Pão de Tomate Seco e Manjericão: Sovado na MFP

Uma da minhas grandes paixões é a associação de tomate seco e manjericão, o que pode ser visto pelas receitas que já publiquei: Patê de Ricota e Tomate Seco e Pastel de Forno com Tomate Seco e Polenguinho -- ambas também levam manjericão--, o pão que ora publico, e outras receitinhas "guardadas na manga" para apresentar-lhes futuramente.

E para ser franca, este Pão de Tomate Seco e Manjericão é dos deuses!!! Uma perfeição de massa, com textura macia e supersaborosa, por contribuição especial da sêmola, além de um recheio maravilhoso mesclado de requeijão, parmesão fresco, orégano, tomate seco e manjericão. Uma riqueza, não é? Sinceramente, vale a pena experimentar...

Créditos: 1) Massa: baseada na receita da massa de Pão de Salame da mamãe, onde fiz diversas alterações; 2) Recheio: criação minha.

Foto 3: Massa aberta com rolo e recheada; Foto 4: Pão pincelado com gema, imediatamente antes de ir ao forno.

Receita de Pão de Tomate Seco e Manjericão: Sovado na MFP

OBS: Antes de iniciar a receita, veja DICA, abaixo desta, para saber do funcionamento da sua MFP.

Ingredientes *Xícara de chá: 190ml 
1. 260g de leite integral em temperatura ambiente 
2. 1 ovo médio (57g, pesado com casca) 
3. 70g de manteiga com sal ligeiramente amolecida
4. 10g de sal 
5. 1 ½ colher de sopa rasa de açúcar
6. 250g de farinha de trigo para pão*(1) (uso FINNA)
7. 250g de Sêmola de trigo (Usei DE CECCO, di Grano Duro)**(2)

8. 7g de fermento biológico instantâneo seco 

9. 1 ovo ligeiramente batido para pincelar

Recheio
1. 200g de requeijão cremoso em bisnaga (usei Itacolomy)
2. 2 pacotes de queijo parmesão ralado grosso (160g) (usei Faixa azul) 
3. Orégano para polvilhar
4. 180g de tomate seco picado, escorrido o azeite 
5. ½ xícara chá de folhinhas de manjericão


PREPARO -- MFP, no Ciclo MASSA (nº8): 

1. Prepare uma assadeira retangular grande de borda baixa de 40,5x30,5x1,7cm forrando-a com um silpat ou unte-a com margarina e polvilhe com farinha de trigo. RESERVE.

2. Remova as folhas de manjericão e reserve-as numa caixa fechada.

3. Na MFP: Acrescente na cuba os ingredientes 1 a 7, nesta ordem. Cave um buraco na farinha e ponha o fermento. Encaixe a cuba na máquina, escolha a Opção 8 (Ciclo MASSA), marque 8 minutos num timer, ligue a máquina e imediatamente o timer:

4. Quando o timer alarmar aos 8 minutos, desligue a tomada e inverta a massa***(3). Religue a tomada.  Marque, então, 4 minutos no timer. Quando o timer alarmar --tempo de formação do ponto de véu****(4)--, desligue novamente a tomada. Retire a massa e o batedor da cuba, colocando a massa sobre a bancada. Passe um pouco de óleo na cuba com um pincel e também na superfície da massa. 

5. 1º descanso da massa: Volte a massa para a cuba, cubra com um saco plástico, e deixe descansar por 30-40 minutos ou até QUASE dobrar de volume, num local sem vento. 

6. Enquanto espera o 1º descanso da massa: Seque com papel-toalha o excesso de azeite do tomate seco e pique-o. RESERVE.

7. Após o 1º descanso: POLVILHE a massa com um pouco de farinha de trigo e vire a cuba sobre a bancada ligeiramente enfarinhada, deitando aí a massa. Abaixe-a com os dedos, para eliminar as bolhas de ar maiores, movimentando-os SEMPRE do meio para os lados, dando a forma aproximada de um retângulo. Abra com rolo formando um retângulo de 36x43cm*****(5). Passe uma camada de requeijão com as costas de uma colher de sopa, deixando livres uns 2cm em todas as margens do retângulo. Polvilhe o queijo parmesão e pressione-o suavemente com as mãos para ligá-lo ao requeijão. Depois, polvilhe o orégano; espalhe os tomates secos e, a seguir, as folhas de manjericão. Passe água com o dedo nas bordas dos dois lados maiores e na borda de um dos menores do retângulo. Enrole como rocambole pelo lado menor de 36cm que não foi molhado. Una a borda do fim do rocambole com a massa deste, apertando-as com os dedos e ponha a emenda para baixo. Aperte as pontas do rocambole e dobre-as para baixo. 

8. 2º descanso da massa: Transfira o pão para a assadeira com ajuda de uma espátula meia-lua e deixe descansar, coberto com plástico, por 30 minutos ou até QUASE dobrar de volume. 

9. Aos 15-20 minutos do 2º descanso, acenda o forno a 180º.

10. Quando terminar o crescimento do pão: Pincele-o com o ovo batido e leve para assar por aproximadamente 35 minutos. Gire a parte da frente da forma para trás aos 25 minutos, e novamente aos 30 minutos (forno a gás). Aguarde amornar e sirva.


DICA: Teste antes a sua panificadora para saber se ela tem memória, isto é, se DESLIGANDO-SE a MFP na tomada, ao religá-la, o Ciclo ou Programa que estava sendo processado continua do ponto em que havia parado quando a tomada foi desligada. A minha é uma Britânia Multi Pane 2p e já desliguei a tomada por até 35 minutos consecutivos e, quando religuei-a, o Ciclo Pão Sanduíche, o qual estava usando, continuou do ponto em que havia parado.

*(1): A farinha de trigo ideal para fazer pão deve conter elevada percentagem de proteínas, já que a textura da massa do pão resulta da formação de glúten, uma proteína. Os livros recomendam uma percentagem de 12% ou mais de proteínas. Para saber qual a melhor farinha de trigo, veja no quadro Informação Nutricional, impresso atrás da embalagem, a quantidade de Proteínas em 50g gramas de farinha. Se está escrito 5g, então há só 10% de proteínas, sendo esta farinha melhor para bolos, onde se deseja pouco glúten. Se está escrito 6g, então há 12% de proteínas, sendo ela boa para fazer pães devido à maior quantidade de glúten que pode ser gerado. Aqui em Fortaleza, a única que encontro com 12% de proteína é a FINNA.

**(2): Se quiser substituir a sêmola por farinha de trigo para pão, precisa reduzir o leite de 260g para 255g, pois a farinha para pão necessita de menor hidratação que a sêmola. Obs: Como não estava encontrando a Sêmola De Cecco aqui em Fortaleza, comprei a Sêmola Italiana Caputo no site Rua do Alecrim, todavia ainda não experimentei.

***(3): Ao inverter a massa, obtém-se uma sova mais homogênea.

****(4): Veja Ponto de véu no blog Deb Gigovate.

*****(5): Aconselho, a quem não tem muita experiência, a dividir a massa ao meio e fazer dois pães, pois é difícil transferir um pão grande da bancada para a assadeira.


2 comentários:

  1. Olá Laura Lúcia!

    Já fiz 2 receitas aqui do seu blog (bolo marmore e bolo de laranja inteira) e estou amando. As duas deram super certo, dá vontade de fazer todas.

    Tentei achar aqui no blog e não encontrei...vc tem alguma receita boa de pão de ló branco? Pergunto pq me casarei em 2 meses e gostaria de fazer meu próprio bolo já que será uma cerimonia bem simples.

    Muito obrigada pelas dicas, tenho aprendido muito!

    Abraços, Isabella.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Hoje eu ia fazer pão. Mas lavei tanta roupa! Desanimei.

    ResponderExcluir

Use sua boa vontade e seja gentil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

“Cozinhar é um ato de amor”.

Link-me


“Só não erra quem não trabalha”.

Visualizações

▲Voltar ao topo