como alça vi na receita de Pudim na Panela de Pressão do site Mais Você.


Passo a Passo para Fazer a Tampa de Alumínio e a Alça de Barbante

Foto 3: Papel alumínio duplo cortado 8cm maior que a boca da forma de pudim (parte fosca voltada para fora); Foto 4: Cantos da tampa cortados com tesoura.


Foto 5: Mostrando a tampa dupla aberta; Foto 6: Tampa adaptada na boca da forma.


Foto 7: Primeiro barbante colocado e amarrado com três nós; Foto 8: Segundo barbante colocado e amarrado com três nós do lado oposto aos primeiros nós.


Foto 9: Os barbantes dos dois lados amarrados no centro da forma; Foto 10: Excesso de papel alumínio enrolado para cima, sobre os barbantes.


Fotos 11 e 12: Usei um funil para colocar a água do banho-maria no primeiro pudim que fiz, com medo de espirrar água para todo lado se eu inserisse a forma já com a água na panela. Medo tolo, pois depois desta vez, coloquei a forma já com a água do banho-maria dentro e não espirrou nenhuma água.


Foto 13: Pudim cozido, após a pressão ter saído naturalmente da panela. Foto 14: Usando as alças de barbante para remover a forma da panela e colocá-la sobre uma grade.


Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml
Pudim
1. 1 lata de leite condensado
2. 380g de leite de gado integral 
3. 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml) (uso Sococo)
4. 3 ovos médios
5. 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo

6. 1 pacote de 100g de flocos de coco queimado (uso Ducoco)

Calda 
•1  xícara de chá de açúcar (150g) (usei refinado)
•1/2 xícara de chá de água (100ml)

Preparo
A) Calda 
.Ponha o açúcar e a água num papeiro (panelinha) e leve ao fogo alto, sem mexer (se mexer, vai açucarar). Quando começar a fervura com muitas bolhas grandes (leva uns 3 minutos), abaixe o fogo e deixe cozinhar até obter um caramelo dourado. Quando o mel começar a dourar nas bordas (entre 9 e 10 minutos após baixar o fogo), mexa o papeiro de um lado para o outro para ir misturando o mel dourado das bordas com o mais claro do meio do papeiro. Volte o papeiro ao fogo e quando as bordas voltarem a dourar, faça o mesmo procedimento de mexer o papeiro. Repita esta operação quantas vezes forem necessárias para obter um mel bem dourado (repeti 6 vezes até ficar espumoso e escuro). Despeje-o, então, no fundo da forma de funil e, usando luvas de silicone, gire a forma várias vezes para untar a lateral com a calda.

B) TAMPA de alumínio da forma (faça assim que colocar a calda no fogo)
.Selecione uma forma redonda de funil de 22x7,6cm (uso da Almar Forte) para o pudim. Faça uma tampa para a forma com um pedaço duplo de papel alumínio (lado fosco voltado para fora), deixando uns 8cm maior que o diâmetro da boca (veja fotos 3 a 6). Corte dois pedaços de barbante no tamanho aproximado de 1:20 metro cada. RESERVE. 

C) PUDIM
1. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite de gado, leite de coco, os ovos e a farinha de trigo. DESLIGUE. Acrescente os flocos de coco queimado, misturando delicadamente, sem bater. Verta na forma.

2. Cubra a forma com a tampa de papel alumínio, dobrando o excesso para baixo e ajustando-o à lateral da forma (foto 6). Amarre bem firme a lateral da forma (logo abaixo da boca) com um dos barbantes cortados e dê três nós, prendendo o papel alumínio (foto 7). Pegue o outro pedaço de barbante e amarre na forma de modo que o nó do primeiro barbante fique de um dos lados da forma e o do segundo barbante, do lado oposto (foto 8). Dê dois nós no meio da forma com as sobras de barbante dos dois lados, as quais vão servir como alças da forma (foto 9).Ajuste o excesso de papel alumínio sobre os babantes (Foto 10).

3. Verta 600ml de água numa panela de pressão de 7,6 litros, coloque a forma de pudim cuidadosamente, segurando-a com os 4 dedos das duas mãos abertos (estirados) de cada lado (para poder caber forma e dedos na panela), e feche-a com a tampa. Ponha a panela em fogo médio e, quando começar a pegar pressão (chiar), abaixe o fogo e deixe cozer por 43 minutos. Desligue estão o fogo e deixe a pressão sair naturalmente (uns 8-10 minutos). Retire a forma da panela puxando-a pela alça de barbante. Aguarde amornar sobre uma grade e leve à geladeira por 4 horas. Após este tempo, usando luvas de silicone, passe o fundo e a lateral da forma na chama da boca do fogão para derreter a calda de caramelo e soltar o pudim. Vire-o, no prato de servir*. É simplesmente perfeito, delicioso!

*Se não for servir o pudim imediatamente após desenformar, retire a calda com uma colher e reserve-a numa tigelinha para colocar no pudim só na hora de servir, caso contrário, o coco absorve toda a calda e tira a beleza e a graça do pudim, que ficará com aspecto de seco.

5 comentários:

  1. humm adoro tudo que leva coco o teu pudim ele esta 5* adorei a cor e o interior levo a receita ok depois faço e digo-te deseijo-te umas felizes festas bjs ha o coco posso meter coco radado? é que aqui nos nao temos coco queimado podes mandar a resposta para o meu mail obrigada

    ResponderExcluir
  2. Coco queimado….hummmm…adoro!
    Nunca vi pudim na panela de pressão, que diferente!

    Um Feliz Natal e que o Ano Novo seja repleto de Paz e Alegrias!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ola vim agradecer por me ter respondido a minha pergunta mt obrigada gostei mt da dica vou fazer e depois eu digo ok? deseijo uma festas mt felizes e um 2014 mt feliz tudo de bom bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito boaa receita ameii tem um aspecto muito bom vou ter que fazer !

    ResponderExcluir
  5. Que original. Será que funciona com a panela de pressão elétrica? É que achei um cupom desconto Walmart , comprei uma e aposentei a velha. Paula

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo